29.9 C
Rio de Janeiro
setembro 24, 2018
  • Home
  • Featured
  • Show do Grupo TIBUM: “Histórias e Cantos das Águas”
Featured Teatro & Dança

Show do Grupo TIBUM: “Histórias e Cantos das Águas”

Centro de Referência da Música Carioca - foto: Sandra Calaça
Centro de Referência da Música Carioca - foto: Sandra Calaça

Espetáculo reúne músicas e histórias para falar sobre a Água

O show do Grupo TIBUM mergulha na importância da água para a humanidade e o planeta terra. O grupo estará no Centro de Referência da Música Carioca Artur da Távola, na Tijuca, em Setembro.

Saudar a água, a chuva, o mar, as plantas é sinal de gratidão a essa interdependência. O grupo se dedica a pesquisar e criar arte tendo a água, este bem tão precioso, como principal agente motivador. 

Criado em 2017, o Grupo Tibum estreou no carnaval do Bloco do Afoxé Filhos de Gandhi. Os shows, contações de histórias, teatro, oficinas e toda sua linguagem artística tem a água como tema motivador.

“As crianças são cada vez mais ativas e influentes na família e na sociedade, por isso nosso desejo sempre foi trazer para o debate questões pertinentes à água e, através de brincadeiras, incentivar as crianças a participarem e se atentarem para a importância da água, se engajando em preservá-la.” – comenta a atriz/musicista Paulinha Cavalcanti.

O Grupo Tibum é formado por quatro integrantes contadores de histórias, atores, músicos e brincantes. A interação com o público ocorre por meio de brincadeiras, parlendas, adivinhações, músicas do cancioneiro popular de diversas regiões do país e músicas autorais do grupo. O espetáculo tem duração de 60 minutos e é voltado para toda a família.

“Nosso tema é bem amplo e isso facilita muito na hora de criar as novas composições. Assim, falamos da falta de saneamento, da seca, poluição e transposição de rios dentre outros assuntos. As músicas inéditas são sempre bem recebidas pelo público, que é convidado a participar com palmas, jogos e rimas.” – diz o ator/músico Millor.

No repertório, ritmos variados como o samba, partido alto, baião, xote, maracatu, o rock, entre outros levantam o público numa grande viagem pelas águas do Brasil.

“Os integrantes do grupo não se dividem entre atores e músicos. Todos cantam, tocam e interpretam as canções, poesias e histórias. Todo processo de criação é coletivo e há uma troca de saberes muito rica em que cada um contribui de acordo com as suas habilidades artísticas.” – afirma a atriz/musicista Ju Ladeira.

O grupo já esteve em diferentes regiões da cidade onde a relação com a água é bem diversa. “Há lugares que tem saneamento básico, em outros falta e em quase todos os lugares as crianças e também os adultos não sabem para qual rio vai a água que usamos e nem as condições de tratamento dessa água. Para cuidar é preciso estar atento à nossa relação com água.” – destaca o ator/músico Téo Cordeiro.

O Show acontece nos domingos 02, 09 e 16 de setembro e é livre para todas as idades.

Ficha Técnica:
Ju Ladeira – contadora de histórias, percussão e voz
Millor – contador de histórias, sanfona, percussão e voz
Paulinha Cavalcanti – contadora de histórias, percussão e voz
Téo Cordeiro – contador de histórias, cavaquinho, percussão e voz
Produção: Grupo Tibum

Serviço:
Grupo Tibum – Histórias e Cantos das Águas
Dias – 02, 09 e 16 de setembro de 2018

Domingos
Horário: 16h

Ingressos: R$ 30,00 (meia-entrada conforme legislação vigente)
Local: Centro de Referência da Música Carioca Artur da Távola
Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 20530-002
Telefone: (21) 3238-3831

Posts relacionados

‘O salto de Prometeu’ estreia no Espaço Cultural Municipal Sergio Porto

Redação

Musical Amor Barato estreia no Rio mesclando fábula e realidade num musical para adultos

Redação

Comédia Além do que os nossos olhos registram estreia dia 1º de setembro no Teatro Fashion Mall

Redação

Deixe um comentário