29.9 C
Rio de Janeiro
setembro 24, 2018
  • Home
  • Teatro & Dança
  • Vencedor do Prêmio Shell 2015 (SP) na categoria Melhor Autor, a comédia Ãrrã estreia no Espaço Furnas Cultural
Featured Teatro & Dança

Vencedor do Prêmio Shell 2015 (SP) na categoria Melhor Autor, a comédia Ãrrã estreia no Espaço Furnas Cultural

Ãrrã - foto: Lenise Pinheiro
Ãrrã - foto: Lenise Pinheiro

Após quase três anos consecutivos de temporadas paulistanas e excursões pelo interior de São Paulo, o espetáculo Ãrrã, escrito e dirigido por Vinicius Calderoni e interpretado por Luciana Paes e pelo próprio autor, chega ao Rio de Janeiro em minitemporada, de 25 de agosto a 2 de setembro, sábados e domingos, às 19h, no Espaço Furnas Cultural, em Botafogo, com ingressos grátis.

Sexto espetáculo da Cia. Empório de Teatro Sortido, vencedor do Prêmio Shell 2015 (SP) na categoria Melhor Autor, Ãrrã é o segundo episódio da trilogia Placas Tectônicas, composta por Não nem nada (2014) – indicado ao Prêmio Shell SP de Melhor Autor e Melhor Atriz (Renata Gaspar), apresentado no RJ, em 2015, no Teatro Poeirinha –, Ãrrã (2015) e Chorume (2017). Os textos da trilogia foram publicados pela Editora Cobogó, dentro da coleção Dramaturgia. Outros espetáculos da companhia que já cumpriram temporada carioca foram Um bonde chamado desejo e Música para cortar os pulsos, ambos com direção de Rafael Gomes.

Desdobramento da investigação dramatúrgica e cênica iniciada no primeiro espetáculo da trilogia, Ãrrã articula-se como um jogo cênico onde dois atores-jogadores representam múltiplos personagens, em cenas que se sucedem alternando constantemente noções de tempo e espaço, onde a voz e o corpo dos atores é capaz de erguer e destruir universos na velocidade de fala, movendo continuamente a perspectiva do espectador.

De um auditório onde se realiza um concerto de música erudita para uma aldeia no interior da África; de uma sala de conferências onde o presidente de um país indeterminado faz um pronunciamento, para o interior de um planetário que um garoto de sete anos visita pela primeira vez e assim por diante: movendo mundos a cada frase, os intérpretes estabelecem um jogo contínuo onde a dimensão imaginativa do teatro nunca é subestimada.

A dramaturgia é erigida através de duas noções centrais: a primeira é a investigação da defasagem que há entre a presença física e o pensamento. A segunda é uma especulação sobre os lugares possíveis da alteridade no nosso tempo: o outro como objeto de desejo, de ódio, de curiosidade, etc.

Em cena, o autor e diretor Vinicius Calderoni (que recentemente esteve no ar como o poeta Istvan na novela Deus Salve o Rei, da TV Globo) substitui Thiago Amaral, juntando-se à premiada Luciana Paes (duas vezes indicada ao Prêmio Shell, vencedora do Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema Fantasporto por O animal cordial) dando voz e vida a estas dezenas de personagens.

A minitemporada de Ãrrã coincide com a temporada de outro texto assinado por Calderoni: Elza, dirigido por Duda Maia, em cartaz atualmente no Teatro Riachuelo.

Ficha técnica
Escrito e dirigido por Vinicius Calderoni
Com Luciana Paes e Vinicius Calderoni
Cenário: Valentina Soares e Wagner Antônio
Iluminação: Wagner Antônio
Figurino: Valentina Soares
Música Original e Desenho de Som: Miguel Caldas
Assistente de Direção: Guilherme Magon
Direção de Movimento: Fabrício Licursi
Direção de Produção: César Ramos e Gustavo Sanna
Um espetáculo: Empório de Teatro Sortido
Assessoria de Imprensa (RJ): Ney Motta

Serviço

Ãrrã
Local: Espaço Furnas Cultural – Rua Real Grandeza, 219, Botafogo, RJ.
Informações: 21 2528-5166
Temporada: 25 e 26 de agosto, 01 e 02 de setembro de 2018.
Dias e horários: Sábados e domingos, às 19h.
Ingressos: GRÁTIS, com distribuição de senhas, na bilheteria, 1 hora antes.
Capacidade de público: 170 lugares
Duração: 70 minutos
Gênero: Comédia
Classificação: Não indicado para menores de 10 anos

Posts relacionados

Elephant Parade inaugura ateliê aberto no BarraShopping

Redação

Crítica | O Musical Mamonas

Alyson Fonseca

Casa do Choro recebe Choro Carioca, parte da programação do Festival de Inverno

Redação

Deixe um comentário