O shopping Uptown, na Barra da Tijuca, realiza nos próximos dias 22 e 23 a primeira edição do ‘UP Street, Cultura de Rua Uptown’, ação de intervenção urbana que terá diversas atrações gratuitas para o público. O projeto vai mostrar o trabalho de jovens grafiteiros de Rio das Pedras e Gardênia Azul, na Zona Oeste do Rio, além de convidados de outras comunidades cariocas. Juntos, eles vão colorir as portas das lojas e transformar o centro comercial em uma verdadeira galeria de arte a céu aberto. A programação prevê ainda batalhas de MC’s e Break com premiações, workshop, customização de blusas, recreação infantil e shows de rap.

Para marcar o lançamento do projeto, a Casa Com Pallet montará um palco onde haverá shows dos Mc’s de Rap Dáblio C, Resistência RAP, Bang Bong Flow 021, Zubumafu e Jurassic Crew. Durante a ação, o shopping vai promover uma campanha de agasalhos a serem doados ao projeto social Rio Sem Frio e Sem Fome.

– Ao mesmo tempo que contribuímos para difundir essa cultura tão rica e criativa que é o graffiti, queremos conscientizar nosso público da importância da participação em ações sociais. É mesmo unir o útil ao agradável – resume Sergio Guimarães, superintendente do shopping inaugurado em 2015 em uma área de 140 mil metros quadrados com estacionamento e transporte grátis para moradores do entorno, resgatando o clima de comércio de rua com conhecidos restaurantes, grandes lojas populares e um mercado de produtores que vende de tudo um pouco.

O graffiti – O UP Street tem curadoria do grafiteiro, escritor, arte-educador e produtor cultural Leandro Ice, que começou sua trajetória justo com a pichação. Ele é co-fundador do ArteManha, projeto que, em parceria com ONGs e espaços culturais, leva arte e conhecimento para crianças e jovens de comunidades em atividades como oficinas e workshops. Para esta primeira edição, Leandro selecionou dez grafiteiros que farão os painéis. São os jovens Alien, Jack, Lina, Mac, Guilherme MEMI, Rike, Ren, Snow, Taruga e Tatão, que vão criar suas artes ao som dos DJ’s 2K, Erick Barão, RMX e Will Trap. “Será mesmo um projeto diferenciado, uma oportunidade especial para esses jovens já grandes artistas mostrarem o seu trabalho”, comemora Leandro, destacando que o ArteManha está colorindo diversas comunidades do Rio.

Curador e coordenador do mural artístico em homenagem à história do Bangu Atlético Clube no muro do Estádio Moça Bonita, Leandro Ice integrou a equipe de organização do Meeting of Favela em 2015 e desde 2006 atua em escolas públicas, faculdades, ONGs e outras instituições com aulas, oficinas e palestras. No vasto currículo, ele tem ainda participações em uma série de exposições coletivas, como a Art Favela no Santo Cristo, a Cufa Global nos EUA e a Expo Fundo Carioca, na Galeria Melissa, em Nova Iorque.

SERVIÇO:

Programação de sábado
Das 13h às 19h – Intervenções de graffiti com os dez jovens, apresentações de DJ’s e recreação infantil.
Das 14h às 15h – Workshop com Leandro Ice
Das 16h às 17h – Batalha de Breaking com premiação
Das 17h às 19h – Shows com Mc’s de Rap Dáblio C e Resistência RAP

Programação de domingo
Das 11h às 20h – Intervenções de graffiti com os dez jovens, apresentações de DJ’s e recreação infantil.
Das 14h às 15h – Customização com Tatão
Das 15h às 16h – Palestra  com o grafiteiro Leandro Ice e convidados
Das 16h às 18h – Batalha de MC’s com premiação
Das 18h às 20h – Shows com Mc’s de Rap Bang Bong Flow 021, Zubumafu e Jurassic Crew 

* O Uptown fica na Avenida Ayrton Senna, 5.500, Barra da Tijuca