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novembro 15, 2018
Teatro & Dança

“Uma pilha de pratos na cozinha”, de Mário Bortolotto, reestreia dia 13 de novembro no espaço Rogério Cardoso – Teatro Laura Alvim

foto: Júlio Ricardo
foto: Júlio Ricardo

Montagem que marca a estreia do ator Alexandre Borges como diretor teatral é considerada um dos melhores textos de Bortolotto 

“Uma Pilha de Pratos na Cozinha” nos faz refletir sobre a vida e o sentido de nossa existência, numa direção belíssima de Borges que soube com rara sensibilidade criar um espetáculo forte e de alta relevância artística, contando com um elenco que soube dar o peso certo para cada palavra criada milimétricamente por Mário Bortolotto.” Renato Melo

Após estrear no Rio de Janeiro em 2014, circular por diversas cidades, o drama Uma Pilha de Pratos na Cozinha retorna aos palcos cariocas para curta temporada no Teatro Rogério Cardoso (porão) do Teatro Laura Alvim, Ipanema, espaço da Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro e da Fundação Anita Mantuano de Artes (FUNARJ).

Com apoio da Porto Seguro, a peça reestreia dia 13 de novembro, 19h, onde cumpre temporada às terças e quartas-feiras até o dia 5 de dezembro.

Considerado um dos melhores textos de Bortolotto, a peça narra o drama de quatro amigos que encaram uma longa jornada noite adentro num apartamento. Eles falam sobre vida e morte ao som de muito rock’n roll, drogas e bebidas.

Em cena, Júlio, um jovem avesso às relações com outros seres humanos está enclausurado em seu apartamento, enquanto sua pilha de pratos cresce na pia. Chegam três presenças em série que mexem com essa monotonia: Daniel, um amigo sanguessuga fracassado; Breno, o síndico do prédio e Cristina, ex-namorada de Júlio e doente terminal.

A peça é marcada por tiradas ácidas, sarcásticas, inteligentes e entremeadas com a inação das personagens que sabem bem analisar suas próprias vidas, mas não conseguem se mover. Faz com que naturalmente o espectador saia do teatro pensando sobre a vida. Como é a sua vida? O que você faz dela, ou não faz? Enfim, não existe certo nem errado. É tudo um grande ensaio.

Idealizada pelos atores Silvana D’Lacoc e Rodrigo Rosado, “Uma Pilha de Pratos na Cozinha” homenageia o grupo de teatro paulistano Cemitério de Automóveis criado pelo dramaturgo, ator, diretor e músico Mário Bortolotto e marca a  primeira direção teatral do ator Alexandre Borges, que integrou o grupo de teatro Boi voador, de Ulysses Cruz.

A direção de Borges aconteceu pela admiração que ele tem pelo autor, um de seus contemporâneos. A dupla já havia trabalhado nos cinemas e agora renova a parceria nos palcos.

– Essa estreia como diretor veio por acaso. O Mário liberou um de seus textos para uma montagem carioca. A conversa inicial aconteceu em 2013 e a equipe achou que eu seria um cara legal para acompanhar a produção desde o começo e prestar uma homenagem aos 30 anos do Cemitério de Automóveis que aconteceu em 2014. Topei pelo entusiasmo! – celebra Borges.

SINOPSE: Quatro amigos num apartamento com uma pia lotada de louça suja, metáfora sobre o submundo de São Paulo, falam sobre vida e morte ao som de muito rock’n roll. É neste contexto que acontece o drama “Uma Pilha de Pratos na Cozinha”, texto de Mário Bortolotto que encerra a trilogia da Praça Roosevelt e marca a primeira direção teatral do ator Alexandre Borges.

Serviço:

Uma Pilha de Pratos na Cozinha
Reestreia: 13 de novembro – 19h
Temporada: Até 5 de dezembro de 2018
Horários: Terças e quartas-feiras, às 19h
Local: Espaço Rogério Cardoso (Casa de Cultura Laura Alvim)
Lotação: 53 lugares
Endereço: Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema, Rio de Janeiro – Telefone: (21) 2332-2016
Preços: 30,00 (inteira) / 15,00 (meia entrada)
Vendas: https://www.ingressorapido.com.br/
Classificação: 16 anos
Duração: 55 minutos
Gênero: Drama
Funcionamento da bilheteria/teatro:
Terça a sexta – 16h às 21h
Sábado – 15h às 21h
Domingo – 15h às 20h

Ficha Técnica:
Texto: Mário Bortolotto
Direção: Alexandre Borges
Elenco: Rodrigo Rosado, Silvana D’lacoc e outros.
Iluminação: Aurélio di Simoni
Cenografia e figurino: Daniele Geammal
Programação Visual: Thiago Ristow
Produção Executiva: Silvana D’Lacoc
Produção e Captação de Recursos: Eduardo Malheiros
Idealização e Produção: Rodrigo Rosado e Silvana D’Lacoc

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