20.1 C
New York
maio 23, 2019
Livros

Uma história e uma história e uma história

Pesquisadoras da tradição oral, Ana Gibson e Juliana Franklin emprestam suas vozes de narradoras aos contos de diversos povos, reunidos numa coletânea de histórias que falam de histórias

O conto tradicional é repleto de poesia sobre a condição humana, além de trazer nas entrelinhas traços do seu berço de origem. Procurando honrar as tradições, referências religiosas e culturais, mas também entendendo as histórias como metáforas itinerantes que ganham nova roupagem sempre que contadas, Ana Gibson e Juliana Franklin, pesquisadoras da “arte da palavra encantada”, lançam a coletânea uma história e uma história e uma história (Folio Digital) com contos tradicionais recontados por elas.

Com prefácio da grande contadora e conhecedora de histórias Regina Machado  (também coordenadora do renomado Encontro Internacional de Contadores de Histórias Boca do Céu), o livro é “uma homenagem às histórias e aos que têm amor por elas”, escrevem Ana e Juliana na apresentação. Os contos foram reunidos de forma que um converse com o outro, criando pontos de contato – ou não – entre si. “São fios de diversas espessuras e cores que, juntos, formam uma só tessitura. Este é só mais um critério, um modo que escolhemos para falar das histórias”, pontuam.

Em uma história e uma história e uma história há narrativas encontradas em outros livros, em passeios pela internet, contadas por outros contadores em encontros por todo o Brasil, guardadas em gavetas. São 29 histórias atribuídas a muitas tradições, como a sufi, a nativo-americana, a judaica, a indiana, chinesa, africana, irlandesa, italiana, russa, brasileira…. Nas páginas finais, Ana e Juliana revelam, em A história das histórias, como cada texto chegou até elas.

Para Regina Machado, o livro é uma “original empreitada, trabalhosa, esmiuçada, respeitosa imersão nesse universo das narrativas tradicionais”. E completa: “No balanço da rede das palavras bem ditas e bem-vindas dos contos tradicionais aqui recontados, podemos ousar acreditar que a vida humana se narra maior e muito além de qualquer circunstância nefasta, de qualquer temporal tempestade. Viva os heróis e heroínas dessas histórias todas, incluindo as nossas, que nos revelam sermos melhores do que julgamos ser.”

AUTORAS

Ana Gibson e Juliana Franklin 1 – crédito Jaciara Rosa

Seguindo a trilha da tradição oral dos mais diversos povos, Ana e Juliana percorreram um longo caminho até aqui. Desde 2001, elas pesquisam histórias como linguagem e instrumento instaurador de processos criativos e terapêuticos. Foram guardando cada história, sabedoras de que chegaria o dia em que encontrariam seu lugar, umas ao lado das outras, quem sabe nas páginas de um livro. Eis que esse momento chega.

Bacharel em tradução e pós-graduada em língua portuguesa pela PUC-Rio, Ana Gibson é também arteterapeuta, assim como Juliana Franklin, que é formada em Comunicação Social pela UFRJ e mestra em Artes Visuais pela UERJ. Ambas ministram o projeto “A arte de reparar histórias” desde 2015, onde, através dos contos, realizam experiências sensíveis nos campos da arte, educação e psicologia.

CAPÍTULOS

  • Histórias para acordar
  • Como as histórias chegaram até aqui
  • Histórias do contador de histórias
  • E uma história te libertará
  • Histórias de peso
  • Contraindicações: por que faz mal não contar histórias
  • Quando quem ouve um conto passa do ponto
  • As bênçãos da palavra
  • Para contar histórias, escuta
  • Salvos pela memória
  • Antes e depois da palavra

SERVIÇO

uma história e uma história e uma história
AUTORAS: Ana Gibson e Juliana Franklin
EDITORA: Folio Digital
Págs: 224
Formato: 12×18 cm
Preço: R$ 55,00

No sábado, 18/5, as arteterapeutas Ana Gibson e Juliana Franklin lançam Uma história e uma história e uma história (Folio Digital).

A sessão de autógrafos acontece das 18h às 22h, no Cabriola (Barão de Guaratiba, 178, Lapa), Rio de Janeiro.

 

Posts relacionados

Sergio Farias resgata os Monkees no livro

Redação

Festa Literária de Santa Teresa homenageia Chico Buarque

Redação

Lançamento do livro de fantasia ‘A Fábula do Príncipe Narseu’

Redação

Escritora une Brasil e Bélgica através da literatura

Redação

Coffee Table Books: Ousadia na literatura (nada) tradicional no Brasil

Redação

Guia afetivo do Rio ganha nova edição

Redação

Deixe um comentário