Superprix disponibiliza produtos sem glúten para as ceias de natal e réveillon

As festividades de final de ano ficarão mais saudáveis com os produtos sem glúten que o Superprix Supermercados está disponibilizando em suas gôndolas. E foi pensando nas pessoas que possuem intolerância a essa proteína (doença celíaca), que a nutricionista da rede, Erica Schattka, preparou dicas de receitas especiais, com produtos sem glúten para as ceias de natal e réveillon.

Segundo a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra), a doença celíaca é desencadeada pela ingestão de glúten, que é uma proteína presente em alimentos como o trigo, aveia, centeio, cevada e malte. Estudos internacionais apontam que 1% da população mundial é celíaca. No Brasil, a doença afeta em torno de 2 milhões de pessoas, sendo que a maioria ainda está sem diagnóstico.

Por isso, se você possui essa intolerância, fique atento aos produtos adequados para o seu bem-estar e confira abaixo algumas dicas de dar água na boca!

ENTRADAS:

  • Rolinhos de berinjela e abobrinha

Corte 1 berinjela e 1 abobrinha em fatias finas no sentido do comprimento. Tempere com sal e deixe descansar por 30 min. Lave para tirar o excesso de sal, seque bem com um papel-toalha e grelhe em uma frigideira untada com azeite extra virgem. Use 100 g de tomate-seco e 100 g de champignon para rechear as fatias, enrole-as e prenda com cebolas pequenas.

  • Legumes ao Pesto

Ingredientes:
Legumes
1 abobrinha cortada em rodelas
2 tomates cortados em rodelas
1 berinjela cortada em rodelas

Molho:
2 xícaras (chá) de folhas de manjericão
1 dente de alho
2 colheres (sopa) de azeite
meia xícara (chá) de nozes picadas
1 caixinha de creme de soja
1 pitada de sal

Modo de Preparo:

Legumes
Em uma grelha, doure os legumes. Organize as rodelas de legumes em camadas comece pela berinjela, depois a abobrinha e por último o tomate.

Reserve.

Molho
Em um liquidificador ou processador de alimentos bata o manjericão, alho, azeite, o creme de soja. Misture tudo até os ingredientes estejam incorporados, acrescente as nozes e bata novamente, apenas para que ela sejam ligeiramente trituradas.

Sirva com os legumes

PRINCIPAL:

  • Peru recheado
    Refogue no azeite 200 g de bacon em cubinhos, ½ cebola grande picada, 250 g de azeitonas picadas, 1 e ½ xícara (chá) de ameixas pretas picadas, 1 pimenta dedo-de-moça, 5 xícaras (chá) de farinha de mandioca, 1 maço grande de cheiro-verde picadinho e sal a gosto (nesta ordem). Recheie o peru já assado com essa farofa e sirva. Dica: antes de levar a ave ao forno, besunte toda a superfície com 5 colheres (sopa) de margarina sem leite.
  • Bacalhoada
    Forre o fundo do refratário com azeite de oliva e vá intercalando camadas de rodelas de tomate, rodelas de batata pré-cozidas, lascas de bacalhau dessalgado, rodelas de pimentão, ovos cozidos cortados e azeitonas. Finalize com bastante azeite e leve ao forno por 30 minutos.
  • Tender ao molho de ameixa

Ingredientes:
1 tender tipo bolinha (cerca de 1,5kg)
1 xícara (chá) de suco de abacaxi concentrado
2 colheres (sopa) de margarina sem leite
cravo da índia a gosto

Molho:
1 xícara (chá) de suco de abacaxi concentrado
2 colheres (sopa) de açúcar mascavo
4 colheres (sopa) de mel
2 colheres (chá) de amido de milho
1 colher (chá) de mostarda
1 colher (chá) de gengibre ralado
3 unidades de ameixa fresca frescas fatiadas
Sal a gosto
alecrim fresco para decorar

Modo de Preparo:

Tender:
Em uma tigela, coloque o tender com o suco de abacaxi e deixe descansar em geladeira por aproximadamente 2 horas

Com a ponta de uma faca risque a superfície do tender de modo que se formem losangos. Nos vértices de cada losango, espete cravos-da-índia. Coloque o tender em uma assadeira média e espalhe pedacinhos de margarina

Regue com o suco de abacaxi. Depois cubra o tender com papel alumínio e asse em forno médio (180ºC), preaquecido, por aproximadamente 30 minutos.

Retire o papel e regue o tender com o caldo que ficou no fundo da assadeira, deixe assar por mais 10 minutos.

Reserve.

Molho:
Em uma panela misture o suco de abacaxi, o açúcar mascavo, mel, o amido de milho, a mostarda, o gengibre ralado e o sal, deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente 10 minutos, acrescente as ameixas e cozinhe por mais 5 minutos.

Sirva o tender com um pouco de molho e com as folhas de alecrim para decorar. Coloque o restante do molho em um recipiente para que possa ser consumido individualmente.

ACOMPANHAMENTOS

  • Risoto de quinoa com vegetais e shitake
    Lave 1 xícara de quinoa em água corrente. Cozinhe em fogo alto com 2 xícaras de caldo de legumes. Quando ferver, abaixe o fogo e cozinhe por mais 20 min com a panela tampada. Em uma frigideira, coloque 1 colher de azeite, ½ xícara de cebola picada, 1 dente de alho picado, 1 colher de talos de salsinha e 1 colher (chá) de gengibre ralado. Salteie e acrescente 200 g de shitake fatiado até dourar…
  • Salada tropical
    Em um refratário, coloque folhas de rúcula, alface e agrião, mangas cortadas em tiras, palmitos em rodelas e tomate-cereja. Tempere com azeite, suco de limão e sal marinho
  • Arroz com champanhe e amêndoas

Ingredientes:
2 colheres (sopa) de óleo
meia cebola ralada
3 xícaras (chá) de arroz lavado e escorrido
2 dentes de alho pequenos
1 xícara (chá) de champanhe
1 xícara (chá) de amêndoas em lascas
3 colheres (sopa) de salsa picada
5 xícaras de água fervida

Modo de Preparo:
Em uma panela, aqueça o óleo, refogue a cebola o alho refogue, acrescente o arroz e refogue bem. Adicione a água fervida e deixe parcialmente tampada.

Quando o arroz estiver quase seco, adicione o champanhe e deixe o arroz terminar de cozinhar e a água secar.

Apague o fogo e acrescente as amêndoas e a salsa, feche a panela e deixe descansar por 5 minutos. Sirva o arroz decorado com amêndoas em lascas e folhas de salsinha.

Dica: Se preferir um arroz mais cremoso, acrescente uma caixinha de creme de soja.

Rendimento: 8 porções.

SOBREMESA

  • Pudim sem leite
    Coloque 1 xícara de açúcar mascavo em uma fôrma para pudim com furo no centro e leve ao fogo baixo para derreter. Assim que ficar dourado, coloque ¼ de xícara de água quente e mexa. Reserve. Peneire 6 ovos e ponha no liquidificador junto com 400 ml de leite de coco, 1 e ½ xícara de açúcar comum, 1 pitada de sal e 2 colheres de amido de milho. Bata bem, despeje na fôrma e asse no forno preaquecido a 180ºC em banho-maria por 1 hora. Resfrie na geladeira por 4 horas.
  • Compotas de Maçã

Ingredientes:
10 maçãs gala descascadas
1 litro de água
1 envelope de gelatina sabor maçã ou sabor morango
3 paus de canela
1 e ½ xícara de açúcar
Suco de ½ limão

Modo de preparo:
Em uma panela de pressão coloque a água, o envelope de gelatina, a canela, o açúcar e o suco de limão, mexa para os ingredientes se misturem. Agora coloque as maçãs, delicadamente, dentro da panela. Tampe a panela, deixe cozinhar, assim que ela der pressão, deixe cozinhar por mais 10 minutos.

Depois de prontas as maçãs devem ser armazenadas em recipiente tampado, e imersas na calda que será formada com o cozimento dos ingredientes.

Dica: Descasque as maçãs 1 a 1 e vá colocando-as em um recipiente com água e suco de 1 limão até o momento do uso, assim você evitará que elas escureçam.

Obs: para decorar, use folhas frescas de hortelã