O Festival De Dramaturgia: Jornadas Heroicas Possíveis será realizado nos dias 13, 14, 15, 20, 21 e 22 de abril de forma gratuita pelo Youtube. Idealizado pelo Núcleo de Pesquisa Drama Seis e com produção da Romã Atômica, a proposta do evento é ampliar a discussão sobre dramaturgia e tem como proposta de interface a obra O Herói de Mil Faces, de Joseph Campbell. A obra serviu para novos autores criarem textos com abordagens que desafiavam a estrutura estabelecida da Jornada do Herói.
A programação inclui uma mostra audiovisual, sempre às 18h30, em formato online de seis dramaturgias de textos curtos. Foram selecionadas pelo edital: Pra Santo Comer, de Rafael Cristiano; Cicatriz Anciã, de Denizart Fazio; Kalunga, de Monalisa Silva; Cachorro De Rua, de Lucas Venturin; O Empréstimo, de Danilo Dal Lago; e Body.Exe, de Roberto Simão.
Já as aulas abertas ocorrem às 19h30 com artistas convidados que discutirão o próprio trabalho em fricção com alguns aspectos presentes na Jornada do Herói. Os convidados e os títulos das aulas são: Silvia Gomez (Heroína Cósmica Com Cheiro De Sundown); Daniel Veiga (A Telenovela E A Jornada Melodramática); Cláudia Barral (Uma Leitura Psicanalítica De Campbell Na Contemporaneidade: A Jornada De Uma Dramaturga); Jé Oliveira (Narrativas Anti-Heroicas: Farinha Com Açúcar E Racionais MC’s); Janaína Leite (Autobiografia Como Despossessão); e Matteo Bonfitto (Dispositivos Dramatúrgicos E Heroicidades Aporéticas). A programação completa está logo abaixo.
“É possível perceber elementos da Jornada do Herói identificada por Campbell em muitas das narrativas contemporâneas — não só naquelas assumidamente ficcionais, mas também na política, por exemplo, ou em outras formas de organização coletivas. Com o festival, procuramos discutir ou desafiar essa estrutura e inserir no debate novas perguntas e personagens. As seis dramaturgias selecionadas são materiais muito diversos entre si e a mostra audiovisual também explora essa pluralidade”, ressalta Elenice Zerneri, do Drama Seis.
Uma revista virtual será lançada no dia 29 de abril e vai compilar tudo o que foi realizado no festival: as seis dramaturgias selecionadas, com textos críticos correspondentes (elaborados pelos integrantes do Drama Seis: Breno Rosa-Gomes, Bruna Varga, Elenice Zerneri, Lara Duarte, Rafael Arruda e Thais Ribeiro), imagens e ficha técnica dos materiais audiovisuais e, por último, textos dos artistas convidados já citados, que abordarão sínteses de suas aulas.
PROGRAMAÇÃO – https://festivaldedramaturgia.com.br
Dia 13 de abril, terça-feira
18h30: Pra Santo Comer, texto de Rafael Cristiano
Sinopse: A comida do Santo foge. Dô e Tinha conversam. Precisam decidir se vão em busca da galinha pelo bairro ou se ficam e esperam. Esperam. Dô vai e Tinha fica. E quando volta, volta sem a galinha.
19h30: Aula aberta com Silvia Gomez – Heroína Cósmica Com Cheiro De Sundown
Dia 14 de abril, quarta-feira
18h30: Cicatriz Anciã, texto de Denizart Fazio
Sinopse: E se ninguém reconhecer o herói? Se na volta para casa ele pudesse ouvir as histórias dos que ficaram. Como as pessoas que permaneceram no mesmo lugar podem ter uma cicatriz desse tamanho? Tendo como disparador o poema épico A Odisseia, o trabalho aborda a recusa de Euricleia em reconhecer Ulysses como herói.
19h30: Aula aberta com Daniel Veiga, A Telenovela E A Jornada Melodramática
Dia 15 de abril, quinta-feira
18h30: Kalunga, texto de Monalisa Silva
Sinopse: Kalunga investiga as possibilidades de ficção através da memória. Um corpo utiliza estrategicamente a imaginação, a mentira e a ginga. O objetivo é inventar passado e futuro.
19h30: Aula aberta com Cláudia Barral, Uma Leitura Psicanalítica De Campbell Na Contemporaneidade: A Jornada De Uma Dramaturga
Dia 20 de abril, terça-feira
18h30: Cachorro De Rua, texto de Lucas Venturin
Sinopse: Um cachorro morre e apodrece em terreno baldio. Meninos, jovens e homens passam por ele em um misto de curiosidade e aversão. Ficam tristes. Em jornada que incorpora a estética da cultura pop, seus relatos se transformam em hip hop, palavra cantada e declamação.
19h30: Aula aberta com Jé Oliveira, Narrativas Anti-heroicas: Farinha Com Açúcar E Racionais MC’s
Dia 21 de abril, quarta-feira
18h30: O Empréstimo, texto de Danilo Dal Lago
Sinopse: Mauro precisa quitar seu aluguel para não ser despejado. Mauro não encontrou lugar melhor para se esconder que não seu maior – e único – bem. Mauro pode ser qualquer um de nós.
19h30: Aula aberta com Janaína Leite, “AUTOBIOGRAFIA COMO DESPOSSESSÃO”
Dia 22 de abril, quinta-feira
18h30: Body.Exe, texto de Roberto Simão
Sinopse: Eles não venceram a última fase e mesmo assim avançaram no jogo. Agora o desafio da fase anterior se aproxima novamente. Será que eles vão superar e vencer o desafio ou pular e passar para a próxima fase mais uma vez?
19h30: Aula aberta com Matteo Bonfitto, Dispositivos Dramatúrgicos E Heroicidades Aporéticas
Festival De Dramaturgia: Jornadas Heroicas Possíveis
Dias do Festival: 13, 14, 15, 20, 21 e 22 de abril
Mostra De Dramaturgia De Textos Curtos: De terça a quinta, às 18h30
Aulas: De terça a quinta, às 19h30
*Publicação de revista digital: 29 de abril, quinta-feira, às