A segunda edição do projeto Interações Acrobáticas acontece de 27 de janeiro a 13 de março, com programação gratuita via plataforma Zoom, sempre às quartas-feiras às 20h, seguidas de bate-papo com os participantes. A cada apresentação, o espectador confere duas performances de artistas do Rio de Janeiro, São Paulo ou Bahia que irão reunir diferentes linguagens acrobáticas que transitam entre a dança contemporânea, o hip hop, o krump, o voguing, a capoeira, o breaking, o circo e o parkour. A temporada inclui ainda oficinas de dança online ministradas aos sábados das 10h às 12h e das 14h às 16h, com a oferta de 24 vagas por dia a serem preenchidas por ordem de chegada.
“A dança acrobática é um estilo que surge da mistura de elementos da acrobacia com diferentes modalidades da dança. Ela carrega em sua essência a natureza, a atitude e a forma de diversos ambientes sociais e culturais. Falar sobre dança acrobática é falar sobre o cruzamento de linguagem e do encontro entre muitas áreas do conhecimento”, afirma Helena Heyzer, idealizadora do projeto, mediadora do bate-papo e curadora do evento ao lado de João Mandarino e Fernando Nicolini.
O bailarino Daniel de Oliveira “Kiri” abre o festival com a performance “Sensorial”, onde ele convida o público a mergulhar no universo do breaking. A companhia baiana Delá Praká, composta por Marina Collares e Ronan Santos, encerra a noite com a performance “Embira”, onde os artistas unem dança contemporânea e acrobacias em dupla, criando movimentos fluidos onde a virtuosidade aparece como surpresa. No dia 03\02, Juliete se apresenta com “Mother Buraco Negro Cosmos”, número que exalta a força feminina. Com “Cabeça em Sala” Bruno Duarte explora o Krump e a dança contemporânea para relatar a experiência de criar seu próprio universo artístico dentro de casa . No dia 10\02, Tayane Almeida apresenta “Bases no Corpo”, onde brinca com as possibilidades do equilíbrio com as transições acrobáticas. Júlio Rocha traz a performance “De Que Lado Estou?” para falar da mistura de movimentos entre a capoeira, o hip hop e as acrobacias.
No dia 24\02, Phelipe Young e Renata Barcellos apresentam “Olhar ProFundo”, que é inspirado na lenda chinesa “O Sapo e o Poço”, que fala sobre estar em um lugar onde não consegue enxergar a imensidão do mundo até alguém lhe estender a mão. João Mandarino traz “Alvorada”, uma reflexão sobre gestar um outro corpo a partir da sua experiência de ser pai. No dia 03\03, Guilherme Gomes apresenta o solo de dança contemporânea “Sol Interior”, inspirado na obra “Um sol para esse momento de Clausura”, do artista plástico Feliciano Centurión, para abordar a solidão interior em tempos de pandemia. A bailarina Helena Heyzer apresenta “A espera é o motivo. Dançar é urgente”. Inspirado no poema “Alma Ancestral”, da escritora afro equatoriana Aida Baudista, a artista transita entre os lugares do real e do imaginário dentro da sua casa.
Encerrando o festival no dia 10\03, o paulistano Diogo Granato apresenta a performance “AcroCasa”, uma exploração itinerante pela própria casa usando dança acrobática, parkour e improviso, e também Natasha Jascalevich com “O Jantar Ideal”. Ansiedade, a idealização da pessoa amada, o preparo da receita perfeita, a escolha de um bom vinho são os ingredientes dessa performance cheia de humor e contorcionismo.
“Não iremos e nem queremos trocar o modelo presencial pelo virtual, porém vimos que é possível se adaptar e criar novas possibilidades de se estar em coletivo e de se fazer um evento. Nesse modelo de apresentação foi possível ter um público de vários estados do Brasil e também de outros países como Suíça, França e Portugal”, destaca Helena, acrescentando que nesta segunda edição o projeto conta com assistente de sala, profissional que irá até a casa dos artistas para fazer a preparação espacial e a iluminação da performance aprimorando a qualidade da apresentação e da transmissão.
O projeto Interações Acrobáticas tem o apoio do fomento à Todas as Artes – Lei Aldir Blanc da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro e da Secretaria Municipal de Cultura.
Helena Heyzer – idealizadora e coordenadora
Bailarina, professora e idealizadora do projeto Interações: Processos de Criação em Dança Acrobática. Formada no curso técnico e licenciada pela Faculdade Angel Vianna, onde desde 2014 leciona no Curso Livre de Dança Acrobática. Iniciou em 2013 sua trajetória no Circo pelo Profac – Programa de Formação do Artista do Circo no Crescer e Viver, e desde então une as linguagens do Circo e da Dança em seus trabalhos artísticos e pedagógicos. A artista é intérprete/criadora do solo de dança acrobática “Feito Fio Fosse Teia”, com direção de Paulo Mantuano, apresentado em diversos festivais e mostras. Criadora, fundadora e ex-coreógrafa da ala de dança do bloco de carnaval AGYTOÊ. Atualmente é integrante do Grupo Monjuá e está em processo de criação com o espetáculo de circo, dança e teatro Magote”.
Oficina
As oficinas gratuitas são destinadas ao público em geral com idade acima de 16 anos.
Serão 24 vagas por dia a serem preenchidas de acordo com a ordem de chegada.
Cronograma
30/01
Daniel Kiri – Oficina de Breaking – 10h
Cia Dela Praká – Oficina de Dança Acrobática – 14h
06/02
Juliete – Oficina de Voguing – 10h
Bruno Duarte – Krump em Movimento – 14h
11/02 (Quinta – feira)
Tayane Almeida – Bases no Corpo – 10h
Júlio Rocha – Contemporary Move – 14h
27/02
Phelipe Young e Renata Barcellos – Oficina de Dança Acrobática- 10h
João Mandarino – CPM, Consciência, potência e movimento – 14h
06/03
Helena Heyzer – Corpo Invertido – 10h
Guilherme Gomes – O corpo na Cena – 14h
13/03
Natasha Jascalevich – Yoga para acrobatas – 10h
Diogo Granato – Oficina de Dança Acrobática – 14h
Serviço
Interações Acrobáticas
Temporada: 27\01 a 10\03
Hora: às 20h
Local: Zoom (link no @interacoesacrobaticas no instagram e facebook)
ingresso: gratuito
duração: 90 minutos
capacidade: ilimitada
Programação
27/01
Daniel de Oliveira “Sensorial”
Cia Delá Praká “Embira”
03/02
Juliete “Mother Buraco Negro Cosmos”
Bruno Duarte “Cabeça em Sala”
10/02
Tayane Almeida “Bases no corpo”
Julio Rocha “De que Lado Estou”
24/02
João Mandarino “Alvorada”
Phelipe Young e Renata Barcelos “Olhar ProFundo”
03/03
Helena Heyzer: “A espera é o motivo. Dançar é urgente”
Guilherme Gomes “Sol Interior”
10/03
Natasha Jascalevich “O Jantar Ideal”
Diogo Granato “AcroCasa’
Ficha técnica
Idealização,coordenação e apresentação : Helena Heyzer
Curadoria: João Mandarino e Helena Heyzer
Produção Executiva: Fernando Nicolini
Design gráfico: Bia Vinzon
Comunicação de mídias sociais: Ana Luiza Gonçalves
Assistentes de sala: Daniel Ernesto Poitteven e Dodô Giovanetti
Artistas :
Bruno Duarte
Cia Delá Praká –
Daniel de Oliveira – “Kiri”
Diogo Granato
Guilherme Gomes
Helena Heyzer
João Mandarino
Juliete
Júlio Rocha
Natasha Jascalevich
Phelipe Young
Renata Barcellos
Tayane Almeida