Siso evoca infância com tom pop em álbum de estreia, Saturno Casa 4

Após o bem recebido EP Terceiro Molar (2016), o músico, cantor, compositor e produtor mineiro Siso passeia por seu primeiro disco cheio, Saturno Casa 4. Disponível em todas as plataformas digitais na primeira semana de novembro, o álbum foi produzido por ele ao lado de Christopher Mathi (BRA, também colaborou no trabalho anterior), Lasyten (BRA), Alexis Gotsis (GRE) e Mettabbana (KOS/EUA). A obra inédita também leva as participações especiais das cantoras Letrux e Paula Cavalciuk. – ouça aqui



Influenciado por sons que se ouviam nas periferias de Belo Horizonte (MG) e do Rio de Janeiro (RJ) nos anos 90 – e que habitam o imaginário afetivo da infância de Siso – Saturno Casa 4 é marcado por elementos vindos de estilos como o charm, o funk melody e a freestyle music.



Suas letras – Siso compôs oito das dez músicas do álbum – evocam questões ao redor dos apegos de cada pessoa. “Na tradição astrológica, ter Saturno na Casa 4 denuncia um lugar de rigidez que diz respeito às raízes. Temos de superar cargas emocionais que vêm de uma história de dificuldade durante o início da vida, muitas vezes por traumas de infância ou por não nos sentirmos parte do nosso contexto” explica Siso sobre o conceito do álbum.

Siso por Suelen Calonga
O disco abre com “Tentação”, de melodia dançante e arranjo eletrônico, prévia clara do que o ouvinte encontrará ao longo das próximas nove faixas. A cantora carioca Letícia Novaes, a Letrux, participa da segunda faixa, a balada pop “O Amor é 1 Arma de Destruição em Massa”. Na gravação, a artista também recita trechos de duas obras da Anaïs Nin: “Fogo” e “Henry & June”, ambos livros compilados a partir dos diários da autora. Já a canção seguinte, “1 em 1 Milhão”, segue por um caminho funk melody, destacando a construção melódica popularmente conhecida como “rasteirinha”.

As batidas de “Poucos Reais” trazem uma canção pop genuína, baseada num jogo criativo de vocais e uma linha suingada feita no synth. Sua temática foi inspirada nas vivências pessoais de Siso, que enfrentou um período de pouca grana na juventude, quando ainda morava em BH, sua cidade natal. O single “Saudade”, escrito por Leonardo Onerio (Umrio), vem na sequência, antecipando o pop funkeado de “Cada 1 Tem Seu Valor”.

Leonardo Onerio divide com Siso a letra de “Onde Termina a Calçada”. Melancólica, a faixa traz a cantora e compositora Paula Cavalciuk como convidada especial. “Essa música reflete sobre a morte de um amigo, que morava em frente à casa dos meus pais e que faleceu com AIDS quando eu era criança”, conta o artista.

“Violado” é o relato de um abuso sexual sofrido por Siso na primeira infância. Sua letra reflete as dolorosas memórias do menino, mas na perspectiva maturada do homem já mais velho. Ao mesmo tempo em que confronta seus principais receios, Siso remonta o que aconteceu e as consequências geradas a partir daí e carregadas até agora.

Em contraponto a um assunto pesado, vem “198 Centímetros”, que carrega o humor característico de sua compositora, Letrux. A suave canção reflete sobre as agruras cotidianas de ser alto – ela mede 1,85m e Siso, 1,98m. “Ouvi essa música ao vivo pela primeira vez dois anos atrás e rolou uma identificação muito grande, por ser hilariamente real. Decidi gravar naquela hora”, explica o intérprete.

Saturno Casa 4 termina com “4 de Ouros”, composta por Siso e Alexis Gotsis, uma faixa mais vibrante, concluindo a obra com um otimismo sincero e tranquilo. A melodia percussiva é potencializada por uma guitarra roqueira, enquanto o cantor percorre as dores e delícias de um futuro desconhecido.

“Saturno Casa 4 é um álbum sobre as violências estruturais que nos regem: familiar, religiosa, social, econômica, institucional. E ainda assim busca um jeito de atravessá-las, tentando preservar alguma leveza no meio disso tudo”, explana Siso. “Esse trabalho pode ajudar quem o ouve a lembrar do que se é, para que, ao invés de fincar os pés no registro da culpa, busque também se perdoar e ganhar perspectiva para seguir em frente”, conclui.

Facebook

Instagram

YouTube



Spotify

Deezer

Apple Music

Google Play

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.