Últimos dias para ver a exposição de Zhong Weixing no Museu Histórico Nacional

Mostra “Face to face – Retratos de mestres da fotografia contemporânea” vai até dia 16 de julho

Christine Spengler
Christine Spengler

Termina no dia 16 de julho a exposição “Face to face – Retratos de mestres da fotografia contemporânea”, do artista chinês Zhong Weixing. A mostra, no Museu Histórico Nacional, traz ao país obras realizadas em um ambicioso projeto desenvolvido pelo artista desde 2015. Fotógrafo e colecionador de arte, Zhong, especialista em capturar paisagens e detalhes de viagens, foca neste projeto um outro cenário: os maiores nomes da fotografia contemporânea mundial.

Com curadoria de Jean-Luc Monterosso e Milton Guran, a exposição traz retratos feitos em estúdio de nomes como os brasileiros Sebastião Salgado, Miguel Rio Branco e Vik Muniz, além de feras internacionais como Robert Frank, Bernard Plossu, Duane Michals, Cristina de Middel, Martin Parr e William Klein, entre outros. A ideia é buscar a personalidade do fotógrafo por trás das lentes. Depois de mergulhar intensamente na obra do autor ou autora que tem diante de si, Zhong nos oferece uma visão plural e uma interpretação bastante pessoal do retratado, como fragmentos da obra destes autores.

Junto com a exposição, a editora Bazar do Tempo lançou o livro “Face to Face – Retratos de mestres da fotografia contemporânea”, com as obras presentes na mostra.

Apaixonado pelo Brasil

Zhong Weixing veio ao Rio em maio deste ano, para a abertura da exposição, e aproveitou para visitar os museus e galerias da cidade. Numa visita guiada ao Museu de Arte do Rio – MAR ele ficou tão encantado com espaço que na mesma hora acertou com o diretor do museu, Evandro Salles, a doação de todas as fotos da mostra para o acervo da instituição.

Antes de partir de volta para a China, o fotógrafo deixou mais um presente para o Rio de Janeiro. Ele doou os direitos autorais do livro Face à Face, editado pela Bazar do Tempo e com as fotos da exposição, para o coletivo de fotógrafos “Mão na Lata”.

O coletivo, que há 10 anos funciona na Maré, estimula a inclusão visual, quando residentes da comunidade registram a própria realidade e visão de mundo.

Zhong Weixing

Nascido na província de Chengdu, na China, em 1962, é colecionador de arte e fotógrafo, membro da China Photographers Association e presidente da Chengdu International Photography Exchange Association. Seu trabalho é regularmente publicado pelas revistas China Photography, PIXEL, Tibet Geographic, dentre outras.

Entre as obras assinadas pelo artista estão: Peru Photographic Travelogue – Woodstock on the Summit, Sri Lanka Photographic Travelogue – A Momentary Reincarnation,Madagascar Photographic Travelogue, Carnet de Route Photographique, Obscure Sky with Yellow Land e Lost Paradise, com a qual ganhou o Grand Jury Prize no 12th Pingyao International Photography Festival em Pingyao, China.

Livro "Face to face - Retratos de mestres da fotografia contemporânea"
Livro “Face to face – Retratos de mestres da fotografia contemporânea”

Serviço:

Exposição “Face to face – Retratos de mestres da fotografia contemporânea”, do fotógrafo Zhong Weixing

Datas: até 16 de julho de 2017.

Local: Museu Histórico Nacional
Endereço: Praça Marechal Âncora, s/n – Centro – Rio de Janeiro
Telefone: (21) 3299-0324
Horário de Funcionamento: Terça a sexta, das 10h às 17h30. Sábado, domingo e feriados, de 13h às 17h
Entrada: R$ 10,00 – grátis aos domingos.

Ficha técnica do livro:

Título: Face to face – Retratos de mestres da fotografia contemporânea

Autor: Zhong Weixing

Número de páginas: 120

Formato: 20×24 cm

Preço sugerido: R$55,00

Categoria: Fotografia

ISBN: 978-85-69924-21-0

FleishmanHillard Brasil

Bianca Silveira – bianca.silveira@fleishman.com. br

Tel: 55.21.3724-1644

Gabriela Godoi – gabriela.godoi@fleishman.com. br

Tel: 21.3723-8109

Renata Pacheco Jordão – renata.jordao@fleishman.com.br

Tel: 21. 3723-8094 / 99466-4316