26.9 C
Rio de Janeiro
novembro 15, 2018
Featured Teatro & Dança

Vencedor do Prêmio Shell 2015 (SP) na categoria Melhor Autor, a comédia Ãrrã estreia no Espaço Furnas Cultural

Ãrrã - foto: Lenise Pinheiro
Ãrrã - foto: Lenise Pinheiro

Após quase três anos consecutivos de temporadas paulistanas e excursões pelo interior de São Paulo, o espetáculo Ãrrã, escrito e dirigido por Vinicius Calderoni e interpretado por Luciana Paes e pelo próprio autor, chega ao Rio de Janeiro em minitemporada, de 25 de agosto a 2 de setembro, sábados e domingos, às 19h, no Espaço Furnas Cultural, em Botafogo, com ingressos grátis.

Sexto espetáculo da Cia. Empório de Teatro Sortido, vencedor do Prêmio Shell 2015 (SP) na categoria Melhor Autor, Ãrrã é o segundo episódio da trilogia Placas Tectônicas, composta por Não nem nada (2014) – indicado ao Prêmio Shell SP de Melhor Autor e Melhor Atriz (Renata Gaspar), apresentado no RJ, em 2015, no Teatro Poeirinha –, Ãrrã (2015) e Chorume (2017). Os textos da trilogia foram publicados pela Editora Cobogó, dentro da coleção Dramaturgia. Outros espetáculos da companhia que já cumpriram temporada carioca foram Um bonde chamado desejo e Música para cortar os pulsos, ambos com direção de Rafael Gomes.

Desdobramento da investigação dramatúrgica e cênica iniciada no primeiro espetáculo da trilogia, Ãrrã articula-se como um jogo cênico onde dois atores-jogadores representam múltiplos personagens, em cenas que se sucedem alternando constantemente noções de tempo e espaço, onde a voz e o corpo dos atores é capaz de erguer e destruir universos na velocidade de fala, movendo continuamente a perspectiva do espectador.

De um auditório onde se realiza um concerto de música erudita para uma aldeia no interior da África; de uma sala de conferências onde o presidente de um país indeterminado faz um pronunciamento, para o interior de um planetário que um garoto de sete anos visita pela primeira vez e assim por diante: movendo mundos a cada frase, os intérpretes estabelecem um jogo contínuo onde a dimensão imaginativa do teatro nunca é subestimada.

A dramaturgia é erigida através de duas noções centrais: a primeira é a investigação da defasagem que há entre a presença física e o pensamento. A segunda é uma especulação sobre os lugares possíveis da alteridade no nosso tempo: o outro como objeto de desejo, de ódio, de curiosidade, etc.

Em cena, o autor e diretor Vinicius Calderoni (que recentemente esteve no ar como o poeta Istvan na novela Deus Salve o Rei, da TV Globo) substitui Thiago Amaral, juntando-se à premiada Luciana Paes (duas vezes indicada ao Prêmio Shell, vencedora do Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema Fantasporto por O animal cordial) dando voz e vida a estas dezenas de personagens.

A minitemporada de Ãrrã coincide com a temporada de outro texto assinado por Calderoni: Elza, dirigido por Duda Maia, em cartaz atualmente no Teatro Riachuelo.

Ficha técnica
Escrito e dirigido por Vinicius Calderoni
Com Luciana Paes e Vinicius Calderoni
Cenário: Valentina Soares e Wagner Antônio
Iluminação: Wagner Antônio
Figurino: Valentina Soares
Música Original e Desenho de Som: Miguel Caldas
Assistente de Direção: Guilherme Magon
Direção de Movimento: Fabrício Licursi
Direção de Produção: César Ramos e Gustavo Sanna
Um espetáculo: Empório de Teatro Sortido
Assessoria de Imprensa (RJ): Ney Motta

Serviço

Ãrrã
Local: Espaço Furnas Cultural – Rua Real Grandeza, 219, Botafogo, RJ.
Informações: 21 2528-5166
Temporada: 25 e 26 de agosto, 01 e 02 de setembro de 2018.
Dias e horários: Sábados e domingos, às 19h.
Ingressos: GRÁTIS, com distribuição de senhas, na bilheteria, 1 hora antes.
Capacidade de público: 170 lugares
Duração: 70 minutos
Gênero: Comédia
Classificação: Não indicado para menores de 10 anos

Posts relacionados

Heloísa Périssé encara a passagem do tempo e celebra a amizade em seu novo espetáculo

Redação

Comédia Além do que os nossos olhos registram estreia no Teatro Fashion Mall

Redação

Luiz Ruffato participa de debate no Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro

Redação

Deixe um comentário