20.8 C
New York
junho 19, 2019
Divulga Editor

Viajando nas emoções e sensações do amor por meio da poesia

O autor tem 49 anos de idade, natural de Americana, Estado de São Paulo, Brasil. É jornalista, radialista e escritor, membro titular da Academia Jahuense de Letras. Edimilson Eufrásio é autor das obras: Lágrimas de Poeta; Regressando além das Letras; Uma vez Poeta, eternamente Poeta e, o mais recente, Para toda à Vida.

Como autor, recebeu Menções Honrosas nos anos de 2002, 2003, 2004, 2005 e 2006 pelo Clube de Letras de Barra Bonita/SP e ainda, recebeu Menção Honrosa em 2014, pelo IV Prêmio Cultural Ronald Golias de São Carlos/SP. E em 16/11/2017, conquistou o 1º Lugar do VIII Festival Pérolas da Literatura promovido pela Prefeitura do Guarujá/SP.

“Trata-se de poesia, amor, cumplicidade, sentimento e busca. O público alvo é todo aquele boêmio, sonhador, fingidor, que sonha, acredita, se ilude, viaja nas emoções e nas sensações do amor que é para toda a vida.”

Boa leitura!

Escritor Edimilson Eufrásio, é um prazer contarmos com a sua participação na revista Divulga Escritor. Conte-nos o que o motivou a ter gosto pela arte de escrever poesia?
Tenho o apreço à poesia, desde a idade de 11 anos, quando venci um concurso de poesias em homenagem às mães e promovido por uma emissora de rádio de Americana/SP. Em seguida, comecei a participar de antologias e sempre recebendo menções honrosas. Percebi que estava na hora de lançar minhas próprias obras.

“Sentir emoções não é privilégio de ninguém, porém, traduzi-las com encanto e beleza, é o que se chama arte”.
Sempre gostei de escrever e, com isso, busco a essência de minh’alma. Acredito haver uma força maior a conduzir. Sinto que minha inspiração transcende o material ou imaginário. A poesia é o alimento que nutre a nossa alma.

O que mais o atrai nos textos poéticos?
Edimilson Eufrásio – “A Essência dos meus escritos, vai ao encontro do meu EU, a minha verdadeira identidade. A busca constante é incessante, o amor que nos envolve é infinitamente essencial para a evolução da alma”

Esse texto resumido que recebi da Real Academia de Letras de Gravataí/RS em 2005, retrata bem o que eu sinto:
Edimilson Eufrásio – “Observar toda a complexidade da alma humana, mergulhar profundamente nas angústias, tensões, sofrimentos, amor, compaixão, e, compreendendo toda trama que envolve as emoções colocando-as – como você sabe fazer – desnudas no papel, fazendo o leitor compreender-se e se encontrar no sentimento alheio, como se fosse, e um Dom só oferecido para alguns. Poeta é o seu nome, e a Arte o destino. Assim, compreendendo que o caro poeta Edimilson aceitou a mão que a poesia lhe estendia e fez da Arte sua Companheira”.

Você tem 4 livros de poesias publicados, apresente-nos:
Lágrimas de Poeta – Essa foi a minha primeira obra, lançada em 2005, destaca a imortalidade do poeta e a essência de sua espiritualidade, o amor em sua plenitude.

Regressando além das Letras – Lançada em 2007, preenche poeticamente o sentimento daqueles que buscam respostas à vida após a morte. Regressando significa voltar para – e de – onde saímos e ao além porque acredito na pluralidade de planetas e nos variados graus de evolução.

Uma vez Poeta, eternamente Poeta – Lançada em 2011, é reflexão breve do que se passou e a projeção para o futuro. Destaca o brilho da mente do poeta que consegue ver belezas em pequenas coisas e tão simples na arte de Ser. “Não há limite para o amor sentido em sua plenitude e não há medida para o amor prometido há gerações”.

Para toda à Vida – Obra lançada em 2018, está cravada em palavras de eternidade, de amizade entre almas, selada pelo amor e não esse raso e carnal, mas o suprassumo do termo no significado maior. O poeta através do fenômeno da bilocação, consegue pôr no papel o seu sentimento real e puro daquele momento mágico.

Todas as minhas obras têm, praticamente, o mesmos estilo e proposta:  

Do começo ao fim, a Obra é só poesia. Os textos são narrados com linguagem que permite transcender ao real e ao imaginário. É uma mistura de poesia, poemas, textos poéticos e crônicas. A obra “Para toda à vida”, a quarta da carreira do autor, é, antes de mais, uma homenagem à sensibilidade daqueles que gostam da poesia de qualidade.

Onde podemos comprar os seus livros?

www.asabeca.com.br

https://www.scortecci.com.br

epapromocoes@uol.com.br

(14) 3646-3271 e ou 99604-3131

Do que trata o seu Livro “Para toda a Vida”? Como surgiu a ideia de escrevê-lo e qual o público que se destina sua obra?
Edimilson Eufrásio – Trata-se de poesia, amor, cumplicidade, sentimento e busca. O público alvo é todo aquele boêmio, sonhador, fingidor, que sonha, acredita, se ilude, viaja nas emoções e nas sensações do amor que é para toda a vida. Esse projeto é trabalhado desde e 2012, procurando atender as necessidades do leitor que é sensível e romântico, daqueles que ainda mandam flores.

O seu livro merece ser lido? Por quê? Alguma mensagem especial para seus leitores?
Edimilson Eufrásio – Descrever o amor é algo de quem o assume, com muita responsabilidade. O amor não é palpável, é, sim, sentimento que se instala no ser. Como a semente de uma planta que se vai regando, crescendo até formar uma flor. A raiz fincada dentro do peito e nada poderá retirá-la.

O amor, a dor e a saudade caminham lado a lado. Todo amor tem a sua dor e a sua saudade. Toda saudade tem o seu amor e a sua dor. E toda dor vem do amor e deixa saudade. Assim é o sentido do amor que o poeta descreve no papel, o verdadeiro amor instalado dentro do peito, que nos faz reféns para a vida toda.

Comente sobre o antes e o depois de ser um escritor. O que vem mudando por meio da escrita?
Edimilson Eufrásio – Antes enxergava um Brasil diferente, talvez porque era cheio de ilusões e esperanças, sonhos. Hoje, de modo geral, o brasileiro está desesperançado porque passa por momento politicamente delicado. Os governantes têm deixado a cultura e a educação para planos inferiores, o que muito nos preocupa, pois, essa é fundamental à formação de jovens no futuro.

Quais os seus principais objetivos como escritor?
Edimilson Eufrásio – Meu objetivo é o de, através das obras, alcançar a grande massa de leitores identificados com a poesia, transmitir a mensagem de forma autêntica e, cada vez mais, conseguir atingir todo mercado interno brasileiro e o dos países de língua portuguesa. Quero ocupar meu espaço nos corações lusófonos.

Pois bem, estamos chegando ao fim da entrevista. Muito bom conhecer melhor o escritor Edimilson Eufrásio. Agradecemos sua participação na Revista Divulga Escritor. Que mensagem você deixa para nossos leitores?
Edimilson Eufrásio – Desejo que a poesia seja uma constante em sua vida e em seu coração. Que você tenha tido o privilégio de amar ou ser amado, ao menos uma vez e possa dizer que valeu a pena não ter desistido do amor. Que a poesia faça magia na sua vida, transformando-a a cada dia. Que essa energia, que vai além da vida, permita sentir esse amor verdadeiro e infinito, que nos faz melhor dia após dia.

Divulga Escritor, unindo você ao mundo através da Literatura

https://www.facebook.com/DivulgaEscritor

Contato: divulga@divulgaescritor.com



Posts relacionados

‘Abdução, Relatório da Terceira Órbita’ é apresentado por Pedroom Lanne

Shirley M. Cavalcante

“Escolhas do Coração” é o mais recente lançamento da autora Luiza de Castro

Shirley M. Cavalcante

O ronco e a apneia do sono são apresentadas e tratadas pelo Dr. Alberto Remesar

Shirley M. Cavalcante

Lúcia Brüllhardt: o talento à serviço do bem

Shirley M. Cavalcante

Amazonense, Irlen Benchimol, apresenta ‘O Reino dos Encantados’

Shirley M. Cavalcante

Deixe um comentário