“Trilhando histórias” nas bibliotecas das unidades Sesc

Projeto Primeiros Olhares terá contos populares, cirandas e brincadeiras de roda que fazem a transição de um conto para outro, trupe leva contação de histórias teatralizadas com músicas ao vivo

foto: Augusto Pessoa
foto: Augusto Pessoa

As bibliotecas das unidades Sesc Campos, Barra Mansa, Tijuca, Niterói e São Gonçalo recebem a partir do dia 13 de dezembro o projeto “Sesc Primeiros Olhares” com o espetáculo teatral “Trilhando Histórias” da Cia Trilhos.

Fomentando a literatura, o evento GRATUITO, leva aos públicos infantil, adolescente e adulto, o teatro e a música, através da prática milenar de contar histórias usando o teatro como um universo de imaginação e descobertas.

A estreia acontece dia 13 de dezembro no Sesc Campos, dia 14 de dezembro, Sesc Barra Mansa, 20 de dezembro no Sesc Tijuca, 21 de dezembro no Sesc Niterói e por último, dia 22 no Sesc São Gonçalo. Em cada unidade do Sesc, haverá duas sessões, a primeira às 10h e a segunda às 14h.

A trupe apresenta um espetáculo cujas narrativas são baseadas em contos populares, lendas, parlendas e cirandas. Com músicas ao vivo, histórias como “O sapo e a princesinha” – em que uma princesa bem mal humorada deixa sua bola cair num lago. Um sapo a devolve com a promessa de que ficaria junto da mocinha durante o dia todo.

“A história do Padeiro” – Em uma terra distante, um esperto padeiro cria uma maravilhosa massa para o seu pão que é tão gostosa, mas tão gostosa, que chama a atenção de todos na cidade. O problema foi que tanta fama, fez com que o coitado do padeiro tivesse o seu prazer transformado em obrigação, e aí, vamos precisar descobrir como ele resolve essa história.

“Mário Marinheiro” – Conta a história que um marinheiro não aguentando mais viver no mar, resolve construir sua vida na terra, mas ele acaba entrando em várias aventuras e descobertas . Será que Mario algum dia voltará a navegar?

“Os Músicos de Bremen” – Um burro, um cachorro, um gato e um galo, maltratados pelos seus donos, fogem e se esbarram pelas ruas e juntos decidem ganhar a vida como músicos na cidade de Bremen. Será que os novos amigos conseguirão chegar a essa cidade?

“A ideia do projeto é democratizar e difundir o conhecimento tendo na arte educação e cultura a base para a produção e construção do nosso trabalho; acreditamos que a produção teatral possa despertar e desenvolver o resgate dos valores e tradições particulares à oralidade e influenciar a formação de público, de leitores e escritores.” Afirma Mitat Marques.

Para Rômullo Moraes, nos dias atuais é necessário promover o resgate da cultura popular brasileira através da literatura folclórica e regional, proporcionar a reflexão acerca da cidadania e dos direitos sociais fundamentais junto às crianças e adolescentes.

SINOPSE: Projeto “Sesc Primeiros Olhares” apresenta o espetáculo “Trilhando Histórias” com a contação teatralizada de histórias a partir de contos populares, além das cirandas e brincadeiras de roda com músicas ao vivo.

FICHA TÉCNICA:

Texto: Mitat Marques e Rômullo Moraes
Direção: Augusto Pêssoa
Elenco: Mitat Marques e Rômullo Moraes
Produção, Cenário, figurino: Companhia Trilhos
Produção executiva: Maiara Viana Rodrigues
Realização: Companhia Trilhos         

SERVIÇO:

Local e Horários:
13/12 –  Sesc Campos – 10 e 14h – End. Av. Alberto Torres, 397, centro
14/12 –  Sesc Barra Mansa – 10 e 14h – End. Av. Tenente José Eduardo, 560
20/12 – Sesc Tijuca – 10 e 14h – End. R. Barão de Mesquita, 539 – Tijuca
21/12 – Sesc Niterói – 10 e 14h – End. R. Padre Anchieta, 56 – São Domingos
22/12 –  Sesc São Gonçalo – 10 e 14h – End. Av. Presidente Kennedy, 755

Ingressos: GRATUITOS
Duração: 60 min.
Classificação: Livre
Gênero: Infantil
Capacidade: 170 Lugares