Sob a curadoria artística de Turíbio Santos, festival chega a sua 15ª edição, levando música de qualidade a fazendas históricas da região

Fachada Fazenda União - Rio das Flores
Fachada Fazenda União - Rio das Flores

O interior fluminense volta a ser palco de uma das festas mais tradicionais do Rio de Janeiro: o Festival Vale do Café. Em sua 15ª edição, de 21 a 30 de julho, música, gastronomia e história voltam a se misturar às belas paisagens da região. Uma das novidades este ano é a apresentação da cantora do Congo, Sagrace, refugiada no Brasil há dois anos. Outra atração é a programação de shows totalmente gratuitos em Vassouras.

Além de abrirem seus portões para visitações, fazendas históricas de Rio das Flores, Barra do Piraí, Vassouras, Valença, Conservatória e Engenheiro Paulo de Frontin recebem diferentes apresentações musicais. Será possível apreciar, entre outras atrações, Angélica de La Riva, Dani Spielmann e Sheila Zagury, Turíbio Santos, Cristina Braga, Soraya Ravenle e Marcelo Caldi. (Os ingressos estão à venda pelo site do evento www.festivalvaledocafe.com.br).

As apresentações têm como objetivo misturar ritmos e tendências com atrações dos mais diversos gêneros musicais, sempre levando ao público o mais alto nível artístico. Um verdadeiro deslumbre para os olhos e ouvidos dos visitantes.

Turíbio Santos
Turíbio Santos

Já em Vassouras, a programação organizada pela sociedade Abrace Vassouras, pela Fundação Educacional Severino Sombra e pelo Festival Vale do Café reúne encontros musicais gratuitos em pontos específicos da cidade. A população poderá assistir a cantores de ópera, apresentações de orquestras, shows de músicas clássicas, música africana, choro e muito mais. Dão espaço a esses belos encontros a Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, a Câmara dos Vereadores, o Memorial Manuel Congo, a Antiga Estação Ferroviária e o Casario Shopping. Paty de Alferes e Rios das Flores também recebem atrações gratuitas.

Vencedor do Prêmio de Cultura do Rio de Janeiro na categoria Empreendorismo, o Festival Vale do Café faz parte do calendário de eventos do Estado.  Idealizado por Cristina Braga e com direção artística do violonista Turíbio  Santos, o evento já recebeu mais de 920 mil pessoas em suas 14 edições anteriores,  sempre com o objetivo de fortalecer  o  pólo  turístico local, contribuindo com o desenvolvimento econômico do interior do estado do Rio – já que nesta época, estas cidades recebem centenas de turistas nacionais e internacionais. O Festival Vale do Café 2017 é um projeto Backstage Produções, apresentado por Ministério da Cultura, com o patrocinado da Light, Sebrae RJ e parceria de mídia da On Bus Digital e Jornal O Globo.