“Sábado te conto!” no Espaço Furnas Cultural

Apresentação de contação de história, sempre no terceiro sábado do mês, voltado para público infantil.  

Sábado dia 18 de agosto as 11h no Espaço Furnas Cultural
‘Lendas e cancões populares’ com Kika Faria
 
Lendas nordestinas: Cumadre fulozinha e caipora
Esta apresentação é inspirada nos seres considerados entes mitológicos fantástico e misterioso. Guardiã das matas, com as suas artimanhas protegem a natureza e animais contra as investidas de predadores da natureza. Protege a caça contra os caçadores, desorientando-os com seus assobios e fazendo com que eles fiquem perdidos na mata. Esses seres adoram receber presentes como mingau, confeite e mel.
As lendas são apresentadas com fios de canções populares, poesias e brincadeiras.
 
Lendas indígenas: O boitatá e a cobra de fogo e a barca da tartaruga
Lenda indígena que retrata um ser fantástico que protege e cuida da floresta contra as investidas das pessoas que destratam a natureza.

A barca da tartaruga vem para fazer nos refletir sobre valores importantes para o nosso coletivos.

Alinhavados da canção Guarani “Tangara kaaru nhawo, ojerojy, ojerojy. Onhempojere porã, opo opo, oguyro guyro”
Histórias dos tempos antigos para os dias atuais, impregnada de sabedoria e respeito ao lugar de onde somos.

Caminhos de pesquisas
Há 12 anos, a artista Kika Farias vem desenvolvendo a sua pesquisa cênico teatral nas brincadeiras populares do nordeste, em busca de um corpo brincante. No decorrer desta trajetória embasou a sua pesquisa na oralidade através das histórias, canções e poesias populares.

Com isso criou e produziu a “Dona Mocinha no vaivém da vida”, “Pachamama” e seu repertório de histórias “Contos do Mundo”.

Atualmente é co-organizadora do Festival Carioca de Contação de histórias.

Kika Farias
www.kikafarias.wix.com/kikafarias

É atriz, contadora de histórias, produtora e arte-educadora.

Desde 2003 a atriz e contadora de histórias realiza sua pesquisa nas artes cênicas e a sua pesquisa no âmbito popular. Na Cia. Máscaras de Teatro participou do treino “Pré-Expressividade”. De 2004 a 2006, vivenciou o Cavalo Marinho (PE) e Lambe-Sujo (SE). Em 2006, fez residência artística com a Cia. Carroça de Mamulengos, em Juazeiro do Norte (CE), onde inicia a pesquisa da personagem Dona Mocinha. Em 2008, participou da “Preparação de Ator com a Linguagem da Máscara Teatral”, Grupo Moitará (RJ). Em 2008, atuou no filme Sonhos Roubados, direção de Sandra Werneck. Em 2012, atuou no filme A Pelada, dirigido pelo belga Damien Chemin. Atuou também no curta A Inevitável História de Letícia Diniz direção de Marcelo Pedreira. Em 2013, participou da “A Energia da Criação e Máscaras Balinesas”, com Eve Bruce, Theatre De Solei (FRA). Em 2013, realizou a contação de histórias Mulheres de Ventos. Participou da peçaMundo Grampeado, no Teatro Maria Clara Machado, em 2013; e no Teatro Sérgio Porto, em 2014. Em 2014, fez participação na novela Flor do Caribe de Jayme Monjardim e no filme Operações Especiais de Tomás Portella. Em 2015, “Território de Palhaços”, Bando de Palhaços (RJ). Em 2016, fez participação na novela Velho Chico e atuou como protagonista no curta Maria Adelaide, de Catarina Almeida.

Serviço
Dia 18/8 às 11h.
Entrada Franca
Espaço Furnas Cultural – Rua Real Grandeza 219, Botafogo, RJ

O projeto Sábado Te Conto!, apresenta contadores de histórias, para público infantil, com o objetivo de estimular de forma lúdica o hábito da leitura, bem como promover a inclusão sociocultural, por meio da integração entre crianças de diversos núcleos culturais e sociais, crianças de entidades assistidas e/ou escolas da rede pública municipal.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.