2.1 C
New York
fevereiro 23, 2019
Notícias

Sesc RJ leva atividades sociais e grandes shows com ingressos solidários durante todo o mês de agosto

Desde 1999, celebra-se no dia 12 de agosto, por iniciativa da ONU (Organização das Nações Unidas), o Dia Internacional da Juventude, celebrado em todo o mundo como o momento de afirmar as políticas públicas destinadas aos jovens. O Sesc RJ busca constantemente aliar sua programação com os temas em debate na sociedade contemporânea e, do dia 11 de agosto até o dia 1 de setembro, contará com ampla programação dedicada a refletir sobre o futuro da juventude, com atividades que vão de diálogos entre autoridades, organizações juvenis e especialistas, apresentações culturais, oficinas e muitas outras ações que nortearão debates sobre a realidade desse grupo.

No sábado, dia 11 de agosto, o Sesc Tijuca será o ponto inicial dessa discussão, com o evento de abertura do Festival da Juventude. Estarão presentes, às 10h, na mesa de abertura “Sesc+ Futuro: O trabalho do Sesc junto ao público adolescente e jovem”. Às 11h30, haverá uma intervenção poética com Junior Dantas, ator da peça “O Pequeno Príncipe Preto”.

Uma série de discussões com temáticas específicas serão promovidas a partir das 14h. Os jovens presentes serão divididos em quatro grupos e a cada 40 minutos serão convidados a trocarem de mesa, garantindo que todos discutam sobre os temas propostos, com a presença de especialistas em cada área. Entre os convidados está Joelson Santiago, Diretor Executivo da Educafro; Bruno Cândido, Presidente Comissão de Equidade Racial, Intolerância Religiosa e Formas Correlatas na empresa OAB Nilópolis; Nina Silva, Criadora do Movimento Black Money, Janaína Re.Fem., rapper e cineasta (detalhes no serviço abaixo).

O encerramento das atividades do dia será às 18h com Baile Charme comandado pelo DJ Michell. Falou em Charme, falou em DJ Michell. Ele é praticamente uma sumidade no assunto com mais de 20 anos realizando bailes megaconcorridos, incluindo o Baile Charme de Madureira.

Grandes Shows Solidários
O Sesc RJ organiza ações voltadas para a promoção do bem-estar da sociedade, tanto oferecendo atividades de entretenimento quanto angariando recursos para entidades parceiras. Para aliar estes objetivos, a entidade promoverá, no dia 17 de agosto, show da cantora Iza no estacionamento do Shopping Grande Rio. A entrada solidária será 3 quilos de alimentos. As vendas começaram a quinta-feira, 9 de agosto.

Para fazer a troca, o interessado deverá se dirigir à unidade do Sesc São João de Meriti ou à loja 112 do próprio shopping. Toda a arrecadação do evento será destinada ao Mesa Brasil Sesc, programa de Assistência do Sesc RJ que visa a minimizar os efeitos da fome e do desperdício, recolhendo produtos alimentícios em perfeitas condições de consumo e entregando-os às mais de 300 instituições sociais parceiras.

Curso Planejando o Futuro
Pensando em criar oportunidades de olho no futuro dos jovens brasileiros, o Senac RJ desenvolveu o curso ‘Planejando o Futuro”, voltado para esse grupo. A ideia é que os alunos interessados possam cursar o Planejando o Futuro gratuitamente em diversas Unidades Senac. A idade mínima é 14 anos e a escolaridade é Ensino Fundamental I (1º ao 5º ano) completo.  O curso o Planejando o Futuro propõe uma revisão da rotina diária, permitindo priorizar tarefas mais importantes, analisando o cenário atual de sua vida e estabelecendo metas para atingir objetivos e desejos com foco num planejamento de vida ou de carreira. As inscrições podem ser feitas pelo site http://www.sescrio.org.br.

Encontro da Juventude no Planetário
Na sexta-feira (31 de agosto e no sábado dia 01/09), o Planetário do Rio, em parceria com o Sesc RJ, será palco do Encontro de Juventude. Com ingresso solidário de 1 quilo de alimento, jovens dos projetos Portal do Futuro, Jovem Aprendiz, Educafro, Escoteiros, Ongs parceiras e Prefeitura do Rio de Janeiro participarão de programação gratuita oferecida pelo Sesc RJ em toda infraestrutura do Planetário da Gávea, dedicada à educação científica, em um ambiente lúdico e acolhedor. São esperados mais de 2 mil jovens nesses dois dias.

Mesa Brasil Sesc
Criado há 18 anos, o Mesa Brasil Sesc no estado do Rio de Janeiro recolhe doações de produtos alimentícios em condições de consumo, ainda que eventualmente com baixo valor comercial, e os distribui a instituições de assistência social previamente cadastradas. Além das doações, as entidades também recebem mensalmente ações educativas com o objetivo de ensinar o aproveitamento integral de alimentos, com a utilização de cascas, sementes e talos, na elaboração de receitas nutritivas e saborosas.

Atualmente, são beneficiadas pelo Mesa Brasil Sesc mais de 50 mil pessoas de 308 instituições entre asilos, creches, orfanatos e outros, em 33 municípios fluminenses.  O programa conta com mais de 265 parceiros sistemáticos entre indústrias, estabelecimentos comerciais, redes de supermercados, pessoas físicas, que doam serviço e produtos. Para realizar esse trabalho, o Mesa Brasil também conta com mais de 100 voluntários que se revezam diariamente doando seu tempo e talento por pelo menos 4 horas semanais.

Serviço

Sesc Tijuca

Sábado, 11 de agosto

10h: Mesa de abertura –  Sesc+ Futuro: O trabalho do Sesc junto ao público adolescente e jovem

11:30h: Intervenção Poética: Junior Dantas – Ator da Peça “O Pequeno Príncipe Preto”

14: 14: Mesas de Discussão

Grupo 1: Transleituras: juventude, projetos sociais e linguagens urbanas

Participantes: – Janaína Re.Fem – Rapper, Cineasta e curadora do  Festival de Cinema Negro Zózimo Bulbul

– Slam das Minas e Poetas Favelados: Ativismo cultural

– Coletivo Baixada Grita Arte: A experiência de criação do coletivo, oriundo do projeto Sesc+ Futuro

Grupo 2 – Levante Jovem: protagonismo Juvenil, empreendedorismo e ativismo

– Joelson Santiago– Movimentos sociais e os Pré-Vestibulares Comunitários

– Luciana Barros – Criadora do grupo Ponte para Pretxs – Palestra sobre juventude e ativismo em mídias digitais

– Nina Silva – Juventude, tecnologia e empreendedorismo negro

– Alessandro Oliveira

A experiência dos projetos Portal do Futuro e Jovem Aprendiz do Senac

Grupo 3: Cartografias Juvenis na Cidade que eu quero

– Bruno Cândido: Juventude e Direitos Humanos

– Fernanda Lopes; Edson Chianca ; Claudia Ferreira: Jovens em Unidades Escolares Prisionais e Socioeducativas

– Dudu do Morro Agudo: Experiência do Instituto Enraizados

–  Taiana Trajano: Pesqusiadora, falará sobre “A Cidade que eu quero e os 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável”.

Grupo 4: Saúde da população adolescente e jovem

– Alan Brum do Instituto Raízes em Movimento

– Arlete Inácio: Prevenção pela autonomia: do uso de álcool e outras drogas entre jovens

– Jaqueline Alves: Saúde mental da juventude periférica

Sábado, 17 de agosto

Show da cantora Iza
Horário: 19:30 às 20:30h
Local: estacionamento do Shopping Grande Rio
Entrada solidária: 3 quilos de alimentos não perecível

Sexta, 31 de agosto a 1 de setembro
Encontro da Juventude
Horário: 9 às 20h
Local: Planetário

Atividades: Slam, Ataques Poéticos, Mentorias de empreendedorismo, economia criativa e protagonismo juvenil, teatro, dança, moda, etc

Posts relacionados

Portela anuncia Maria Rita no camarote na Sapucaí

Redação

Noite do Dance Bem 

Redação

Solar Meninos de Luz terá apresentações especiais de Teatro (30/11) e Orquestra (1/12)

Redação

Psicólogo Bruno César Sousa, do Instituto Viver, alerta sobre as consequências de um ‘clima político pesado’ para a saúde mental: ‘impacto é grande’

Redação

Bossa Nova Mall presenteia pais com kit de cerveja artesanal

Redação

ONG Corrente Pelo Bem inicia campanha para Festa de Natal no Lixão de Gramacho

Redação

Deixe um comentário