-2.5 C
New York
janeiro 17, 2019
Exposição

Tomaz Viana realiza última visita guiada de sua exposição na Caixa Cultural

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro recebe, no dia 18 de agosto de 2018 (sábado), às 16h, o artista Tomaz Viana, o Toz, para a última visita guiada da sua exposição Toz – Cultura Insonia. O passeio tem entrada franca, com 50 senhas distribuídas a partir das 15h. A mostra, que fica em cartaz até 26 de agosto (domingo) e já contou com 18 mil visitantes, revela novos contornos do personagem Insonia, uma entidade noturna e onipresente.

Durante a visita, Tomaz contará um pouco da história dos integrantes da civilização Insonia, suas influências, o desenvolvimento de sua cultura, a relação com sua história, sua genealogia e o vínculo com novas raízes. O público poderá conferir 10 telas e esculturas de materiais diversos, manequins especialmente criados para este projeto com pinturas e figurino pensados e elaborados pelo artista e sua equipe, além de uma grande instalação interativa.

A CAIXA investiu mais de R$ 385 milhões em cultura nos últimos cinco anos. Em 2018, nas unidades da CAIXA Cultural em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, está prevista a realização de 244 projetos de Artes Visuais, Cinema, Dança, Música, Teatro e Vivências.

 

Sobre Tomaz Viana:

Tomaz Viana nasceu em Salvador, em 1976. Formado em Arte e Design, mora e trabalha no Rio de Janeiro. Grafitando há cerca de 20 anos, participou de vários eventos no Brasil e no exterior. A partir de 2013, Toz inicia a pintura de painéis de grandes tamanhos, entre eles, o painel de grafite de 2000m2, localizado na região histórica do Pier Mauá, no Rio de Janeiro, e a fachada de 80 metros de altura do Hotel Marina, na praia do Leblon, Rio de Janeiro, em 2015.

Os diferentes personagens que integram sua obra estão espalhados em diversas cores e padronagens nos muros da cidade, em bairros como Jardim Botânico, Gávea, Rio Comprido, Catumbi, Santa Teresa e Zona Portuária. Internacionalmente, já realizou trabalhos em Paris, Genebra, Lisboa e Miami.

O desenvolvimento dos seus dois últimos personagens – Insonia e Vendedor de Alegria – marca o início de uma nova etapa em sua obra, onde passa a trabalhar com novos padrões. A temática da passagem da noite para o dia, materializada nesses dois personagens, permite uma nova cartela de cores. A técnica do spray é complementada com tinta óleo e diversos materiais para detalhes e contornos.

Em 2014, fez sua primeira exposição institucional individual: Metamorfose, no Centro Cultural Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro. No ano seguinte, 2015, abre sua primeira exposição individual em Paris com a Instalação Vendedor de Alegria, que ficou exposta entre agosto e novembro, em parceria com o Projeto SCOPE da Prefeitura do 13°Arrondissement de Paris.

Em 2016, foi convidado para realizar dois painéis de grafite indoor em Nova York (Chelsea) e Hong Kong (Wan Chai) e, no final do mesmo ano, veio o convite da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira para pintar um carro alegórico do Carnaval de 2017.

Serviço:

Visita guiada na exposição Toz – Cultura Insônia
Entrada Franca (com distribuição de 50 senhas a partir das 15h)
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 3 (Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro – Metrô e VLT: Estação Carioca)
Data: 18 de agosto de 2018 (sábado)
Horário: 16h
Informações: (21) 3980-3815
Visitação: Até 26 de agosto (domingo)
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h
Classificação Indicativa: Livre
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Acesso para pessoas com deficiência

Posts relacionados

Sofitel Ipanema encerra 2018 com exposição coletiva ‘VIAJANTES’

Redação

Artista catalão Román Bonet é convidado de coletiva na Galeria Metara

Redação

Mostra reúne fotos não conhecidas pelo público, réplicas de objetos pessoais e músicas de diversas fases da carreira do artista.

Redação

Zé Carlos Garcia na Cassia Bomeny Galeria

Redação

Colchões viram uma instalação cenográfica em exposição no Centro Cultural Correios

Redação

“A Pequena África e o MAR de Tia Lúcia” inaugura no Museu de Arte do Rio

Redação

Deixe um comentário