Seminário na UniRio discute ações do livro e leitura

Dias intensos para ampliar os debates sobre políticas públicas do livro e da leitura, disseminar práticas de leitura e relatar as experiências da Rede Conexão Leitura, que tem dez bibliotecas comunitárias na Zona Norte, Sul e Oeste do Rio. Esses são os intuitos do Seminário “Bibliotecas Comunitárias: entre saberes e fazeres”, que acontece nos dias 30 e 31 de março, na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), na Urca. O evento tem em sua programação mesas de debates, oficinas e um cortejo literário.
 
Em sua abertura, na quinta (30), o seminário tem a participação de convidados, como Elisa Machado Professora da Escola de Biblioteconomia da UNIRIO, Ricardo Queiroz Bibliotecário de São Paulo, Janine Durand Coordenadora do Programa Prazer em Ler do Instituto C&A, além de Luzia De Seta e Beethoven Lima, integrantes da Rede Conexão Leitura. A Rede Nacional de Bibliotecas Comunitárias também marca presença no evento, com a integrante Ana Paula Carneiro, relatando as experiências da Rede e ações de incidência política. Ainda nesse dia há uma oficina para resgatar as memórias leitoras do público. Já na sexta (31) um cortejo deve encantar quem estiver na universidade, com ações para despertar o gosto pela literatura, além de oficinas de mediação de leitura. O evento é gratuito e aberto a todos os interessados. 
 
Para Luzia De Seta, da Rede Conexão Leitura, o evento é atrativo por mesclar debates e ações de promoção à leitura literária, como também é um marco para a Rede. “Esse seminário fortalece a democratização da leitura no Rio por unir o Conexão Leitura, com o Grupo de Pesquisa da UNIRIO, estudantes de biblioteconomia, escritores, ilustradores, contadores de histórias e bibliotecários para incidir por políticas públicas do livro e da leitura. Cada vez mais a cidade fortalece sua voz para que o Rio se torne uma cidade de leitores, com a literatura como um direito humano” afirmou Luzia.



Histórico da Rede
O Conexão Leitura é formado, em 2009, baseado no conceito de que só em rede se garante visibilidade e sustentabilidade a uma ideia. Congrega sete bibliotecas comunitárias que desenvolvem ações voltadas à formação de leitores e a promoção da leitura literária. Tem como missão garantir o direito da população do Rio de Janeiro à cultura literária e o acesso ao livro. O Conexão Leitura disponibiliza mais de 15 mil livros de literatura aos cariocas. 


Serviço 
As inscrições online ficam abertas até às 22h do dia 29 de março. Faça a sua inscrição e garanta sua vaga! http://migre.me/wg3rK 
 
Bibliotecas Comunitárias: entre saberes e fazeres
 
Horário:
30/03- 9h às 18h
31/03- 9h às 13h
 
Local:
 
Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)
Avenida Pasteur, 458 
Urca, Rio de Janeiro
Para mais informações: