Home Destaque Mulheres que nascem com os filhos

Mulheres que nascem com os filhos

por Redação
Mulheres que nascem com os filhos

Idealizada e protagonizada por Samara Felippo e Carolinie Figueiredo, e dirigido por Rita Elmôr, MULHERES QUE NASCEM COM OS FILHOS surgiu do desejo das atrizes de investigar seus processos de transformação após os filhos. Cômica e dramática como a própria vida de mãe, a peça acompanha a trajetória do renascimento da mulher após a maternidade.

Abordando a gravidez, puerpério, criação, aceitação do corpo pós-filhos e o encontro de sua nova identidade como mulher, o trabalho busca desconstruir modelos e convidar as mulheres a pensarem na maternidade para além dos velhos rótulos.

Contando com depoimentos em vídeo de outras mulheres, a peça aborda de forma sensível, bem-humorada e sarcástica o cotidiano e os dilemas do universo da maternidade.

O processo criativo simbolizou também uma cura para essas três mulheres artistas que, através deste trabalho, puderam revisitar suas relações com a maternidade e a ancestralidade. São muitas as mães com quem dialoga a peça: jovens, maduras, solteiras, casadas, dependentes e independentes, presentes e ausentes.

A diretora/autora, Rita Elmôr conta: “A ideia e o convite para fazer essa peça veio da Samara e da Carol. Inicialmente, seria só uma comédia sobre a maternidade mas, durante os ensaios, fomos produzindo mais material escrito e o texto acabou mudando todo. Ao longo de nove meses mergulhamos nas questões da maternidade, do ser filha, ser mãe, e o que isso determina nas nossas vidas. O que recebemos das nossas mães e pais, e passamos adiante. Fomos muito fundo nessas memórias, nessas dores, foi um trabalho de cura.

A maternidade é o tema da minha vida. Eu fui mãe adolescente, aos 18 (do filho Lucas), e tinha então uma relação muito difícil com a minha mãe. Ao longo da vida, tive que me desenvolver muito para curar as dores causadas por essa relação, entender e perdoar minha mãe. Eu e ela conseguimos nos resolver, e de alguma maneira eu trouxe isto para a peça. Essa história que vai se construindo a partir do momento em que temos um filho e nos vemos como mãe. Entramos nesse baú de memórias do que é ser filha para poder encontrar mecanismos de ser mãe.

Fui mãe novamente agora, aos 46 anos (da filha Nina), e o trabalho com as meninas (logo antes da gravidez) na sala de ensaio também me ajudou muito. Foi um processo de troca intensa entre essas três filhas e essas três mães.”

As atrizes/autoras completam: 

“Eu renasci com a maternidade. Saí de uma zona de conforto e encontrei minha força e sentido na vida. Fui atrás da desconstrução para me reconstruir junto com minhas filhas. Nessa peça, quero trazer a transformação que é, em qualquer vida, a chegada de uma criança. Quero poder dar voz a essas mães, mulheres, e até pais, que buscam diariamente fazer o seu melhor na criação dos filhos. Desde que minha filha, menina negra, questionou a beleza do seu cabelo, minha vida tomou outro rumo. Fui ao encontro de um mundo racista, cruel e covarde em busca de soluções e acolhimento.”, conta Samara Felippo, mãe de duas meninas negras e criadora do canal no youtube “Muito além de cachos”.

A parceira de cena e escrita Carolinie Figueiredo, atualmente também terapeuta, completa: “A maternidade mudou completamente minha vida, inclusive no campo profissional. Eu precisei passar por um profundo processo de redefinição de valores após a chegada dos filhos. É preciso sair do automatismo de repetir com os filhos aquilo que recebemos na infância como forma de educar. O mundo mudou, as crianças mudaram e a nossa geração precisa refletir sobre uma parentalidade mais consciente.”

Serviço

ESTREIA: 14 de janeiro (6ªf), às 20h
ONDE: Teatro XP Investimentos – Jockey Club Brasileiro
. Av. Bartolomeu Mitre, 1110 – Leblon / RJ
HORÁRIOS: sextas e sábados 20h, domingos 19h / INGRESSOS: R$ 80,00 (inteira) e R$ 40,00 (meia) / COMO E ONDE COMPRAR: https://bileto.sympla.com.br/event/70826/d/120800/s/723645 / CAPACIDADE: 366 lugares / DURAÇÃO: 60 minutos / GÊNERO: comédia / CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA: 12 anos / TEMPORADA: 14 de janeiro a 13 de fevereiro

FICHA TÉCNICA

Texto: SAMARA FELIPPO, CAROLINIE FIGUEIREDO e RITA ELMÔR
Elenco: SAMARA FELIPPO e CAROLINIE FIGUEIREDO
Direção, Cenografia e Trilha Sonora: RITA ELMÔR
Figurino: MEL AKERMAN e MÔNICA XAVIER
Iluminação: PAULO CESAR MEDEIROS
Projeto Gráfico: RAQUEL ALVARENGA
Direção de Produção: CAIO BUCKER
Produção Executiva e Turnê: RICARDO FERNANDES
Realização: BUCKER PRODUÇÕES ARTÍSTICAS e SEM CARTILHA PRODUÇÕES
Assessoria de Imprensa: JSPONTES COMUNICAÇÃO – João Pontes e Stella Stephany

SAMARA FELIPPO

Atriz há 20 anos, escritora e produtora, é mãe de Alícia (9 anos) e de Lara (5 anos). Trabalhou por 16 anos da Rede Globo, na Rede Record e atuou em 10 peças e 3 filmes. Escreveu por anos no blog “Liberte a mãe” .

Samara é mãe de duas meninas negras e lançou um canal no youtube chamado “Muito além de cachos”, que conta com 80 mil inscritos. O canal aborda questões como representatividade, empoderamento infantil e racismo.

CAROLINIE FIGUEIREDO

Atriz desde os 8 anos de idade, pausou sua carreira para se dedicar à maternidade e aos novos chamados profissionais que surgiram após o nascimento dos filhos.

Hoje é formada como doula e educadora perinatal. Há 5 anos escreve sobre empoderamento feminino e materno. É formada pela Positive Discipline Association como educadora parental certificada. É terapeuta pelo Thetahealing e atende mulheres do mundo inteiro.

Carolinie idealizou o Maternidade Consciente, um encontro virtual assistido por mais de 20 mil pessoas pelo mundo entre 2014 e 2016. Criou o programa online “Disciplina Positiva na Prática”, que transforma mais de 200 famílias presentes no seu curso. Por meio de seus encontros, ajuda mulheres a ressignificarem suas próprias histórias e a reconstrução pessoal e profissional após os filhos.

Matérias relacionadas

Deixe um comentário