Stand up raíz é no bar

Porão da Comédia promove movimento que leva circuito de comédia de volta para bares do RJ

Porão da Comédia - Pierre Rosa e Myka Rozenbrah
Porão da Comédia - Pierre Rosa e Myka Rozenbrah

Começou como conversa de bar entre amigos depois de um show. E virou um projeto de renovação do cenário do stand up comedy no Rio de Janeiro. O Porão da Comédia é mais do que uma programação nova na noite carioca, é um movimento que surge com a ideia de revitalizar o circuito de shows de comédia stand up em bares, integrar essa tendência à cultura boêmia da cidade. Afinal, o bom filho a casa torna. E lugar de stand up, originalmente, era mesmo no bar.

“O stand up é uma modalidade nascida e eternizada nos bares de Nova York. Você vai encontrar stand up de qualidade na Inglaterra, no Brasil e no mundo inteiro, mas a coisa nasceu lá e há uma mística em torno do ambiente típico de stand up – um pequeno tablado, um microfone, as paredes de tijolos e o ambiente subterrâneo. Aquela atmosfera onde duas doses de bebida e umas bobagens bem faladas por uma galera talentosa, mudam qualquer humor”, comenta Mykael Rozenbrah, um dos idealizadores do projeto. “Há alguns movimentos bacanas que já promoveram o stand up aqui no Rio. Em Jacarepaguá, por exemplo, no Centro e em Niterói, onde têm shows bacanas para assistir, com um pessoal que segura bem a peteca e faz o humor acontecer. Nossa meta é a formação de um circuito perene, que envolva também a Zona Sul, a Lapa – lugares que tiveram movimentos pontuais de stand up e perderam força – e que abrace os demais movimentos da cidade”, explica ele.

Foi no final de um show do amigo Pierre Rosa, ator e comediante com 20 anos de experiência na bagagem – 12 deles dedicados ao stand up -, que, entre risadas, cervejas e trocas de experiências, surgiu a ideia de se criar o grupo, promover mais shows em bares pela cidade e contribuir para a disseminação da cultura do stand up como parte da programação artística do Rio. Nascia o Porão da Comédia, que, desde agosto, vem ocupando as instalações do Mundeco Bar, em Copacabana, promovendo apresentações semanais e convidando artistas a ocuparem o espaço. “O que pensamos é que esses artistas podem ser os mesmos caras que depois vão estourar na TV, na Internet e nos teatros, mas voltarão lá, e onde mais tiver porão da comédia, para beber da fonte e se reinventar”, comentam eles.

E o ambiente de ponta pé inicial do Porão da Comédia condiz com o que a proposta pede: um porão, de fato, que remete às “comic strips”, onde os anfitriões, Pierre e Mykael, fazem suas apresentações e recebem diferentes comediantes a cada semana, entretendo um público que, enquanto se diverte com as piadas, pode consumir seus comes e bebes à vontade. A ideia é que a proposta se dissemine e a cultura do stand up alcance mais esses espaços, e mais artistas tenham oportunidade de mostrar os seus trabalhos. Além, é claro, de mais pessoas terem a oportunidade de dar boas gargalhadas numa noite despretensiosa, na mesa de algum bar pela cidade.  

Os shows do Porão da Comédia acontecem às terças-feiras, às 20h30 e tem duração de 1h.