25.3 C
Rio de Janeiro
novembro 14, 2018
Exposição

Tomaz Viana realiza última visita guiada de sua exposição na Caixa Cultural

A CAIXA Cultural Rio de Janeiro recebe, no dia 18 de agosto de 2018 (sábado), às 16h, o artista Tomaz Viana, o Toz, para a última visita guiada da sua exposição Toz – Cultura Insonia. O passeio tem entrada franca, com 50 senhas distribuídas a partir das 15h. A mostra, que fica em cartaz até 26 de agosto (domingo) e já contou com 18 mil visitantes, revela novos contornos do personagem Insonia, uma entidade noturna e onipresente.

Durante a visita, Tomaz contará um pouco da história dos integrantes da civilização Insonia, suas influências, o desenvolvimento de sua cultura, a relação com sua história, sua genealogia e o vínculo com novas raízes. O público poderá conferir 10 telas e esculturas de materiais diversos, manequins especialmente criados para este projeto com pinturas e figurino pensados e elaborados pelo artista e sua equipe, além de uma grande instalação interativa.

A CAIXA investiu mais de R$ 385 milhões em cultura nos últimos cinco anos. Em 2018, nas unidades da CAIXA Cultural em Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo, está prevista a realização de 244 projetos de Artes Visuais, Cinema, Dança, Música, Teatro e Vivências.

 

Sobre Tomaz Viana:

Tomaz Viana nasceu em Salvador, em 1976. Formado em Arte e Design, mora e trabalha no Rio de Janeiro. Grafitando há cerca de 20 anos, participou de vários eventos no Brasil e no exterior. A partir de 2013, Toz inicia a pintura de painéis de grandes tamanhos, entre eles, o painel de grafite de 2000m2, localizado na região histórica do Pier Mauá, no Rio de Janeiro, e a fachada de 80 metros de altura do Hotel Marina, na praia do Leblon, Rio de Janeiro, em 2015.

Os diferentes personagens que integram sua obra estão espalhados em diversas cores e padronagens nos muros da cidade, em bairros como Jardim Botânico, Gávea, Rio Comprido, Catumbi, Santa Teresa e Zona Portuária. Internacionalmente, já realizou trabalhos em Paris, Genebra, Lisboa e Miami.

O desenvolvimento dos seus dois últimos personagens – Insonia e Vendedor de Alegria – marca o início de uma nova etapa em sua obra, onde passa a trabalhar com novos padrões. A temática da passagem da noite para o dia, materializada nesses dois personagens, permite uma nova cartela de cores. A técnica do spray é complementada com tinta óleo e diversos materiais para detalhes e contornos.

Em 2014, fez sua primeira exposição institucional individual: Metamorfose, no Centro Cultural Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro. No ano seguinte, 2015, abre sua primeira exposição individual em Paris com a Instalação Vendedor de Alegria, que ficou exposta entre agosto e novembro, em parceria com o Projeto SCOPE da Prefeitura do 13°Arrondissement de Paris.

Em 2016, foi convidado para realizar dois painéis de grafite indoor em Nova York (Chelsea) e Hong Kong (Wan Chai) e, no final do mesmo ano, veio o convite da Escola de Samba Estação Primeira de Mangueira para pintar um carro alegórico do Carnaval de 2017.

Serviço:

Visita guiada na exposição Toz – Cultura Insônia
Entrada Franca (com distribuição de 50 senhas a partir das 15h)
Local: CAIXA Cultural Rio de Janeiro – Galeria 3 (Endereço: Av. Almirante Barroso, 25, Centro – Metrô e VLT: Estação Carioca)
Data: 18 de agosto de 2018 (sábado)
Horário: 16h
Informações: (21) 3980-3815
Visitação: Até 26 de agosto (domingo)
Horário: de terça-feira a domingo, das 10h às 21h
Classificação Indicativa: Livre
Patrocínio: CAIXA e Governo Federal
Acesso para pessoas com deficiência

Posts relacionados

Os artistas plásticos Bruno Schimdt e Roberto Barciela apresentam a nova exposição, ‘Conexo’, no Centro Cultural Parque das Ruínas

Redação

‘Dinos Experience’ desembarca no Shopping Nova América

Redação

Exposição ‘Preto Branco’ no Espaço Furnas Cultural

Redação

Deixe um comentário