SEC leva o 1º Fórum Estadual dos Segmentos Artísticos Culturais do RJ a São Gonçalo

Com o objetivo de debater e fortalecer a política cultural fluminense, dando impulso e dinamismo, a Secretaria de Estado de Cultura, com apoio da Prefeitura Municipal leva a São Gonçalo nesta terça-feira, dia 4/7, prévia do 1º Fórum Estadual dos Segmentos Artísticos Culturais do RJ. Na reunião, são apresentados os documentos referência de cada segmento artístico, entre eles Artes Cênicas (Teatro/Dança/Circo), Música, Literatura, Cultura Popular, Audiovisual, Economia Criativa, Museus, Artes Visuais e Patrimônio. E cada segmento local terá espaço especial para propor, sugerir e debater políticas específicas da sua área, que resultará no Plano Setorial. Estão convidados representantes da sociedade civil (artistas, agentes, animadores, produtores, e pesquisadores de cultura), gestores municipais de cultura, conselheiros municipais de cultura, entre outros. Esse evento, da regional Leste Fluminense, acontecerá das 15h às 20h, no Centro Cultural Prefeito Joaquim Lavoura, São Gonçalo, com entrada livre. A abertura será com o secretário de Estado de Cultura, André Lazaroni,  representantes da Prefeitura de São Gonçalo, artistas e produtores culturais.

– Minha marca é o diálogo. Queremos maior integração entre as cidades, ampliando o diálogo com gestores públicos e sociedade civil, a partir da reativação desse importante espaço de trocas ? destaca o secretário André Lazaroni.

Segundo a Presidente do Conselho Estadual de Política Cultural do RJ, que responde pelo setor de Políticas Culturais da SEC/RJ, a gonçalense Cleise Campos, ?cada reunião é passo estratégico para formulação dos planos setoriais das variadas linguagens artísticas. A participação dos artistas e trabalhadores de cultura é fundamental para dar vida a esse processo, onde projetamos políticas culturais de médio e longo prazo, para os próximos anos?.

As reuniões prévias têm movimentado as dez regionais fluminenses nos meses de maio, junho, e julho de 2017, sempre contando com a presença de representantes do Conselho Estadual de Política Cultural de RJ. O Sistema Estadual de Cultura (SIEC), aprovado pela Lei 7035/2015, é um marco nas políticas culturais no Estado do Rio de Janeiro. A gestão do secretário André Lazaroni potencializa a participação de todos nesse processo de construção das políticas públicas de cultura, nos 92 municípios do estado fluminense. Com o objetivo de debater os planos setoriais de Cultura em todas as Regionais, a Secretaria de Estado de Cultura está realizando encontros que compõem as prévias do 1º Fórum Estadual dos Segmentos Artísticos Culturais do RJ, que será finalizado, com a publicação de documento oficial, em outubro, no Teatro João Caetano. 

Vários representantes das cidades da Regional Leste Fluminense já confirmaram presença. Na prévia gonçalense, artistas de Niterói, Maricá, Itaboraí, Tanguá, Rio Bonito e São Gonçalo terão espaço para propor e debater políticas específicas da sua área, contribuindo para elaboração dos Planos Setoriais de Cultura dos segmentos artísticos de Artes Cênicas; Música; Cultura Popular; Audiovisual; Literatura; Artes Visuais (extra: Economia Criativa, Patrimônio e Museus). São Gonçalo é o segundo maior município do Estado e um grande polo cultural dessa região:

– Ao final da reunião serão formados os Grupos de Trabalho para continuação da elaboração dos Planos Setoriais até a IV Conferência Estadual de Cultura do RJ. Já estamos participando ativamente da Prévia, convidando os artistas e grupos culturais de nossa cidade ? destaca o Secretário de Turismo e Cultura da Prefeitura de São Gonçalo, Carlos Ney.