18.7 C
New York
maio 24, 2019
Image default
Featured Notícias

UFRJ: incêndio no Rio é a maior tragédia museológica do país

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), responsável pelo Museu Nacional no Rio, lamentou em nota o incêndio que começou na noite desse domingo (2) e destruiu o prédio histórico. “É a maior tragédia museológica do país. Uma perda incalculável para o nosso patrimônio científico, histórico e cultural.”

No texto, a UFRJ se solidariza, em nome do Instituto Brasileiro de Museus, com servidores e pesquisadores do Museu Nacional, no que considera um triste registro da história.

“Tamanha perplexidade que toma a todos, nos defronta com o maior desafio dos museus: consolidar e implementar uma política pública que garanta, de forma efetiva, a manutenção e conservação de edifícios e acervos do patrimônio cultural brasileiro”, destaca a nota.

O reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Roberto Leher, informou que terá hoje (3) uma reunião com o ministro da Educação, Rossieli Soares, e cobrará do governo federal empenho para reconstruir o prédio e o acervo da instituição, que, segundo o próprio Museu Nacional, tem a maior coleção da América Latina. “Para o país, é uma perda imensa. Aqui temos a nossa memória. Grande parte do processo de constituição da história moderna do Brasil passa pelo Museu Nacional. Este incêndio sangra o coração do país.”

Posts relacionados

Rock in Rio 2019: Palco Sunset promove ode à música paraense com encontro “Pará Pop”

Redação

3º Oktoberfest Penedo leva shows, comidas e danças típicas no final de semana em Itatiaia

Redação

Encontro de Folias de Reis encerra série de eventos que celebram as duas décadas do Núcleo Céu na Terra neste domingo

Redação

Alexandre Britto cria técnica inovadora de atuação e colhe frutos com seu LAB, na Barra da Tijuca

Redação

Com ‘Evidências’ garantida no repertório, Chitãozinho & Xororó comandam segunda semana da 30ª edição do Jaguariúna Rodeo Festival

Redação

Roupa Nova no Maracanãzinho

Redação

Deixe um comentário