Tacy de Campos lança seu 1º álbum, “Manifesto da Canção” no Solar de Botafogo

Show de lançamento – 19 de abril

Tacy (foto: Camila Mira)
Tacy (foto: Camila Mira)

Sucesso nos palcos com Cássia Eller, O Musical, a curitibana Tacy de Campos se prepara para alçar novos voos. No dia 19 de abril a cantora lança seu primeiro disco, Manifesto da Canção no Solar de Botafogo com participação especial do músico Fernando Caneca Neto.

“Comecei tocando em bares no estilo voz, violão e cajon. Mas sempre quis ter uma banda de rock por ter mais a ver com meu tipo de música. Essa foi minha primeira experiência no estúdio gravando e aprendi muito. Esse álbum é uma reflexão sobre o mundo, a partir dos meus pensamentos, de tudo que ouço e leio e da minha vivência musical”, explica a cantora.

O show tem produção assinada por Joana Motta, com grandes sucessos no currículo como Tim Maia e Cazuza, entre outros. A direção musical fica por conta de Alexandre Elias. O repertório traz releituras de Jorge Mautner, Itamar Assumpção, Titãs, Pitty, Jimi Hendrix e canções dos compositores cariocas Toni Costa e Wagner José. “A Tacy é uma compositora madura e inteligente. O trabalho dela tem um som de muita personalidade, construído artesanalmente por ela e pela banda, com uma integração e um entrosamento que a gente só vê nas genuínas bandas de rock and roll da melhor qualidade”, afirma Alexandre.

As 10 faixas do álbum mostram o trabalho minucioso de composição da cantora, que assina todas as faixas, entre elas “Pra Você Saber”, parceria com a cantora e compositora Jana Figarella.  Manifesto da Canção traz canções que evidenciam a potência do rock, mas que também flertam com a melodia do country, a energia do pop e a melancolia do blues. O CD traz Tacy de Campos na voz, violão e guitarra; Diogo Viola na guitarra, violão e bandolim; Pedro Coelho no baixo e backing vocal; Felipe Caneca nos teclados e backing vocal e João Carrera na bateria.

“Gosto de fazer arranjo ‘malucão’, progressivo e com letras que tem algo a dizer, que contam uma história”, conclui Tacy de Campos.

Ficha técnica show

Produção Geral: Joana Motta
Direção Musical: Alexandre Elias
Figurino: Isabela Figueiredo
Iluminação: Adriana Ortiz
Técnico de som: Ivan Cavazza
Roadies: Marcelo Costa e Felipe Ávila
Fotografia do show: Vitor Hugo Cecatto
Filmagem: Andarilho Filmes

Ficha técnica CD

Produzido por: Diogo Viola e Fernando Nunes
Coproduzido por: Tacy de Campos
Mixagem: Aurélio Kauffman (estúdio Pássaro Hippie), Sérgio Fouad (estúdio Sax So Funny) e Damien Seth
Masterização: Ricardo Garcia (Magic Master)
Técnico de som: Gustavo Caldas (Estúdio DRS), Aurélio Kauffaman (Estúdio Pássaro Hippie) e Felipe Araújo (Zen Studios)
Design gráfico: Rafael Antunes Hernandez
Fotos: Camila Mira
Figurino: Isabela Figueiredo
Arte: Rafael Sudário
Distribuição: Tratore
Fabricado por: Ponto 4 Digital 

Faixas do CD Manifesto da Canção
1- Manifesto da Canção
2-Sem Ser
3-Aneurisma
4-Babel
5-Em Meu Lugar
6-Eu não preciso ter ninguém
7-Rebelde Sem Causa
8-Sonâmbulos
9-Pra Você Saber*
10-Fazenda na Praia 

A faixa que abre e leva o nome do disco , Manifesto da Canção, tem uma pegada explosiva, energética e metalinguística. Riff’s marcante, condução dançante e convenções pouco convencionais. A letra viaja sobre a própria composição da musica, com poesia.

A faixa Sem Ser é mais pop, solar, melódica e igualmente dançante. A letra revela a inconstância humana, os erros e acertos do dia a dia de todos nós e a despreocupação com relação às burocracias da vida. Algo como: “não se leve tão a sério!”.

A faixa Aneurisma é um grito de protesto ao método de trabalho marcial contemporâneo. Sonoridade bem anos 90, cheia de climas, cordas e sintetizadores.

A faixa Babel é a mais progressiva do disco. Ela tem peso, guitarras e baixos graves, riff condutor marcante. Uma proposta de ópera–rock com dois momentos bem opostos na sua composição. A letra é uma crítica velada à questão da existência divina, usando a alegoria da história bíblica de Babel.

A faixa Em Meu Lugar é um country/blues animado. Um piano saloon, frases de guitarra classic, meio Mac DeMarco e uma letra que fala do fim de um relacionamento, com humor, ironia e um pouco de fatalismo.

A faixa Eu Não Preciso Ter Ninguém é um blues clássico, inspirada em Roadhouse do The Doors. Com frases de gaita americanas e um andamento contagiante, sua letra é basicamente uma dor de cotovelo e uma autoafirmação de que sem amor é possível se bastar.

A faixa Rebelde Sem Causa é a única acústica do CD. Três violões e voz, a música é bem simples e curta e o próprio título já diz tudo: é uma crítica ao mundo num contexto universal, questionando paradigmas sociais.

A faixa Sonâmbulos é uma balada romântica. Viajando um pouco no surf music e no Neil Young, o conjunto instrumental é envolvente. A letra trata sobre alguém que fala ao seu amor o quanto significa para ele, mesmo que longe.

A faixa Pra Você Saber é uma parceria com a compositora paraense Jana Figarella. É uma balada, mas com pegada de rock. A letra fala sobre a luta interna de querer um amor e ao mesmo tempo ter medo de arriscar tudo por ele. A canção tem um refrão marcante.

A faixa Fazenda na Praia é instrumental, composta por Tacy de Campos e arranjada para a banda. Inspirada em Led Zeppelin e Allman Brothers, tem o violão e o bandolim fazendo frente à melodia principal. Baixo e bateria conduzem, marcando bem as convenções.

Tacy de Campos: Começou a tocar violão com 15 anos. Sempre gostou de ler e, unindo música e literatura, começou a compor. Estudou no Conservatório de Curitiba e em escolas de músicas no Rio de Janeiro. Participou de oficinas e projetos musicais diversos. Atuou no musical Cassia Eller em 2014 e já prestou varias homenagens à cantora em prêmios e festivais. Foi integrante das bandas Os Marginais e Quarto 14. Também participou do projeto musical 3PorAí e atualmente está lançando seu primeiro trabalho solo “O Manifesto da Canção”.

https://www.tacydecampos.com/

SERVIÇO

Show Manifesto da Canção
Data: 19 de abril – quarta-feira
Horário: 21h
Ingressos: R$ 40 inteira / R$ 20 meia
Bilheteria: terça a domingo, das 14h às 21h
Compra pelo telefone: (21) 3005-4104
Lotação: 180 pessoas
Duração: 1h30
Classificação: livre