UniCarioca recebe a Expo Rio Bairros que conta história dos bairros cariocas através de bandeiras

Com entrada gratuita, a exposição, que já percorreu mais de 85 bairros, acontece entre os dias 14 e 17 de agosto no Campus do Rio Comprido

O Centro Universitário UniCarioca recebe a Expo Rio Bairros, que reúne 161 bandeiras criadas por Robson Letiere a partir das histórias dos bairros da cidade do Rio de Janeiro. O projeto é resultado de uma pesquisa de cinco anos do historiador, que gerou o livro “Rio Bairros – de A a Z”. Depois de percorrer 85 bairros e importantes museus da cidade, a mostra chega ao Campus do Rio Comprido e ficará em cartaz entre os dias 14 e 17 de agosto, com entrada gratuita.

Segundo Robson Letiere, o trabalho partiu da curiosidade de seu filho, Thales, sobre a origem do nome de seu bairro, Jacaré. Diferente do que imaginava, o historiador descobriu que a palavra tem origem indígena e significa “rio tortuoso”. “Nossa curiosidade foi além do bairro Jacaré, quando passei a estudar as histórias por trás dos nomes dos demais distritos cariocas”, conta o especialista. Nessa busca, Letiere descobriu que somente Cordovil possuía uma bandeira oficial e passou a criar propostas de bandeiras para os demais bairros, inspirados em suas histórias.

Ao todo, o historiador criou 161 flâmulas, que estão reunidas na exposição e no livro de sua autoria, contando a construção histórico-cultural da cidade. “A ideia é mexer com o sentimento do carioca, resgatando a cidadania, através da criação de vínculo entre os cidadãos e seus bairros de origem para que, a partir dessa relação afetiva, passem a zelar, proteger e cuidar melhor deles”, ressalta Letiere.

SERVIÇO

Expo Rio Bairros
Local: UniCarioca – Campus Rio Comprido – Av. Paulo de Frontin, 568
Data: 14 a 17 de agosto, de 8h30 a 20h10
Entrada: Gratuita
Informações: www.unicarioca.edu.br