21.4 C
Rio de Janeiro
sábado, maio 30, 2020

Uma história de amor a arte de bem receber

Destaques na semana

Umas & Ostras traz o Festival de Camarão para o período de quarentena

Aberta em 1992, o restaurante Umas & Ostras é referência na Tijuca quando o assunto é peixes e frutos do mar....

Westwing se une a Feira na Rosenbaum Online em apoio a pequenos artesãos e designers brasileiros

Em tempos de isolamento social, o Westwing estende a mão, e acredita que juntos - mas longe -, somos maiores e mais...

Dia do Hambúrguer – Seu Vidal

Para  celebrar o dia do hambúrguer, a Seu Vidal traz de volta um dos maiores sucessos da sanduicharia, o hambúrguer de pão de...

Restaurante ino. cria hambúrguer especial para comemorar o Dia Mundial do Hambúrguer

Um dos pratos queridinhos de todo brasileiro é o hambúrguer e todo dia 28 de maio essa iguaria é celebrada nos quatro cantos do mundo, pensando...
Perfil da empresária Bárbara Ronchi, proprietária do hotel Vila d’este em Búzios (RJ)

Retratar uma pessoa, traduzindo-a em palavras, não é algo simples. Isso porque, há muitas maneiras de se escrever uma história. Mas nenhuma existe sem personagens. E, no Turismo – assim como na vida em geral – há as mais diferentes personalidades. Mas todas elas, de alguma maneira, deixam sua marca no setor. É o caso de Bárbara Ronchi, proprietária do hotel vila d’este, em Búzios (RJ), que tem em seu DNA a arte de bem receber e a paixão pelo destino situado na badalada Região dos Lagos.

Herança de família, a empresária aprendeu com seus pais, que mantinham a casa sempre organizada nos mínimos detalhes. Tudo sempre belo e harmonioso. “E não apenas para receber visitas, mas para nós mesmos. Ambos sempre tiveram um forte senso estético, adoravam sair e viajar para garimpar itens num antiquário ou em um artesão perdido na estrada”, relembra Bárbara. 

Barbara Ronchi
Barbara Ronchi

O próprio Vila d’este é uma síntese do amor e hospitalidade de uma história que começou a ser escrita em 1969, com a chegada do argentino Angelo Ronchi (pai de Bárbara) a Búzios. Convidado por amigos, ele se encantou com o balneário, então agreste e intocado. Hoteleiro de profissão mudou-se para o Brasil em 1978 e presenteou a filha com um pedacinho de terra de frente para o mar. Na época, o Humaitá, situado na Baía da Armação, era apenas um morro de barro debruçado sobre a praia. Não passava de uma área rural ainda inexplorada.

“A vida profissional do meu pai, sempre relacionada à atuação na hotelaria e tendo morado por anos em diversos hotéis, me permitiu observar a transposição de um prazer pessoal para o âmbito profissional. O cuidado com os detalhes e o bem atender é valioso e fundamental para garantir bons resultados e a satisfação dos clientes que é algo muito importante nesse ramo.”, comenta.   

Barbara Ronchi
Barbara Ronchi

Um hóspede feliz não apenas pode se tornar fiel a um hotel, quando num destino, como também é um ótimo meio de conseguir, de forma orgânica e espontânea, boa publicidade. O famoso boca a boca que, em tempos de mídias sociais, passou a ter uma dimensão ainda maior atingindo grandes proporções. “Não tem nada melhor nesse meio do que receber mensagens dos clientes contando como aqueles momentos na Vila, que chamo de meu jardim secreto, foram mágicos e serão levados para sempre como um tesouro”, enfatiza. 

Formada em Letras, o que lhe ajudou a ampliar sua capacidade de comunicação, Bárbara Ronchi não tem nenhuma especialização acadêmica no setor de hospitalidade. Mas compensa – e muito – no quesito experiência de vida. Neste sentido, sua faculdade foi a infância dentro de hotéis, nas memórias afetivas e, principalmente, está na herança da vontade de cuidar e atender da melhor maneira. “Tudo pensado para preparar o cenário ideal onde as pessoas possam se sentir felizes e amadas. E assim criarem momentos especiais em um lugar que, consequentemente, irá fazer parte das boas lembranças.”, afirma.

Barbara Ronchi
Barbara Ronchi

Para a empresária, entre os principais desafios quando o assunto é manter a qualidade da prestação de serviços está a constante vigilância e participação direta na maior quantidade de processos possível junto com as equipes. Bárbara acredita que é preciso ter sempre a inquietude como um “bichinho dentro da gente”. Assim como aceitar que a empresa é um organismo em permanente mutação.

Segundo ela, é preciso nunca se sentir plenamente satisfeito com conquistas e feitos. Bem como manter sempre uma postura crítica. “Manter viva a chama da equipe é crucial, perseguir uma meta junto com um grupo de pessoas que se sentem identificadas com essa busca eterna pela perfeição. É um processo um pouco angustiante, mas no final se o hóspede está feliz e escreveu uma bela mensagem para nós, vale muito à pena, é o nosso verdadeiro prêmio!”.

Barbara Ronchi
Barbara Ronchi

E por falar em equipe, a empresária faz questão de ressaltar – e sem vergonha de admitir – que não sabe trabalhar sozinha. E como já bem escreveu John Donne: “Nenhum homem é uma ilha, isolado em si mesmo; cada ser humano é uma parte do continente, uma parte de um todo.”.Bárbara sabe bem disso. “Sem uma equipe, e o esforço em conjunto, não chegamos a lugar algum. Adoro motivar e ensinar, principalmente a sermos melhores a cada dia como pessoas e a vencer nossas próprias limitações”, diz. 

Com anos de experiência nos bastidores operacionais de hotéis, a família Ronchi conseguiu criar uma experiência autêntica na qual imprimiu, de forma apaixonada, as práticas da acolhida original buziana, sem afetações, simples, discreta e eficaz em proporcionar serviços primorosos e ambiente rico em detalhes. Assim surgiu, há pouco mais de 20 anos, e de forma orgânica, a definição utilizada até os dias de hoje de “handmade hospitality hotel”.  

Barbara Ronchi
Barbara Ronchi

Para Bárbara, a boa reputação da propriedade se deve a fato de sempre manterem a dedicação e empenho em superar limitações e buscar melhorias e melhores soluções que impactem positivamente na experiência do visitante, assim como na constante educação e formação dos profissionais que ali atuam. Afinal de contas, é um processo contínuo manter o padrão de excelência. “Ter prestígio e ser reconhecido não é o mais difícil, complicado é manter esse grau de reconhecimento ao longo do tempo. Você nunca chega ao estágio ideal em que pode então relaxar e achar que o espaço no mercado está conquistado.”, analisa.

E por lá, tudo é muito bem refletido na propriedade, que integra a Associação de Hotéis Roteiros de Charme desde 2013. Basta observar os cuidados com a decoração dos espaços comuns e dos 20 aconchegantes e confortáveis apartamentos. E sempre com o toque pessoal de Bárbara Ronchi, que valoriza seu hotel com diversas obras de arte garimpadas por suas viagens no Brasil e exterior. 

Barbara Ronchi
Barbara Ronchi

Todos os apartamentos são únicos em sua decoração – mesmo que da mesma categoria, cada um tem seu próprio estilo. “Essa característica reflete o nosso propósito, o de valorizar a singularidade, compondo em cada ambiente uma atmosfera em plena sintonia com a nossa personalidade, que privilegia o atendimento sob medida e personalizado”, afirma a proprietária.

Refúgio preferido de quem busca privacidade e conforto, o Vila d’este combina ambiente despojado com charme local, bom serviço e localização privilegiada. E, com a recém-concluída reformulação dos ambientes do Altto Ristorante & Lounge Bar, espaço gastronômico estrategicamente debruçado sobre o mar, o espaço ganhou um lounge que amplia ainda mais o panorama. Capitaneada por Bárbara Ronchi, a repaginação inclui o refinamento de detalhes da decoração e traz uma cartela de cores que valoriza os tons terrosos e verdes, com detalhes em estampas, que são algumas de suas paixões.  

E como renovação é parte fundamental do padrão de excelência pregado pelo empreendimento, a empresária adianta que estão em andamento vários projetos relacionados à inovação na estrutura e serviços. “Estão em fase de desenvolvimento e devem ser uma surpresa para nossos clientes, principalmente os habitués, que são muitos e gostam de compartilhar os upgrades que fazemos ao longo dos anos.”.

SOBRE O VILA D´ESTE
Refúgio preferido de casais em busca de privacidade e conforto, o Vila d´este “handmade hospitality hotel” é um endereço de Búzios (RJ) consagrado pela combinação de exclusividade, charme, bom serviço e localização privilegiada (Orla Bardot). Membro da Associação de Hotéis Roteiros de Charme desde 2013, oferece 20 aconchegantes e sofisticados apartamentos. Nos espaços comuns, piscina climatizada, deck, sauna e cabine para massagens, além do já consagrado restaurante Altto Ristorante & Lounge Bar.  

http://viladeste.eco.br/

https://www.instagram.com/viladestebuzios/  https://www.instagram.com/alttobuzios/?hl=pt-br

https://www.facebook.com/viladestebuzios/

 

- Advertisement -

Mais notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Advertisement -

Últimas notícias

Curso On-Line – O Teatro de Revista – Teatro Musical Brasileiro

Especialista em Teatro Musical Brasileiro, Neyde Veneziano dirigiu 40 espetáculos em São Paulo e outros em Campinas, Florianópolis, Lisboa (PT) e Milão...

Maria Rita Alonso: conexão moda-décor

A jornalista, empresária e editora de moda Maria Rita Alonso abre as portas* da sua casa na Vila Madalena, em São Paulo,...

Umas & Ostras traz o Festival de Camarão para o período de quarentena

Aberta em 1992, o restaurante Umas & Ostras é referência na Tijuca quando o assunto é peixes e frutos do mar....

Artesanos Bakery lança cestas especiais irresistíveis para celebrar o Dia dos Namorados em grande estilo

O Dia dos Namorados comemorado em 12 de junho está chegando e a charmosa padaria gourmet especializada em fermentação natural Artesanos Bakery...

#ZiriguidumEmCasa tem 9ª edição de 29 a 31 de maio

Fechando o mês de maio o Festival #ZiriguidumEmCasa apresenta sua nona edição com shows do dia 29 a 31 de maio.  Pioneiro...
Share via