Três espetáculos entram em cartaz na PUC-Rio este fim de semana

Estreiam neste fim de semana três espetáculos teatrais no campus da PUC-Rio. O Projeto Repertório, experiência proposta pela professora Ana Kfouri, coordenadora do curso de Artes Cênicas da PUC-Rio, deixará em cartaz no campus da Universidade três peças até o dia 2 de julho: Obsessões. Anánkê e Boca de Miséria. Montados em diferentes espaços do campus, explorando espaços não convencionais, como a Vila dos Diretórios, por exemplo, os espetáculos foram produzidos por mais de 30 alunos do curso de Artes Cênicas.

Em cartaz toda sexta-feira, às 20h, no Laboratório de Artes Cênicas, a peça Obsessões apresenta o trabalho desenvolvido pelos alunos em 2015. Nesta montagem, os personagens conhecidos das peças de Nelson Rodrigues, como a Das Dores (Doroteia), Silene (Sete Gatinhos) e Boca de Ouro (Boca de Ouro) aparecem em cenas criadas pelos alunos, tendo como mote o sentido trágico presente na dramaturgia do autor.

Utilizando vários espaços do campus como palco, o espetáculo Anánkê é uma reunião de textos de vários dramaturgos, entre eles Clarice Lispector, João Cabral de Melo Neto e Fernanda Young. O projeto é resultado da montagem realizada pelos alunos da disciplina Projeto Atuação no segundo semestre de 2016 e cria um campo de sensibilização entre o ator e o público, a partir de um mergulho poético e político. Por ser um espetáculo itinerante, o público é limitado a 16 pessoas.

A terceira montagem será Boca de Miséria, uma adaptação de textos de Hilda Hilst, que explora o espaço da Vila dos Diretórios da Universidade. O trabalho é o produto de duas disciplinas – A palavra como campo de forças, da professora Ana Kfouri, e Projeto SOM, do professor Daniel Castanheira, que promoveram um estudo em torno da obra da autora. A montagem fica em cartaz aos sábados e domingos, às 19h.

Os espetáculos fazem parte do Projeto Repertórios e são dirigidos pela coordenadora do projeto, a professora Ana Kfouri, com montagem, dramaturgia e produção dos alunos do curso de Artes Cênicas da PUC-Rio. As peças são gratuitas e abertas ao público, com distribuição de senhas 30 minutos antes do início.

– São espaços pensados com a dramaturgia. Há todo um trabalho de teatro contemporâneo, de um pensamento da não-representação, que significa uma não-hierarquização das coisas: tudo está dizendo – finaliza a professora.

Serviço

Projeto Repertório – apresentação de espetáculos de alunos do curso de Artes Cênicas

Local: Campus da PUC-Rio (Rua Marques de São Vicente, 225 – Gávea).
Gratuito – Distribuição de senhas 30 minutos antes do espetáculo

Obsessões 
Dias: 5, 12, 19 e 26 de maio e 2, 9, 16, 23 e 30 de junho.
Local: LAC (Edifício Cardeal Leme).
Horário: sextas-feiras, às 20h.
Duração: 1h.
Capacidade: 60 lugares

ANÁNKÊ
Dias: 6, 13, 20 e 27 de maio; 4, 11, 18 e 25 de junho e 2 de julho.
Local: Exterior do LAC.
Horário: sábados de maio e domingos de junho e julho, às 16h.
Duração: 50 minutos
Capacidade: 16 lugares

Boca de Miséria
Dias: 6, 7, 13, 14, 20, 21, 27 e 28 de maio; 3, 4, 10, 11, 17, 18, 24 e 25 de junho e 1º e 2 de julho.
Local: Vila dos Diretórios.
Horário: sábados e domingos, às 19h.
Duração: 2h20
Capacidade: 60 lugares

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.