Trocando em miúdos reúne cozinheiros para fazer comida com miúdos e PANCs em Botafogo

Pedro Perdigão e Pedro Ivo Dantas (foto: Samuel Antonini)
Pedro Perdigão e Pedro Ivo Dantas (foto: Samuel Antonini)
O Trocando em Miúdos é um encontro de cozinheiros que nasceu da iniciativa do Pedro Ivo Dantas e do seu sócio Pedro Perdigão, que comandam a cozinha do Panelada. A ideia surgiu de bate papos na cozinha sobre como valorizar o animal como um todo. Aproveitando todas as suas partes, da cabeça ao rabo, afinal um boi é muito mais que uma picanha, um porco muito mais que um pernil. Entretanto, embora alguns tipos de miúdos sejam bem conhecidos e aceitos pelo público em geral, como coração e moela de frango, por exemplo, a maioria das pessoas torce o nariz para cortes como tripas e até mesmo o cérebro dos animais. 
 
Querendo mostrar que praticamente todas essas partes são não apenas comestíveis como podem ser deliciosas se devidamente preparadas, os Pedros tiveram a idéia de um evento que reunisse cozinheiros para trabalhar exclusivamente com miúdos. Assim surgiu o Trocando em Miúdos, que teve sua primeira edição no Largo das Neves, em Santa Teresa, em 2016.
 
Para essa segunda edição, foi firmada uma parceria com a Comuna, que gentilmente cedeu seu espaço em Botafogo para hospedar o evento, possibilitando assim atingir um público maior e ajudando a consolidar o bairro como um nexo da cozinha de vanguarda na cidade. A Cozinha Comuna recentemente mudou todo o seu cardápio justamente para aproveitar melhor os alimentos, principalmente o boi. Logo, tem um conexão direta do com o evento. 
 
Além do novo local, o Trocando trará nessa edição a contraparte vegetal dos miúdos, as famosas PANCs – Plantas Alimentícias Não Convencionais. Elas são plantas que encontramos facilmente pelas cidades e que a maioria das pessoas não se dá conta da sua função alimentar. Muitas são consideradas matos espontâneos, ou seja, plantas que crescem sozinhas  em quintais e terrenos baldios. Hoje esses “matos”caíram no gosto dos chefes de cozinha mais badalados do país.
 
“Muito bacana de  ver que nessa segunda edição o Trocando em Miúdos cresceu. Está num espaço novo, que tem a maior sinergia com o tema e conta com reforços nos produtores, pois dessa vez teremos opções vegetarianas e veganas, além de cervejas, vinhos e até  um docinho e um café para completar a refeição.” disse Pedro Ivo.
 
Além dos Pedros, teremos mais 6 cozinheiros, as comidas virão da cozinha, fogareiros e claro, duas churrasqueiras que vamos colocar quintal da casa. Entre eles, a Alice Neme e sua pesquisa de PANCs com produtores agroecológicos de Teresópolis; Vicente Saint-Yves Carvalho e suas comidas com matéria prima que durante todo o processo a sustentabilidade e respeito à terra, ao tempo e aos animais estão presentes; E a UMA, projeto de alimentação e design do casal Roberta Motta e do Sergio Bonadiman.
 
Serviço:
Trocando em Miúdos | Edição 2
Comuna – R. Sorocaba, 585 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ, 22271-110
Horário: 11h às 17h
Entrada Grátis | Classificação livre