Uma viagem gastronômica pelo Japão em novo livro da chef Mari Hirata

A consagrada chef nipo-brasileira Mari Hirata nasceu em São Paulo, mas mora no Japão há 20 anos. Desde então, recebe brasileiros para viagens guiadas, motivadas por cultura e gastronomia, em que mostra um Japão belo, diverso, poético, imperial e frugal. Agora, suas dicas de lugares especiais no país somam-se a 80 de suas mais preciosas receitas no livro “Mari Hirata Sensei”, escrito pela aluna, amiga e admiradora Haydée Belda. O livro da editora BEI tem lançamento especial neste sábado, dia 28 de janeiro, na Livraria das Marés, anexa à Pousada Literária, em Paraty, e será vendido em todo o Brasil.

Mari Hirata Sensei reúne 80 das melhores receitas da chef, que segundo ela funcionam em qualquer país. Elas vão de fantásticos pães a torta de figos frescos, passando por shoyu e saquê. O livro traz ainda o registro de uma viagem feita pela mestra e pela aluna pelo Japão e indica imperdíveis lojas, mercados, restaurantes e chefs no país.

No roteiro estão mercados tradicionais, como o Nishiki Market, que vende de polvos, a chás e utensílios de cozinha, no centro de Quioto, e o Mercado Tsukiji, em Tóquio, o maior mercado atacadista de peixes e frutos do mar do mundo. Entre as indicações de chefs e restaurantes imperdíveis no Japão, está o Narisawa, do estrelado chef Yoshihiro Narisawa. Mari dá dica ainda de lojas de roupas como a Sou Sou, lojas de departamentos como a Isesan e livrarias como a grandiosa Tsutaya.

No Japão, a chef presta consultoria e dá aulas de cozinha brasileira para japoneses. Quando está no Brasil, ela traz suas técnicas e influências da cozinha oriental para aulas concorridíssimas. Em uma dessas aulas, conheceu a arquiteta Haydée Belda, com quem desenvolveu uma estreita amizade. O livro é um reflexo desta relação, que nasceu em meio a tantos sabores e experiências.

Haydée Belda
Arquiteta pela Universidade de São Paulo com mestrado em políticas públicas e administração pela Carnegie Mellon University, Haydée Belda é parte do conselho consultivo da plataforma Arq.Futuro. Produz semanalmente o podcast Zuim, dedicado à musica brasileira. Entre 1994 e 2009 Haydée viveu nos Estados Unidos, lá frequentou programas da CIA – Culinary Institute of America e ICE – Institute of Culinary Education. De volta ao Brasil tornou-se  aluna de Mari Hirata.

Livraria das Marés
Em um casarão histórico, vizinho à Pousada Literária, na principal rua do centro histórico de Paraty, a Livraria das Marés é um ponto de encontro aconchegante e inspirador, que faz jus à cidade da mais charmosa festa literária do país. É lá, inclusive, que acontecem alguns eventos da FLIP. A Pousada Literária e a Livraria das Marés reúnem um acervo com o que há de melhor e mais atual na literatura mundial, valorizando obras da cultura brasileira e paratiense. Com projeto da arquiteta Bel Lobo, a livraria de 200 metros quadrados oferece mais de 4 mil livros.

Uma pâtisserie com menu assinado pelo renomado chefe belga Frédéric de Maeyer conquista os visitantes com doces impecáveis e um agradável ambiente aberto para o jardim. No segundo andar, um espaço multiuso, está à disposição para workshops, apresentações musicais, pequenos eventos e palestras.

Mari Hirata Sensei por Haydée Belda
Autor: Haydée Belda
Editora: BEI
280 págs
Formato: 18,5 x 25 cm
Idioma: Português
1ª edição | Novembro 2016
R$: 90,00

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.