Tragédia de Shakespeare é tema de curso no Rio

O projeto Psicanálise & Cinema, da Sociedade Brasileira de Psicanálise do Rio de Janeiro (SBPRJ), promove  o curso “Hamlet do palco ao divã (passando pelo cinema)”, com encontros semanais a partir de 21 de março, às terças-feiras, das 20h às 22h. Os primeiros cinco encontros do curso serão dedicados ao estudo de cada um dos cinco atos da tragédia de Shakespeare, a partir dos trechos correspondentes de um filme que traz o texto integral da peça.

A partir do sexto encontro serão apresentadas e debatidas algumas visões psicanalíticas sobre a peça: Freud, Jones, Lacan, Sibony e Kohut, entre outros. Estão previstas apresentações de trechos de outros filmes baseados na peça e um filme sobre a versão original da lenda antes de Shakespeare reformatar o enredo de modo mais aprofundado. O curso será ministrado pelo crítico de cinema e psicanalista Luiz Fernando Gallego e a previsão é de que tenha de 10 a 15 encontros. O custo será de R$ 20,00 por aula.

As aulas serão na sede da SBPRJ (Rua Davi Campista, 80, no Humaitá). Os interessados podem se inscrever pelo telefones 2537-1333 e 2537-1115.