Thiago Granato leva “Trança” ao Centro de Referência da Dança

Thiago Granato (foto: David Kiers)
Thiago Granato (foto: David Kiers)

Nos dias 9, 10 e 11 de dezembro (sexta a domingo), às 19h, e sábado, com sessão extra, às 17h, Thiago Granato apresenta “Trança”, sua mais recente criação em parceria com Cristian Duarte e João Saldanha como coreógrafos convidados. A entrada é gratuita.

“Trança”  é um convite para uma jornada sensorial onde som, luz e movimento se entrelaçam e se ramificam sobre superfícies insólitas em tempos vertiginosos. Por meio de uma coreografia de mãos, Thiago Granato acelera processos de transformação onde diferentes forças são traduzidas em signos, promovendo uma investigação sobre o poder do corpo em criar contextos onde ele possa detectar novos modos de habitar, comunicar, transitar e se reinventar.

Segundo solo da trilogia produzida por uma pesquisa coreográfica desenvolvida em colaborações reais ou imaginárias entre coreógrafos mortos, vivos e que ainda não nasceram – o primeiro, “Treasured in the Dark”, abordou a presença imaterial e o legado dos coreógrafos Hijikata Tatsumi e Lennie Dale – , “Trança” tem como ignição duas breves proposições coreográficas criadas separadamente por Cristian Duarte e João Saldanha, sobre o corpo do performer e seus interesses artísticos.   Estas “solorespostas” deram vida a uma conversa coreográfica entre os dois criadores, organizada e trançada por Granato.

A trilogia faz parte do projeto “Coreoversações”, contemplado pelo Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2014, que integra pesquisa, criação, produção e formação.

Serviço:

“Trança” – Thiago Granato

Dias: 9, 10 e 11/12, sexta e domingo, 19h; sábado, 17h e 19h

Centro de Referência da Dança
(Baixos do Viaduto do Chá, s/nº – ao lado do Theatro Municipal – Centro – Tel: 11 32143249)
Classificação: livre
Duração: 50 min
Lotação: 70 lugares
Ingressos: Grátis (retirada com 30 min de antecedência)

Thiago Granato
Performer e coreógrafo brasileiro que vive e atua entre o Brasil e a Alemanha, Thiago Granato fez parte do programa de pesquisa, ensino e criação Ex.e.r.ce 8, coordenado pelo coreógrafo Xavier Le Roy, no Centre Chorégraphique National de Montpellier (FR) e durante os anos de 2013 e 2014 foi residente da Akademie Schloss Solitude – Sttugart (ALE). Ao longo de sua carreira, desenvolveu trabalhos em colaboração com diversos artistas da dança no Brasil e no exterior e assinou os trabalhos “Plano B” (2008), “We Are Not Superficial, We Love Penetration” (2008), “Tombo” (2009), “Basement” (2011), “This is Concrete” (2012) e “Treasured in the Dark” (2015).

www.thiagogranato.com

Ficha técnica

Concepção, Direção e Performance: Thiago Granato | Assistente de direção: Sandro Amaral | Coreógrafos convidados: Cristian Duarte e João Saldanha | Criação de luz: André Boll | Trilha sonora: Márcio Vermelho | Consultoria de figurino: Paula Ströher | Produção: Sandro Amaral, Thiago Granato e Expressão Criação e Produção Cultural