18.8 C
New York
junho 20, 2019
Featured Teatro & Dança

Show do Grupo TIBUM: “Histórias e Cantos das Águas”

Centro de Referência da Música Carioca - foto: Sandra Calaça
Centro de Referência da Música Carioca - foto: Sandra Calaça

Espetáculo reúne músicas e histórias para falar sobre a Água

O show do Grupo TIBUM mergulha na importância da água para a humanidade e o planeta terra. O grupo estará no Centro de Referência da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca, em Setembro.

Saudar a água, a chuva, o mar, as plantas é sinal de gratidão a essa interdependência. O grupo se dedica a pesquisar e criar arte tendo a água, este bem tão precioso, como principal agente motivador. 

Criado em 2017, o Grupo Tibum estreou no carnaval do Bloco do Afoxé Filhos de Gandhi. Os shows, contações de histórias, teatro, oficinas e toda sua linguagem artística tem a água como tema motivador.

“As crianças são cada vez mais ativas e influentes na família e na sociedade, por isso nosso desejo sempre foi trazer para o debate questões pertinentes à água e, através de brincadeiras, incentivar as crianças a participarem e se atentarem para a importância da água, se engajando em preservá-la.” – comenta a atriz/musicista Paulinha Cavalcanti.

O Grupo Tibum é formado por quatro integrantes contadores de histórias, atores, músicos e brincantes. A interação com o público ocorre por meio de brincadeiras, parlendas, adivinhações, músicas do cancioneiro popular de diversas regiões do país e músicas autorais do grupo. O espetáculo tem duração de 60 minutos e é voltado para toda a família.

“Nosso tema é bem amplo e isso facilita muito na hora de criar as novas composições. Assim, falamos da falta de saneamento, da seca, poluição e transposição de rios dentre outros assuntos. As músicas inéditas são sempre bem recebidas pelo público, que é convidado a participar com palmas, jogos e rimas.” – diz o ator/músico Millor.

No repertório, ritmos variados como o samba, partido alto, baião, xote, maracatu, o rock, entre outros levantam o público numa grande viagem pelas águas do Brasil.

“Os integrantes do grupo não se dividem entre atores e músicos. Todos cantam, tocam e interpretam as canções, poesias e histórias. Todo processo de criação é coletivo e há uma troca de saberes muito rica em que cada um contribui de acordo com as suas habilidades artísticas.” – afirma a atriz/musicista Ju Ladeira.

O grupo já esteve em diferentes regiões da cidade onde a relação com a água é bem diversa. “Há lugares que tem saneamento básico, em outros falta e em quase todos os lugares as crianças e também os adultos não sabem para qual rio vai a água que usamos e nem as condições de tratamento dessa água. Para cuidar é preciso estar atento à nossa relação com água.” – destaca o ator/músico Téo Cordeiro.

O Show acontece nos domingos 02, 09 e 16 de setembro e é livre para todas as idades.

Ficha Técnica:
Ju Ladeira – contadora de histórias, percussão e voz
Millor – contador de histórias, sanfona, percussão e voz
Paulinha Cavalcanti – contadora de histórias, percussão e voz
Téo Cordeiro – contador de histórias, cavaquinho, percussão e voz
Produção: Grupo Tibum

Serviço:
Grupo Tibum – Histórias e Cantos das Águas
Dias – 02, 09 e 16 de setembro de 2018

Domingos
Horário: 16h

Ingressos: R$ 30,00 (meia-entrada conforme legislação vigente)
Local: Centro de Referência da Música Carioca Artur da Távola
Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 20530-002
Telefone: (21) 3238-3831

Posts relacionados

‘Crô em Família’, estrelado por Marcelo Serrado, ganha trailer oficial

Redação

Festival de dança homenageia Ana Botafogo na Cidade das Artes

Redação

Joyce Cândido e Quarteto do Rio no Blue Note Rio, dia 16 de agosto

Redação

Musical sobre Vinicius de Moraes em temporada na Laura Alvim

Redação

“Amor Não Recomendado” estreia no teatro da UFF, em Niterói

Redação

Obra e trajetória de um dos maiores pensadores do mundo inspiram o espetáculo “Paulo Freire, o Andarilho da Utopia”

Redação

Deixe um comentário