Verão na Serra

Três Picos (foto: Ana Claudia Gadini)
Três Picos (foto: Ana Claudia Gadini)

Quando as temperaturas caem, é de se esperar que o turismo na região serrana aumente. Nada melhor do que o frio para as pessoas curtirem um vinho, fondue e aproveitarem para tirar aquele casaco lindo, botas e lenços dos seus armários. 

Cercada por paisagens de tirar o fôlego, Nova Friburgo é um dos destinos que fazem parte do circuito de inverno do Rio de Janeiro. Mas, e no verão? O clima mais ameno e fresco, cachoeiras lindas e atrativos gastronômicos fazem de Nova Friburgo, um destino bastante interessante para a época mais quente do ano.

Turismo de Aventura- Lumiar
Turismo de Aventura- Lumiar

Com as temperaturas altas, as cachoeiras, espalhadas por lugares como Lumiar, São Pedro da Serra ou Cascatinha, são uma ótima pedida para aqueles que querem se refrescar nas águas frescas da serra.

Devido às condições e as temperaturas ideais, as atividades de ecoturismo e os esportes ao ar livre vêm sendo cada vez mais procuradas por aqueles que visitam o município e seus arredores. O cenário da serra coberto por matas, montanhas, rios e cachoeiras favorecem a prática de atividades como rapel, cachoeirismo, rafting, canoagem, mountain bike e também caminhadas.

Além da natureza intacta e propícia a esse tipo de turismo, os visitantes são brindados com a gastronomia local e suas peculiaridades, como é o caso das cervejas artesanais, a truta e os ôrganicos. Os produtos, cultivados e produzidos na região, já são reconhecidos e considerados um sucesso entre consumidores friburguenses e turistas, devido sua alta qualidade e sabor inigualável.

Também é válida a visita as montanhas, que propiciam vistas de tirar o fôlego, e os pontos turísticos da cidade, como, por exemplo, o Nova Friburgo Country Clube, com suas árvores e lagos que trazem uma atmosfera aconchegante e fresca, onde o passeio e as caminhadas se tornam muito mais agradáveis.

Apesar de ser um destino certo de muitos turistas no inverno, Nova Friburgo vem provando que também é muito atrativo e valioso no verão. A combinação do calor mais ameno com atividades que não são frequentes em outras cidades podem surpreender aqueles que optarem pela tranquilidade e por bons programas nesse verão.