Senhoras do Calendário chega a sua 12ª edição com o tema “Deu pano pra manga”

A valorização da autoestima feminina é um assunto que poucos conhecem tão bem como o produtor cultural Eduardo Araúju. São dele iniciativas como o Miss Plus Size Carioca Oficial e o Miss Plus Size Nacional, que promovem a inclusão de mulheres que vestem manequins acima de 44, e o projeto “Senhoras do Calendário”. Este ano, o tema abordado para a 12ª edição do calendário é “Deu pano pra manga”. Nele, as 14 belas modelos da maturidade, de 55 e 80 anos, posaram luxuosas e seminuas, envoltas por apenas um pano. O lançamento do “senhoras do calendário 2018” acontecerá no dia 14 de dezembro, às 17 horas, no Centro Cultual Parque das Ruínas, em Santa Teresa, durante o “Circulando Cine Clube Cena Urbana”

Em 2017, o tema “Deu pano pra manga” trabalhou o conceito psicológico de se sentir livre para ser quem se é, com o objetivo de trazer à tona a história de vida, amores, surpresas e superações da vida de cada uma dessas mulheres. O tema deste ano vem mostrar, entre muitas coisas, que todas as mulheres, independentemente da idade, sempre terão novas possibilidades de caminhos a trilhar ou uma nova descoberta para impulsionar suas vidas.

Para Eduardo Araúju, a história que construiu com a ajuda dessas belas senhoras desde 2006 deu muito pano pra manga. Já são 12 anos de calendário, “fazendo o bem, só erguendo a autoestima, iluminando faces tristonhas e arrancando sorrisos de felicidade”. Como no caso de Glorinha Lins, modelo do Calendário, que afirma que uma das maiores realizações para ela foi “retornar à vida, após a luta e o alcance da cura de um câncer”. Para Dayse Brasil, de 64 anos, a maior reviravolta deu-se ao decidir “transformar uma senhora em uma ousada jovem senhora. E quer saber? Eu sempre vou dar pano pra manga”, destacou.

Ano passado, o tema  era “Espelho, espelho meu”, destacando que todo mundo já se pegou observando a própria imagem frente ao espelho, seja para observar o cabelo, a maquiagem, a condição das roupas ou, simplesmente, a si mesmo. Essa foi a reflexão que o produtor cultural Eduardo Araúju quis provocar. Já em 2015, o projeto social “Senhoras do Calendário” chamou muita atenção ao trazer as modelos nuas em suas páginas. Esse era um desejo antigo do produtor, que se inspirou na comédia britânica “Garotas do Calendário”, de 2003. “Como no calendário inglês as garotas  estavam nuas, eu queria fazer igual. Só que as modelos ficavam tímidas de fotografarem nuas, então foi preciso criar uma relação de credibilidade e confiança.”, revela.

“Convivendo com o universo delas, lapidei minha sensibilidade, e meu lado feminino entendeu suas ansiedades, questionamentos e desejos. Mulheres fortes e sensíveis, decididas e inseguras, temidas e amadas, sofridas e felizes. As Senhoras do Calendário, em ‘Deu pano pra manga’, convidam a descobrir o que deu pano pra manga na sua história de vida e se reinventarem. Buscar a felicidade a cada dia”, explica Eduardo Araúju.

Os cliques da edição 2018 do Calendário ficaram por conta dos fotógrafos Gal Oliveira e Aluizio Barbosa. Flávia Souza cuidou do design e da edição do calendário, e o brilhante Antonio Monteyro ficou na direção de imagem e visagismo. Tudo com coprodução de Vida Pinheiro. A idealização e produção geral são assinadas por Eduardo Araújo.

O evento “Circulando Cine Clube Cena Urbana” celebra o projeto que ofereceu, em 2017, cinema para mais de 300 acolhidos, em uma parceria entre a SMASDH, a MultiRio, a Secretaria Municipal de Cultura e a Produtora Cena Urbana. Neste evento fechado ao público, serão convidados 100 idosos da rede da SMASDH.

Programação:
15h – Ponto de chegada, com giro pelo espaço cultural
15h30 – Exibição de um curta metragem de 15′
15h 50 – Exibição de um curta metragem de 15’
16 h 10 – Apresentação Cultural – Coral de jovens do Centro de Referência da Musica
16h 30 – Apresentação Cultural da companhia Dançando sobre Rodas
17h – Apresentação Cultural das Senhoras do Calendário –  “Uma nova mulher e desfile”

17h 20 – lançamento do Calendário das senhoras artístico 2018.

17h 45 – Fala de boas vindas
18h – Inicio do jantar
19h – término do jantar

Serviço:
Senhoras do Calendário 2017 – 12ª edição – Tema: “Deu pano pra manga”
Dia: 14 de novembro
Horário: 17 horas
Local: Centro Cultural Parque das Ruínas
Endereço: Rua Murtinho Nobre 169 – Santa Teresa

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.