“Tudo Sobre Elas” faz temporada no Teatro Laura Alvim

Tudo Sobre Elas - foto: Ricardo Fujii
Tudo Sobre Elas - foto: Ricardo Fujii

Com texto inédito de Emílio Boechat inspirado nos clássicos do cinema “A Malvada” e “O Que Teria Acontecido a Baby Jane?”, a peça, que se passa ao longo de um único dia, mostra a misteriosa relação entre uma atriz que perdeu a memória e sua maior fã.

“Tudo Sobre Elas”, texto de Emílio Boechat, com Sonia Lima e Nina de Pádua e direção de Barbara Bruno, estreia temporada no palco do Teatro Laura Alvim no dia 04 de agosto.

Livremente inspirada nos clássicos do cinema da década de 50 e 60, “A Malvada” (1950, de Joseph L. Mankiewicz, com Bette Davis e Anne Baxter) e “O Que Teria Acontecido a Baby Jane?” (1962, de Robert Aldrich, com Bette Davis e Joan Crawford), o autor Emilio Boechat conta que sempre identificou um parentesco nos dois filmes e quis transformar as duas histórias numa só. Em meados dos anos 1990 começou a escrever o texto, que só foi concluído quase 20 anos depois, em 2015, quando encontrou o final da peça e começou a fazer leituras com amigas atrizes, burilando ainda mais a dramaturgia. Boechat manteve a ação nos anos 60, mas transpondo-a para o Brasil e acrescentando humor e leveza à peça, agora uma tragicomédia.

“Tive a ideia para essa peça inspirado nestes dois filmes que sempre achei muito teatrais, ambos com duas personagens femininas fortes, antagônicas e ambíguas, se revezando nos papéis de vítima e vilã. (…) rascunhei uma sinopse com uma trama original e uma abordagem cômica, já que tenho esse defeito de ver graça na desgraça alheia“, conta Boechat.

A ação se passa num único dia e é ambientada no quarto de uma casa de repouso do início dos anos 1960. O cenário de José Dias e figurinos de Viviane Castelleoni são realistas, remetendo à época, assim como a trilha sonora, assinada pela diretora Bárbara Bruno.

Em tom ácido, as personagens dessa tragicomédia atemporal transitam entre o amor e ódio numa constância passional, defendendo suas verdades enquanto tentam encobrir seus erros, não os admitindo nem mesmo para si mesmo; assim, estacionam seus sentimentos e consequentemente suas vidas num passado nebuloso. Esta envolvente e realista montagem convida o público a avaliar as relações humanas em seus sentimentos e comportamentos, consigo e com o outro.

A diretora Barbara Bruno vê nesta montagem uma grande e bem humorada homenagem aos filmes das décadas de 50 e 60 e às estrelas brasileiras dos anos 60, período em que se passa a peça. Barbara destaca ainda a importância de se falar de uma época (os anos 60) em que se vivia, ao mesmo tempo, o romantismo e a luta pela liberdade. “Quando eu era pequena tinha a cabeça povoada de sonhos. Um de meus voos preferidos e de minha irmã acontecia à noite, só com a luz da televisão acesa (em preto e branco), o que conferia à sala uma luz azulada e instigante onde nós duas, vestidas com roupas esvoaçantes de nossa mãe, imaginávamos estar em night clubs vivenciando estrelas como Bette Davis e Anne Baxter, por exemplo, degustando dry martinis feitos de achocolatados… Quando li “Tudo Sobre Elas” imediatamente fui transportada à época em que a magia do cinema acontecia tão naturalmente que nem percebíamos a sua existência. (As personagens) Heloísa e Regina me arrebataram de tal maneira que, quando me dei conta, lá estava eu junto com minha irmã na sala azulada de nosso “night club” preferido.”, revela a diretora.

Sonia Lima, atriz, idealizadora e produtora do espetáculo pela Se7e Produções Culturais e Artísticas, estreou pela primeira vez nos palcos cariocas com esta peça, depois de atuar apenas em São Paulo. Longe dos palcos há quase 10 anos, Sonia – que esteve recentemente no ar na novela “Haja Coração”, de Daniel Ortiz (TV Globo), e é também cantora e apresentadora (quem não se lembra da ex-jurada do Show de Calouros do Silvio Santos?) – conta: “Essa tragicomédia convida as pessoas a avaliarem as relações, pois somos todos vilões e mocinhos travando batalhas dia após dia e somente nossas ações determinam a predominância do personagem que atuará sobre nós. “Tudo Sobre Elas” pergunta ao publico como a paixão, admiração ou, porque não, a inveja, pode se tornar algo ameaçador, colocando o nosso caráter e resiliência à prova. Tenho certeza que todos vão se divertir e também refletir, pois em nossas mentes habitam todas as possibilidades”.

Já Nina de Pádua esteve no ar em “Os Dez Mandamentos – segunda temporada” na TV Record, como Dorcas, mulher submissa do personagem de Roney Vilella, e atualmente está gravando, também na Record, a novela “Apocalipse”, que estreará em breve.

SINOPSE
A peça, que se passa no início da década de 60, conta a história de Heloísa (Sonia Lima), uma atriz que fez muito sucesso no passado, mas hoje vive esquecida em uma casa de repouso. Com amnésia devido a um trauma que encerrou sua carreira e diagnosticada com câncer terminal, ela aguarda amargurada seus últimos dias de vida. Sua única companhia é Regina (Nina de Pádua), uma grande fã, que em suas visitas a ajuda a rememorar um passado de glórias. Ao longo da peça, descobre-se que a relação entre Heloísa e Regina esconde segredos que, quando revelados, inverterão os papéis entre as duas, levando a um final surpreendente.

FICHA TÉCNICA

Texto: Emílio Boechat
Direção: Bárbara Bruno
Elenco: Sonia Lima e Nina de Pádua
Cenografia: José Dias
Desenho de luz: Ricardo Fujii
Figurinos: Viviane Castelleoni
Dramaturgia Corporal: Maria Pia Sconamilio
Fotos: Ricardo Fujii
Trilha Sonora: Bárbara Bruno
Edição da Trilha Sonora: Paulo Téspis
Edição de Vídeos: Paulo Téspis       
Perucas: Angolana
Maquiagem: Vivian Gonçalves           
Assistente de Direção: Carlos Verahnnay
Arte Visual: Choice MKT e Entretenimento
Gestão de Mídias Sociais: Choice MKT e Entretenimento
Direção de Produção: Lu Klein
Produção Executiva: Sandra Valverde
Cenotécnico: Mário Pereira
Execução de figurinos: Stela Araujo
Operação de luz: Rafael de França
Operação de som: Paloma Dantas
Contraregra: Thiago Rodrigo
Realização:  Se7e Produções

Serviço:

Espetáculo: Tudo Sobre Elas
Gênero: tragicomédia
Local: Teatro Laura Alvim (Av. Vieira Souto, 176 – Ipanema – Tel: 2332-2015)
Temporada: de 04 até 27 de agosto
Horários: sextas e sábados às 21h e domingos às 20h
Ingressos: 60,00 reais e 30,00 (meia entrada)
Duração: 75 minutos
Classificação: 14 anos
Capacidade: 190 lugares (sendo 04 cadeirantes)

Vendas antecipadas: na bilheteria, de 3ª a 6ª, a partir das 16h, e sábados, domingos e feriados a partir das 15h, ou no site www.ingresso.com