24.6 C
New York
junho 16, 2019
Notícias

Tree House Community Brasil promove curso de marcenaria para mulheres

Iniciada em junho de 2012, a partir do projeto “World Tree House Project” apresentado na Rio +20 (pelo alemão Filip Klingspie, com a construção de uma Casa na Árvore com modelo de construção sustentável), a Tree House Community Brasil (THC Brasil) é composta por uma equipe de construtores que realizam uma grande jornada de bioconstruções (projetos sustentáveis) de casas nas árvores pelo Brasil, entre outros projetos. Um destes projetos é o curso de marcenaria exclusivamente para mulheres, que se destaca pelo caráter de ensino e empoderamento de mulheres, já ultrapassando 40 edições.

Nos dias 25 e 26 de maio (das 13h às 18h), realiza mais uma edição desta oficina na cidade do Rio de Janeiro (RJ), no bairro de São Cristovão, para uma turma de 10 mulheres de todas as faixas etárias. Com conteúdo teórico e prático e material oferecido, as alunas conhecem e aprendem a manusear ferramentas elétricas e manuais como parafusadeira, furadeira, lixadeiras, tico tico, serra, pé de cabra, martelo, serrotes e grampos, e também são ensinadas a reconhecer materiais de reaproveitamento e demolição. O objetivo final do curso é a construção de um banco de três lugares, em grupo, de madeira reaproveitada, desde o processo do preparo da madeira até o acabamento.

Como uma iniciativa empoderadora: curso de marcenaria para mulheres — afinal, se poder fazer reparos já é uma satisfação, imagina criar as suas próprias peças?!

A ideia do curso surgiu de um simples conserto elétrico, quando um dos membros da equipe Tree House Community Brasil recebeu um pedido para consertar o chuveiro de amigas vizinhas. A solução do problema era tão simples, que ele incentivou as próprias moradoras a consertarem a partir das instruções que daria. Elas ficaram surpresas com a facilidade e lamentaram o fato de, mesmo assim, sempre dependeram dos outros em situações como essa, e também desabafaram sobre como se sentem ameaçadas ao receber estranhos em casa para eventuais consertos. “Neste momento, elas mesmas sugeriram um curso que ensinasse técnicas para ajudar a conquistar mais autonomia e liberdade em um espaço onde pudessem ficar à vontade para aprender, sem se sentirem intimidadas pelos olhares e comentários machistas, caso o curso fosse misto”, conta Gabriel Miranda, representante da TCH Brasil e professor no curso de marcenaria para mulheres.

Objetivo do curso:
Proporcionar um espaço acolhedor, prazeroso e encorajador para as mulheres explorarem sua criatividade e suas habilidades livremente, se empoderando com os ensinamentos teóricos e práticos sobre marcenaria, utilizando madeira reaproveitada de pallets, demolição e outros.

Será construído um banco de três lugares, em grupo, de madeira reaproveitada, desde o processo do preparo da madeira até o acabamento.

Professor:
Gabriel Miranda é marceneiro e carpinteiro há sete anos, e construtor de casas em árvore pela empresa Tree House Community Brasil. Possui vasta experiência em facilitação de oficinas e workshops também pela Tree House Community Brasil, já tendo oferecido mais de 40 edições do Curso de marcenaria para mulheres, em mais de quatro estados do Brasil.

Programação do dia 25 de Maio – das 13h às 18h
– Apresentação da Equipe Tree House Community Brasil
– Apresentação das ferramentas (teoria e prática)
– Reconhecimentos dos materiais de reaproveitamento e demolição
– Projeto (banco)

Programação do dia 26 de Maio – das 13h às 18
– Execução do projeto
– Acabamento

Ferramentas utilizadas durante o curso:

– elétricas: parafusadeira, furadeira, lixadeira angular, lixadeira roto orbital, tico tico, plaina e serra meia esquadria

– manuais: pé de cabra, turquesa, martelo, serrote, serrote de costa, grampo C, grampo F, esquadro combinado, falso esquadro, grosa e plaina

SERVIÇO:
Curso de marcenaria para mulheres – Tree House Community Brasil

Dias e horários:
Sábado e domingo 25 e 26 de maio, de 13h às 18h
Local: Galpão 333 – Rua do Bonfim 333 – São Cristóvão, Rio de Janeiro – RJ
Realização: Tree House Community Brasil

Contribuição: R$350 (antecipado até 24 de maio – para dois dias de curso com carga horária de 10 horas e todo o material incluso / com café da tarde)

Turma para 10 mulheres.
Gênero: feminino exclusivamente
A confirmação se dá através do depósito e envio do comprovante para o e-mail: t3hcbr@gmail.com.

Evento no facebook:
Curso de Marcenaria para Mulheres – RJ (https://www.facebook.com/events/356861948270061/)
Álbum de fotos: https://www.facebook.com/pg/t3hcbr/photos/?tab=album&album_id=1559527204098435

Conta bancária:

Banco Santander
AG:2259 | Cc: 01017801-2
CPF: 663.513.327-53 – Liliane P Miranda

Obs.: em caso de desistência, é obrigatório entrar em contato pelo e-mail até 72h antes do curso (antes do prazo para pagamento da segunda parcela no caso de parcelamento) para a devolução integral do valor. Não será feita a devolução do valor da inscrição caso a desistência for comunicada com menos de 24h de antecedência.

A Tree House Community Brasil (THC Brasil)
Iniciada em junho de 2012, a partir do projeto “World Tree House Project” apresentado na Rio +20 (pelo alemão Filip Klingspie, com a construção de uma Casa na Árvore com modelo de construção sustentável), a Tree House Community Brasil é composta por uma equipe de construtores que realizam uma grande jornada de bioconstruções (projetos sustentáveis) de casas nas árvores pelo Brasil, entre outros projetos.

A Tree House Community Brasil foi iniciada em junho de 2012 através da iniciativa de Filip Klingspie (natural da Alemanha, atualmente vive em Auroville, Tamil Nadu, Sul da Índia), que desenvolveu e apresentou o projeto “World Tree House Project” (a construção de uma Casa na Árvore com modelo de construção sustentável) na Rio +20 – 2012, mais especificamente dentro do evento Nova Terra.

Durante este projeto, Filip idealizou formar (e formou) uma equipe de construtores com experiências diversas em marcenaria, arquitetura, engenharia, meio-ambiente e bioconstrução, por exemplo, iniciando uma grande jornada de bioconstruções de casas nas árvores pelo país. A equipe THC Brasil atende hoje muitos chamados para construções de casas nas árvores, com projetos que podem ser adaptados às muitas condições ambientais e biodiversidade presentes nos diversos biomas da imensa geografia brasileira, além de promover projetos de menor amplitude como oficinas, construções de móveis, restauro, poda de árvore, construção de telhados e ações relacionadas. Nestes sete anos, existem mais de 10 casas construídas em diferentes estados e algumas são monitoradas com o objetivo de observar reações e comportamentos, vislumbrando uma construção experimental e intuitiva.

As Casas nas Árvores podem servir como uma simples e acolhedora moradia, oferecendo espaço para uma sala de estar e outras acomodações; pode ser uma casa para crianças; uma casa confortável para adultos; pode ser usada como observatório; plataforma para tirolesa, mirante, plataforma para arborismo, um ninho, um refúgio.

Casas nas Árvores é uma forma de abraçarmos as árvores, fazer construções de baixo impacto e integrados a natureza; casas dinâmicas que balançam com o vento, recebem a energia do sol e podem ser equipadas com mecanismos que facilitam as atividades do dia a dia. As Casas nas Árvores podem ser integradas a sistemas produtivos de alimentos, hortas suspensas e sistemas agroflorestais proporcionando mais dinâmica e sustentabilidade a seus moradores.

A THC é guiada por princípios sustentáveis e suas construções são feitas com técnicas que não ferem as árvores, integradas a forma da copa e espécie da árvore, com material leve, reutilizável e madeira reciclada e/ou caídas na floresta. O processo de  bioconstrução nas alturas de uma copa da árvore é orgânico e requer atenção integral e segurança própria para essa atividade.

Atualmente, a THC Brasil tem como um dos principais responsáveis e representantes o marceneiro e bioconstrutor Gabriel Miranda, quem também ministra as oficinas de marcenaria para mulheres (que em 2019 já possui mais de 40 edições realizadas).

Mídias Sociais:
Fanpage – https://www.facebook.com/t3hcbr/
Instagram – https://www.instagram.com/t3hcbr/
Site: http://www.treehousecommunity.net/

Posts relacionados

Joker´s Sport Bar promove torneio de pôquer e garante 10 vagas no WSOP Circuit Brazil 2018 no Rio

Redação

Museu do Amanhã promove nova edição do Programa Evidências das Culturas Negras

Redação

Roberto Marttini recebe o prêmio Mio Vacite por promover a causa cigana

Redação

Em clima de emoção, Djalma Sabiá recebe o título de Presidente de Honra do Salgueiro

Redação

Desirée Oliveira volta aos palcos após anunciar segunda gravidez

Redação

Game XP 2018: Warner Bros. traz lançamento do jogo LEGO DC Super-Villains

Redação

Deixe um comentário