Theatro Municipal RJ recebe o concerto “Aprille Millo in Rio” – Revista

Concerto “Aprile Millo in Rio” no Theatro Municipal, dia 20/8, marca a volta da cantora americana ao tradicional palco carioca após 28 anos

Com direção de Fernando Bicudo, espetáculo terá árias e duetos de clássicos e tributo a Carlos Gomes 

No próximo dia 20 de agosto, às 17h, os amantes da ópera vão receber um presente da Secretaria de Estado de Cultura. No domingo, será apresentado no palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro o espetáculo lírico “Aprile Millo in Rio”, que reúne árias e duetos famosos do repertório clássico. Este concerto de gala reunirá alguns dos maiores cantores de nosso tempo, brasileiros e internacionais, cantando diversas das mais amadas árias do repertório operístico internacional. Com direção e concepção de Fernando Bicudo, o concerto terá cerca de uma hora e meia de duração.  

Dentre as nossas mais que especiais participações, podemos destacar a a artista americana Aprile Millo, que volta ao TMRJ após 28 anos, quando interpretou “Andrea Chénier” e foi reverenciada pelo público. No programa, clássicos de Puccini, Verdi, entre outros, além de um tributo a Carlos Gomes. O diretor Fernando Bicudo destaca também a presença de Maria Vetere, jovem revelação de soprano canadense, e a participação especial de exponentes intérpretes líricos, como os tenores Fernando Portari e Eric Herrero, além do barítono David Marcondes. Ao piano, o acompanhamento da maestrina Priscila Bomfim. A produção é de Bernardo Guerra.    

Na primeira parte do concerto, será apresentada uma seleção popular de trechos de óperas consagradas. E na segunda, um Tributo aos 180 anos de Carlos Gomes, considerado o melhor compositor de óperas das Américas.

– Também vamos comemorar os 30 anos de criação de um dos maiores espetáculos operísticos já realizados no Brasil: “Aida”, de Verdi, estrelada pela soprano Aprile Millo, consagrada mundialmente como a última grande representante da tradicional escola de canto italiana. Após temporada de 15 récitas com lotações esgotadas, o Projeto Aquarius reuniu um público recorde de meio milhão de pessoas para assistir a essa espetacular encenação completa da ópera “Aida”, de Verdi. O crítico Luiz Paulo Horta descreveu: “O Teatro levantou-se num pulo, berrando como plateia de Maracanã depois de um gol de placa” ” comenta Bicudo.

O diretor Fernando Bicudo acrescenta que “essa versão de “Aida” foi, em seguida, levada para o Metropolitan Opera, com a mesma Aprile Millo, e ganhou o Prêmio Emmy de Melhor Espetáculo das Artes Clássicas de 1989. Esta é a produção de ópera de maior sucesso de público do Metropolitan nos últimos 30 anos, e nasceu no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em 1986″, afirma o diretor. Por esse motivo, “Aida” foi uma das óperas escolhidas para ter um trecho apresentado em “Aprile Millo in Rio”, dia 20/8, no Theatro Municipal, 

Como parte desse importante projeto, antes da apresentação no Theatro Municipal, as cantoras Aprile Millo e Maria Vetere irão cantar na capela da Estátua do Cristo Redentor, no dia 17/8, às 16h, e rezar pela Paz no mundo, a diminuição da violência e de todo tipo de intolerância. Ao anoitecer, a Estátua do Cristo será iluminada de branco e vermelho, as cores da Paz e do Amor. Também são as cores nacionais do Canadá que celebra 150 anos.

PROGRAMA

1ª Parte
Puccini:  “TOSCA”  
Recondita Armonia  – FERNANDO  PORTARI
Mario! Mario! Mario!… Qual`ochio…  ” FERNANDO  PORTARI  e APRILE  MILLO
Puccini:  “LA  FANCIULLA  DEL  WEST”
Langgiù nel soledad ” APRILE  MILLO
Giuseppe Verdi:  “LA TRAVIATA”
Addio, del passato  –  MARIA  VETERE
Puccini: “LA  BOHÈME”
Che gelida manina  –  ERIC  HERRERO
Si, mi chiamano Mimi  –  MARIA VETERE
O soave fanciula ”  ERIC  H ERRERO e MARIA  VETERE
Litinio Refice:  “CECILIA”
Grazie, sorelle  –  APRILE  MILLO

Intervalo

2ª parte

TRIBUTO  A  CARLOS  GOMES:
“FOSCA” –  Quale orribile peccato –  APRILE  MILLO
“O  ESCRAVO” –  Quando nascesti tu –  FERNANDO  PORTARI
“O  ESCRAVO”  –  Sogni d` amore –  DAVID  MARCONDES

Giuseppe Verdi:  “AIDA”
Cielo! Mio padre!   –  DAVID  MARCONDES  e  APRILE MILLO

SERVIÇO

NOME DO EVENTO: “Aprile Millo in Rio”
DIA: Domingo, 20 de agosto de 2017
HORÁRIO: 17h
LOCAL: Teatro Municipal do Rio de Janeiro
ENDEREÇO: Praça Floriano, s/nº – Cinelândia
PREÇOS: R$10 a R$96
LOCAIS DE VENDA: Bilheterias do Teatro Municipal e Ingresso.com
CLASSIFICAÇÃO ETÁRIA: Censura livre
CAPACIDADE DO ESPAÇO: 2.200 lugares
TELEFONE PARA CONTATO: 2332-9191

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.