Sebrae/RJ apresenta o 1º roteiro turístico rural do Parque Mambucaba, em Angra dos Reis

Roteiro rural (foto: Carlos Mafort)
Roteiro rural (foto: Carlos Mafort)

O Sebrae/RJ apresentou, dia 10/11, o 1º roteiro turístico do sertão de Mambucaba, em Angra dos Reis, que faz parte do projeto Fortalecimento da Experiência Turística no Meio Rural, implantado recentemente pelo Sebrae no Parque Mambucaba. Segundo a analista do Sebrae, Tuane Rodrigues, o roteiro inclui, inicialmente, a visita a sete sítios rurais da região. O roteiro foi apresentado durante a 2ª edição do II Encontro Caminhos da Costa Verde, realizado em Angra, e estará aberto aos turistas a partir de dezembro de 2017.

O coordenador regional do Sebrae/RJ na Costa Verde, José Leôncio de Andrade Neto, explica que o roteiro nasceu ainda na primeira fase do projeto, quando foi realizada pesquisa e coleta de dados para identificar a possibilidade de criação de um roteiro turístico na região . “Identificamos que é possível criar um roteiro para oferecer uma vivência diferenciada ao turista, com experiências gastronômicas e interativas nos empreendimentos do meio rural. Com isso, o turista poderá optar por uma hospedagem domiciliar em ambiente rural e familiar, adquirir produtos, entre outras atividades que serão disponibilizadas pelos sítios”, afirma.

Booking.com

Além da criação do roteiro, o projeto desenvolvido pelo Sebrae inclui diversas atividades para os 14 empreendedores rurais que aderiram ao projeto, como oficinas de capacitação em gestão, finanças entre outros temas, além de missões empresariais para destinos já consagrados para a troca de experiências com outros empreendedores deste segmento.

O projeto do Sebrae tem por objetivo aumentar o fluxo de clientes nos empreendimentos participantes da cadeia produtiva do turismo em áreas rurais, por meio da inserção de tendências digitais. Além da Costa Verde, o projeto do Sebrae acontece também em Guapimirim e Nova Friburgo. O público alvo são agricultores familiares, guias, jeepeiros, estabelecimentos como pesque-pague, entre outros.

Booking.com