Único Salão de Arte do Rio inaugura 46ª edição no dia 1º de agosto, na Galeria de Arte Ibeu

VERNISSAGE: 1º DE AGOSTO, DAS 18H30 ÀS 21H

Ana de Almeida - Abissais
Ana de Almeida - Abissais

Tudo novo de novo. Pela primeira vez no endereço que acaba de inaugurar, agora no Jardim Botânico, a GALERIA DE ARTE IBEU apresenta, no dia 1º de agosto, a 46ª edição do Salão de Artes Visuais Novíssimos 2017, o único salão de arte do Rio de Janeiro. A edição deste ano tem curadoria de Cesar Kiraly e conta com a participação de 11 artistas que apresentarão trabalhos em pintura, instalação, objeto, fotografia, vídeo, desenho e performance. Os selecionados são Amador e Jr. Segurança Patrimonial LTDA (RJ), Ana de Almeida (RJ), Ayla Tavares (RJ), Betina Guedes (São Leopoldo – RS), Caio Pacela (RJ), Clara Carsalade (RJ), Felipe Seixas (SP), Jean Araújo (RJ),Juliana Borzino (RJ), Leandra Espírito Santo (RJ/SP) e Stella Margarita (RJ). O artista em destaque de Novíssimos 2017 será divulgado na noite de abertura e contemplado com uma exposição individual na Galeria de Arte Ibeu em 2018.

Novíssimos tem como proposta reconhecer e estimular a produção de novos artistas, e com isso apresentar um recorte do que vem sendo produzido no campo da arte contemporânea brasileira, em suas variadas vertentes. Até 2016, 610 artistas já haviam participado de Novíssimos, que teve sua primeira edição em 1962. Nesta 46ª edição, a proposta curatorial diz respeito à interrogação da distância entre as imagens da vigília e do sono.

“Foram escolhidos artistas em início de trajetória que se propuseram a pensar a experiência dessa forma expandida. O onírico surge atrelado aos mais diversos suportes, em formas escultóricas de pano, fotografia, na interação do concreto com aparato eletrônico, no conflito do rosto com matérias que insistem em cobri-lo, nas estratégias de captação de vídeo. Pudemos contemplar os percursos dos artistas, mas também tivemos a oportunidade de indicar trabalhos que nos pareceram exemplares de boa direção na proposta que nos foi submetida”, afirma Cesar Kiraly.

A mostra fica disponível para o público de 2 de agosto a 15 de setembro de 2017, de segunda a quinta, de 13h às 19h (às sextas, de 13h às 18h).

OS ARTISTAS

AMADOR E JR SEGURANÇA PATRIMONIAL
Antonio Gonzaga Amador – Mestrando em Estudos Contemporâneos das Artes PPGCA/UFF. Graduado em Pintura pela EBA/UFRJ em 2013. Participei de cursos e oficinas na Escola de Artes Visuais do Parque Lage entre 2012 e 2014. Integrei o Laboratório Contemporâneo para jovens artistas na Casa Daros, em parceria com o Instituto MESA e o Coletivo E em 2014. Cursei em 2016 o acompanhamento de processos artísticos no Saracvra . Dentre as exposições no qual participei destaca-se a 27° Mostra de Arte da Juventude (Ribeirão preto/SP), sendo um dos artistas premiados; o 35° salão Arte Pará – 2016 (Belém/PA), premiado como ‘Amador e Jr. Segurança Patrimonial LTDA.; o salão Arte Londrina 4 – Alguns Desvios do corpo (Londrina/PR). Atualmente desenvolvo uma pesquisa artística sobre o corpo e minha condição biográfica de possuir diabetes tipo 1, o comportamento metódico e a rotina, e o contexto social e econômico do açúcar no Brasil.

ANA DE ALMEIDA

AYLA TAVARES
Nasceu no Rio de Janeiro, em 1990. É graduada em Design Gráfico pela PUC-Rio, tem formação em Arte Educação pelo Instituto a Vez do Metre/Universidade Cândido Mendes. Também frequentou a Escola de Artes Visuais do Parque Lage.

BETINA GUEDES
Artista visual e professora. Doutora e mestre em Educação (UNISINOS). Atua na UNISINOS. Sua produção artística tem como eixo a memória e suas articulações com a cidade, o corpo e a escrita.

CAIO PACELA
Nascido em 1985 no interior Estado de São Paulo, mudou-se no ano de 2000 para o Estado do Rio de Janeiro. Atualmente vive na cidade Niterói onde também se situa seu estúdio.

Graduado desde 2013 em Pintura pela EBA (Escola de Belas Artes) da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Desde o ano de 2014 frequenta cursos livres na EAV (Escola de Artes Visuais) do Parque Lage.

​Atuou como freelancer de 2002 à 2012 desenvolvendo ilustrações de estampas para três diferentes marcas de surfwear brasileiras e na criação de personagens para projetos e instituições. Hoje dedica-se inteiramente à sua própria produção.

CLARA CARSALADE

FELIPE SEIXAS
Vive e trabalha em São Paulo. Formado em Design Digital (2011) pela Universidade Anhanguera, São Paulo. Participou dos cursos “A escultura como objeto artístico do século XXI” com Ângela Bassan (2015) e “Esculturas e Instalações: possibilidades contemporâneas” (2016) com Laura Belém, ambos na FAAP e do grupo de acompanhamento de projetos do Hermes Artes Visuais, com Nino Cais e Carla Chaim (2016). Em 2017, fez sua primeira exposição individual: (I) matérico presente, com curadoria de Nathalia Lavigne, na galeria Zipper (projeto Zip’Up). Participou da XIX Bienal Internacional de Arte de Cerveira 2017 (Portugal) e da 2ª Bienal Caixa de Novos Artistas, com itinerâncias pelo Brasil. Em 2016 participou da 1ª Bienal de Arte Contemporânea do Sesc-DF. Em 2016 recebeu o prêmio Menção Honrosa no 15° Salão de Arte Contemporânea de Guarulhos e em 2015 recebeu o prêmio Menção Especial no 22° Salão de artes Plásticas de Praia Grande.

JEAN ARAÚJO
Jean Araújo nasceu em Vitória da Conquista (BA) em 1975, mas foi aos 24 anos de idade que o então estudante de administração de empresas tomou a decisão de maior significado para sua vida: passou a dedicar-se à pintura. Em 2011, já morando no Rio de Janeiro, Jean passou a executar trabalhos dentro de uma pesquisa do POP (“POP ART”), movimento artístico que nasceu na década de 50 na Inglaterra, mas que alcançou sua maturidade na década de 60 em Nova York. Mas foi em 2013, plenamente motivado pelo desenvolvimento do seu trabalho e por estudos que realizava a época, que Jean tomou outra grande decisão muito impactante para a sua carreira de artista plástico: abandou a área de administração de empresas e passou a dedicar-se exclusivamente ao universo das artes plásticas. Desde então já foram realizadas duas mostras individuais de seu trabalho, uma no Rio de Janeiro e outra em Minas Gerais. Paralelamente o Artista começou a frequentar cursos no Parque Lage e em outras instituições como forma de aprofundar e aprimorar seu conhecimento técnico-acadêmico.

JULIANA BORZINO

LEANDRA ESPÍRITO SANTO
Indicada ao Prêmio Pipa 2016. Volta Redonda, RJ, 1983. Vive e trabalha entre o Rio de Janeiro, RJ e São Paulo, SP.Participou de mostras coletivas em galerias, museus e instituições brasileiras e internacionais, tais como: Palácio das Artes, Belo Horizonte, MG (2016); Galeria A Gentil Carioca, Rio de Janeiro, RJ; Circus Street Market, Brighton, Inglaterra; Casa do Olhar – Secretaria de Cultura de Santo André, SP (2014); Paço das Artes, São Paulo, SP (2014/2012); Centro Cultural Justiça Federal, Rio de Janeiro, RJ; e Museu de Arte Contemporânea do Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS; Complexo Cultural Palácio das Artes, Praia Grande, SP; Centro Universitário Mariantonia, São Paulo, SP; Sesi Cultural, Barra Mansa, RJ; Galeria Casamata, Rio de Janeiro, RJ; Sala Preta, Barra Mansa, RJ (2013); Circo Voador, Rio de Janeiro, RJ (2012/2013); Museu de Arte de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, SP; Galeria Gravura Brasileira, São Paulo, SP; Liceu de Artes e Ofícios, São Paulo, SP (2012); e Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, SP (2010).

STELLA MARGARITA

Serviço

SALÃO DE ARTES VISUAIS Novíssimos 2017
Abertura: 1º de agosto de 2017 (terça-feira), de 18h30 às 21h
Exposição: 2 de agosto > 15 de setembro de 2017
Horário de visitação: segunda a quinta-feira (13h às 19h) e sexta (13h às 18h) 

ENTRADA FRANCA
Endereço: Galeria de Arte Ibeu (novo endereço) – Rua Maria Angélica, 168
Rio de Janeiro – RJ
Tel.: (21) 3239-2863  |  http://ibeugaleria.blogspot.com