Você sabe o que são estrelas de plasma?

Os mais de 2 milhões de seguidores de Charlie McDonnell já sabem: o youtuber britânico é um adorador de fatos curiosos. Questões como o nascimento de buracos negros, estrelas de plasma e até mesmo clonagem viram vídeos divertidos e cheios de conhecimento.

Em seu primeiro livro, Fun Science | Ciência Divertida, que chega ao Brasil pela Editora Senac São Paulo, Charlie apresenta diversas explicações para questionamentos científicos que todos temos: como nascem as estrelas? O que é efeito estufa? Como os seres humanos surgiram? Algumas delas, são ainda mais curiosas:

História da Terra X história da humanidade
Embora nosso planeta tenha 4,543 bilhões de anos, a vida como conhecemos atualmente não existiu por cerca de 4 bilhões de anos. Na verdade, a nossa espécie está vivendo aqui há apenas 200 mil anos, o que significa que a humanidade presenciou coletivamente até agora, apenas 0,004% de toda a história da Terra.

Somos todos feitos de universo
Ainda que o universo pareça tão distante, ele não está lá fora. Nem um pouco. O universo não é apenas o lugar onde vivemos: o universo somos nós. Somos feitos de universo!

Estrelas de plasma
Estrelas são enormes bolas de plasma luminosas e incrivelmente quentes que flutuam no espaço. Estima-se que existam cerca de 70 bilhões de trilhões de estrelas no universo observável e a mais conhecida de todas elas é o Sol.

Estrelas são tão únicas quanto os seres humanos – talvez, até mais, já que há muito mais estrelas no céu que pessoas na Terra. 

Buracos negros
Qualquer quantidade de matéria pode se transformar em um buraco negro, desde que se encolha até um tamanho pequeno o suficiente. Eles são tão poderosos que distorcem o tecido espacial ao seu redor… se você encontrar um buraco negro que esteja girando, o espaço em volta dele vai girar junto. Uma pessoa que estiver nessa área simplesmente não conseguirá ficar parada, pois será carregada, arrastada junto com o próprio espaço.

A matéria capturada por um buraco negro em rotação fica viajando em torno dele até ser consumida. Por isso, eles podem ter detritos rodando ao seu redor.

Lixo espacial
Você sabia que asteroides e até mesmo cometas são considerados lixos espaciais? Aqui vai um guia superprático para entender as definições dos diversos tipos de detritos espaciais:

. Asteroide: um corpo rochoso inativo relativamente pequeno (comparado a tudo mais que existe no Sistema Solar) que orbita ao redor do Sol.

. Cometa: um objeto relativamente pequeno e algumas vezes ativo, cujo gelo pode se vaporizar à luz solar, gerando uma cauda de gás e/ ou poeira.

. Meteoroide: um pequeno fragmento de um cometa ou asteroide em órbita ao redor do Sol.

. Meteoro: o fenômeno luminoso que ocorre quando meteoroides penetram a atmosfera da Terra e se vaporizam.

. Meteorito: um meteoroide que sobreviveu à passagem através da atmosfera e atingiu a superfície da Terra.

É uma publicação sob medida para crianças e adolescentes curiosos que estão sempre procurando explicação para tudo. Fun Science | Ciência Divertida é o livro perfeito para descobrir mais sobre o nosso universo, planeta, corpo e muito mais.

Ficha Técnica

Fun Science | Ciência Divertida
Autor: Charlie McDonnell
Editora: Editora Senac São Paulo
Número de páginas: 256
Preço: R$ 75

O autor
Charlie McDonell é um youtuber inglês, de 27 anos, com mais de 2,3 milhões de inscritos em seu canal, o Charlie is so cool like. Desde 2007, faz vídeos para internet, e em maio de 2013 atingiu os 2 milhões de inscritos em seu perfil. Fun Science | Ciência Divertida é seu primeiro livro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.