25.3 C
Rio de Janeiro
novembro 14, 2018
Música

Vou Pro Sereno – A força do nosso som

Foto do DVD A Força Do Nosso Som
Foto do DVD A Força Do Nosso Som

O Vou Pro Sereno ou “VPS”, como chamam os fãs lança nesta sexta/31, o seu mais recente projeto, o DVD, “A Força Do Nosso Som“, um passeio nos 20, quase 21 anos de estrada do grupo, numa celebração ao samba e ao sambista, o que canta ou aquele que simplesmente carrega em sua veia este amor ao ritmo, que é nossa maior expressão musical.

Um local muito especial para os músicos e toda a grande família que é o VPS e agregados foi escolhido, o Shopping de Bangu, bairro que também é uma extensão de suas casas, o que faz da ação, pra lá de especial.

Com distribuição assinada pela Sony, vem com 40 faixas, cinco inéditas, além das canções de mestres, responsáveis por clássicos que ficarão para sempre no legado musical brasileiro e até do mundo.

Formado em 1997 por Alex Sereno (Tantã e Voz), Júlio César (Pandeiro e Voz), Paulinho (Reco-reco e Voz) e Rodrigo Sereno (Violão e Voz), sua raiz é na Zona Oeste do Rio (“Alô Alô Realengo”) e vem de berço sua relação com o samba. Surgiu como Sereno, que entre muitas andanças e shows, um dos grandes mestres vivos do samba, o músico Sombrinha (Ex- Fundo de Quintal), convidou o grupo para compor sua “banda base”, chegando a um dos maiores teatros do país e um dos mais antigos do Rio, o Teatro João Caetano – Centro/RJ, ficando por várias temporadas.

Rebatizado com o nome atual em 2008, nasceu também o primeiro CD, um EP, com seis canções próprias como, “Essa Preta”, “Vou Pro Sereno” e “Logo Dou Um Jeito”, entre outras. Depois de uma década, passam então a um grupo seleto do samba carioca, alcançando rádios e cidades por todo o país. Passa a ser convidado a participar de diversos projetos assinados por grandes compositores como, Xande de Pilares, Felipe Silva, André Renato, Charles André, entre muitos outros.

Em 2011, o primeiro DVD, “Vou Pro Sereno“, com a explosão de “Mulher Não Manda em Homem”, por todo o território nacional, leva finalmente o quarteto ao topo. — Outros sucessos também embalaram pagodes, rodas e muitas festas como, “Sem Moderação”, “Logo De Um Jeito”, “Nosso Amor É Perfeito” e “Quero Mais“, que contou com a participação de Mumuzinho e é pedida até hoje por onde se apresentam.

Paralelo aos seus shows, O “VPS” comanda uma das rodas de samba de maior referência do Rio De Janeiro, a Roda “Nada pra Fazer“, projeto agora itinerante, sucesso por diversas capitais do país, com um público de aproximadamente 10 mil pessoas. Atualmente reúne sucessos absolutos nas rádios nacionais como “Nada Pra Fazer”, homônima da Roda e “Me Desculpe a Fraqueza”, canção atual de trabalho. É comum craques da seleção e de grandes times de futebol comemorarem seus feitos, cantando sambas do grupo.

Mais que um desafio, A Força Do Nosso Som traz a personalidade dos sambistas e de toda sua equipe, a começar pela produção musical, que é própria, da VPS Produções, já a fonográfica tem o selo e assinatura da Sony Music.

Passeia por clássicos e relembra pérolas de nomes como CandeiasAgepêArlindo Cruz, Almir Guineto, Delcio Luiz, Fundo De Quintal, Jorge Aragão, Zeca Pagodinho e claro a dama do samba, Dona Ivone Lara e até Caetano Veloso, entre muitos outros bambas.

Com 40 canções, a primeira faixa tem um sentimento especial para o grupo e seus fãs, resgatou o que o carioca estava sentindo falta, aquele sambinha despretensioso, cheio de ginga, de energia trocada pelo remelexo de cada pessoa presente na famosa roda de samba do Vou Pro Sereno. Seguida pela canção do mestre Sombrinha, que dispensa comentário, logo após a dama do samba é representada no DVD. Entre muitas faixas á peso de história, destacamos ainda a 17 e a 26, responsáveis pelo atual sucesso dos quatro sambistas, todos apaixonados pelo samba, família e futebol.

Nas participações, Reinaldo, referência, amigo e parceiro em muitos shows do Sereno participa de “Agora Viu que Perdeu e Chora”, ” Trapaças Do Amor” e “Sonhos”; – Ludmilla entra em cena com “Cheguei” para bagunçar ainda mais a roda. Mumuzinho, cria da região e amigo de longa data do grupo sobe ao palco 360º e apresenta seu sucesso, “Não Quero Despedida”, além das canções 15 e 16 do disco. Marquinhos PQD, como não poderia deixar de ser canta seus sucessos, “Ogum” e “Deixa Clarear”. Finalizando as parcerias do projeto, Xande De Pilares em “Zé Tambozeiro”, “Marinheiro Só” e “Brincadeira Tem Hora”.

“É um sonho até ousado, pois sempre tivemos a idéia de cantar samba, ter a raiz como nossa vertente e gravar os mestres. Conseguimos mostrar que o samba é de todos, é nosso maior legado cultural, é nossa verdade. Temos músicas próprias, mas porque não celebrar nossas preciosidades, homenagear nossos mestres e eles sabendo disso? A Força Do Nosso Som é isso, juntos, somos muito mais fortes. Essa foi nossa ideia”, conta Júlio Sereno.

“De início, muitas dúvidas apareceram, muitos questionamentos, mas decidimos que não se trata de um show para o Vou Pro Sereno. É uma homenagem a quem podemos celebrar e que eles saibam disso, mas infelizmente alguns já se foram, explica Rodrigo Tchutchucão.

“Por mais de 20 anos nós corremos por rodas de samba, por casa de shows, dias sacrificados, outros alegres e divertidos. “A Força que O Nosso Som” nos fez seguir. Este DVD é uma grande festa para nós, pro nosso público e uma maneira de agradecer aos mestres, que tanto fizeram para abrir caminhos para os novos”, se emociona Alex Sereno.

“Lançar este projeto no Bangu Shopping é um sonho. Nem imaginávamos que a antiga Fábrica Bangu se transformaria num. Somos cria desta região, somos gente da gente, daquelas que grita um oi pro vizinho e para quem esta passando, esse é o nosso samba diário. Não tem como expressar, como estamos felizes. Só temos que agradecer a Papai Do Céu, nossa família, a empresária Luciana Lopes e Márcio Kuko, a todos que fazem parte de cada ação, aos amigos, ao público e ao samba”, agradece Paulinho Sereno.

Uma das maiores características da banda é a despretensão em só cantar músicas próprias ou programadas nos seus shows. O quarteto aposta na energia e no que vai embalar o público, com o melhor dos clássicos do samba, o clima local e a energia do momento. Estas situações é que ditam o Vou Pro Sereno em suas apresentações e sua força atual.

Com um louvor todo especial a raiz, aos mestres e a sua verdade musical, o Vou Pro Sereno é também um convite: Vem Pro Samba, o samba que ultrapassa fronteiras musicais e você é um grande convidado, uma parte importante que é A FORÇA DO NOSSO SOM.

Informações com ficha técnica e faixas do DVD: https://www.facebook.com/ImprensaRicardoAraujo/posts/675792419469408?__tn__=K-R e em anexo no release.

SERVIÇO:

Lançamento do DVD: A FORÇA DO NOSSO SOM
Participações: Ludmilla, Mumuzinho, Marquinhos PQD e Xande De Pilares
Local: Shopping Bangu – CineSystem
Endereço: Rua Fonseca, 240
Horário: 19 Horas

Ficha Técnica:           

Produção Geral: Marcio Kuko e Luciana Lopes
Produção Musical: VPS Produções
Produção: VPS Produções e Sony Music
Vou Pro Sereno: Julio Sereno, Rodrigo Tchutchucão, Alex Sereno e Paulinho Sereno

Músicos:
Julio sereno – pandeiro e voz, Rodrigo Tchutchucão – violão 6 e voz, Alex sereno – tamtan e voz, Paulinho sereno – reco e voz, – Jocivan – bateria, Lápis –  baixo, Gilson verde –  violão 7 , Vitor pedro – cavaguinho e cavaco solo, – Cleiton – surdo – cuíca – repique de  anel mão e efeitos, Marcio kuko – cuíca, efeitos e repique de anel

 

Posts relacionados

Amorym faz show ’60 Anos da Bossa Nova’, no Solar Botafogo

Redação

Joyce Cândido e Quarteto do Rio no Blue Note Rio, dia 16 de agosto

Redação

Blue Orla Jazz Fest celebrará a última edição de 2018 com Rosa Marya Colin & Jefferson Gonçalves Blues Band

Redação

Deixe um comentário