Vero gelateria se reinventa e apresenta a autentica pizza al taglio

Marguerita (foto: Lipe Borges)
Marguerita (foto: Lipe Borges)

A Vero expande seu horizonte e propõe uma deliciosa viagem pela descolada e confortante gastronomia “semplice e tradizionale” da Itália. Sob o comando do restaurateur Andrea Panzacchi, a única gelateria do Brasil certificada pela Accademia della Gelateria Italiana apresenta a autêntica pizza al taglioservida em fartos pedaços retangulares como nas praças da Itália . A partir de junho de 2017, além dos consagrados sorvetes artesanais e cafés especiais, o comensal aguça o paladar com os novos aromas e sabores das massas, preparadas artesanalmente com selecionada matéria prima. No ambiente, assinado por Ricardo Melo e Rodrigo Passos Arquitetura, o novo espaço, integrado e confortante, conta com 200 metros quadrados. Além das vitrines, de pizza e de sorvete, a cafeteria é um belo convite para apetitosas degustações, seja elas nos balcões, nas mesas, ou até em pé com amigos na calçada. 

De massa aerada e casquinha crocante, feitas com a perfeita combinação das farinhas 00 e 0 manitoba, todas as pizzas recebem mozzarella de búfala. A pizza Vanda – elaborada em homenagem a curadora e amiga Vanda Klabin – leva batatas, mozzarella de búfala, alecrim e lavanda. Outra delícia que sai quentinha é a de linguiça de pernil temperada com cebola roxa e tomilho. Do balcão também sai clássica margherita ( única fixa no cardápio ) com tomates frescos, búfala e manjericão fresco. Para os veganos, versão suculenta com abobrinha, berinjela, palmito, tomate cereja, pesto caseiro sem queijo de origem animal.

O deleite continua com os premiados sorvetes de textura cremosa. Na vitrine, Andrea mantém sua linha com  30 opções diárias,  conforme os insumos frescos disponíveis . Entre as sugestões, o famoso de pistache produzido com matéria-prima da Sicília. O de gorgonzola surpreende as papilas gustativas e é um dos grandes sucessos da loja. Para os amantes de harmonizações com bebidas alcoólicas, há o zuppa inglese com alchermes e o de cacau com rum e laranja. Aos apreciadores dos sabores frutados, maracujá, jabuticaba, cupuaçu, banana com cumaru e muitos outros. Adoçados com agave azul ou açúcar de coco, os diets são irresistíveis como o de figo com pedacinhos da fruta.

Para finalizar o passeio, cafés feitos com grãos brasileiros de excelência, moídos na hora, que podem ser combinados com o gelato (affogato) ou os sanduíches em macio pão de fermentação natural, recheado de sorvete em perfeita textura.

Andrea Panzacchi

Andrea Panzacchi (foto: Lipe Borges)
Andrea Panzacchi (foto: Lipe Borges)

Direto de Bolonha, o sommelier italiano Andrea Panzacchi, formado pela AIS – Associação italiana do Sommelier  – chegou no Brasil em 1999 para curtir o carnaval carioca. Baseado na casa de amigos, em Padre Miguel, Zona Oeste do Rio de Janeiro, onde se apaixonou pela cidade,  planejou desfilar na Sapucaí e conhecer melhor a Cidade Maravilhosa. “Amei começar pela Zona Oeste. O carinho e o calor que fui recebido foi um divisor de águas na minha vida. Em poucos dias de visita, tive a certeza que o Rio seria meu futuro de vida”, conta Andrea.

Entre idas e vindas, decidiu ficar no país e iniciou um plano de negócios. Curioso, em suas andanças, sentiu falta do verdadeiro gelato italiano e viu, então, uma grande oportunidade em uma das especialidades da gastronomia italiana.

O sommelier de sentidos apurados acreditou no seu talento e, em 2010, lançou a Vero Gelato. Andrea ousou com sabores nunca vistos no Brasil! Sua produção de altíssima qualidade e textura única o rendeu prêmios gastronômicos e admiração de renomados chefs que o requisitam para o preparo de sabores especiais como o de alho negro, encomendado pela chef Ludmila Soeiro.  

Em 2016, Andrea amplia seus oferecimentos e traz café de excelência, combinado com sobremesas a base de sorvete. Não satisfeito, em 2017, apresenta a autentica pizza al taglio.

“Eu tenho muitas lembranças da Itália e a Vero permite que eu trabalhe minhas memórias afetivas. Quando escolhi o nome – na época da novela brasileira Terra Nostra, que narrava a cultura italiana, e os personagens falavam a palavra “Vero” o tempo todo – já pensei na verdadeira gastronomia italiana e as infinitas sugestões que posso oferecer”, conta Andrea.

Serviço Vero Gelato Pizza e Café – Endereço: Rua visconde de Pirajá 229 / Telefone:34978754