Rota das Estrelas é realizado pela primeira vez no Brasil

O Rota das Estrelas acontece exclusivamente em restaurantes laureados com estrelas no prestigioso Guia Michelin. Realizado pela primeira vez em 2010 com o objetivo de elevar a alta gastronomia portuguesa, o evento vai ocorrer no Brasil pela primeira vez nos dias 20 e 21 de julho no Eleven Rio (1 estrela Michelin).

O multipremiado chef Joachim Koerper, criador do evento, recebe em seu elegante e agradável restaurante de Ipanema três outros grandes chefs da cena gastrônomia brasileira e internacional. Estes renomados cozinheiros vão preparar um jantar com 10 cursos, harmononizados com selecionados vinhos (R$ 590). O anfitrião deste espetáculo gastronômico vai assinar três pratos. Entre eles, o “Terra e  Mar” – Cogumelos em diversas texturas acompanhado de vieira. Esta saborosa e original receita será harmonizada com o vinho Aquitania Reserva Chardonnay – Traiguén Branco (Chile).

Nascido na França, mas com raízes bem firmes em Portugal, o Benoit Sinthon é o chef internacional convidado para a estreia do festival em terras brasileiras. No comando do Il Galo d’Oro (2 estrelas Michelin), localizado na Ilha da Madeira (Portugal), ele é um artesão culinário que está sempre em comunhão direta com o ambiente. O co-fundador do Rota das Estrelas é responsável por dois cursos do jantar: Um deles é o Lagostim com papa de milho e lima Kafir, que vai encantar o paladar dos comensais.

Gabriel Matteuzzi é o chef executivo do Tête à Tête (1 estrela Michelin). Formou-se na Escola Hofmann, em Barcelona, Espanha, em 1995. Durante cinco anos, atuou em diversos restaurantes, inclusive no paulistano D.O.M., de Alex Atala. Trabalhou com o chef francês Michel Bras, uma influência importante em seu estilo de cozinha. Abriu a primeira versão do Tête à Tête em 2008, que funcionou por um ano no bairro de Higienópolis. Para abrir o deleite gastronômico, uma das receitas elaboradas pelo chef: o Ceviche de raízes ao leite de tigre de cambuci – fruta típica da Mata Atlântica que confere uma acidez única ao prato.

Kazuo Harada deixou a capital paulista, onde estava à frente do restaurante Kinu, para comandar o Mee (1 estrela Michelin). Especializado em gastronomia japonesa desde a infância – sua avô tinha um pequeno restaurante japonês em São Paulo – Harada também trablahou em casas como Naga, além de ter passado por cozinhas no Japão e em Dubai. Ele assumiu o posto deixado pelo conterrâneo Rafael Hidaka. As suculentas Wagyu Ribs – corte nobre com alto nível de marmoreio – preparadas com toque especial do chef Harada vão brilhar entre os pratos principais.

O Rota das Estrelas percorre Portugal de Norte a Sul e, geralmente, ocorre entre março e novembro, com incursões já realizadas na Espanha e este ano no Brasil. Atualmente, é um dos mais importantes festivais gastronômicos do país e contribui para a interação e proximidade entre os protagonistas da alta gastronomia, bem como para a sua visibilidade nacional e internacional.

Menu Rota das Estrelas – 20 e 21 de julho – Eleven Rio

Ceviche de raizes ao leite de tigre de cambuci

Adolfo Lona Nature Pas Dose  – Champenoise(Brasil)

(Restaurante Tête-à- Tête *,  Gabriel Matteuzzi- SP)

Ostra com ouriço, ovo de codorna e  Shake Nuta

Joseph Perrier Cuvee Royale Brut NV Champagne(França)

 (Restaurante Mee *, Kazuo Harada -RJ)

Atum “Tonato”

Rutini Gewuerztraminer Branco (Argentina)

(Restaurante Eleven Rio *,  Joachim Koerper – RJ)

Lagostim com papa de milho e lima Kafir

Aquitania Reserva Chardonnay – Traiguén Branco (Chile)

(IL Galo d’Oro ** ,  Benoit Sinthon – Ilha da Madeira)

Terra e  Mar (Cogumelos em texturas e vieira)

Aquitania Reserva Chardonnay – Traiguén Branco (Chile)

(Restaurante Eleven Rio *, Joachim Koerper – RJ )

Jarret de porco marinado com vinho branco

cebola pérola e nozes pekan

Durbanville Hills Cabernet Sauvignon tinto (Africa so Sul)

(Restaurante Tête-à- Tête *,  Gabriel Matteuzzi – SP)

Wagyu Ribs

Quinta São Jose Reserva tinto (Portugal)

(Restaurante Mee *, Kazuo Harada – RJ)

Pré  – Dessert

Nossa Laranjeira

(Restaurante Eleven Rio *, Joachim Koerper/Cintia Koerper – RJ )

Choco Addict

Minha versão do Nutella by Valrhona

Dalva Vintage 2011 vinho do porto (Portugal)

(IL Galo d’Oro **,  Benoit Sinthon – Ilha da Madeira)

Petits Four

Serviço – Rota das Estrelas
Local: Eleven Rio
Endereço: Av. Vieira Souto, 234 – Ipanema – Rio de Janeiro
Datas: 20 e 21 de julho (quinta e sexta-feira)
Horário: a partir das 19h
Valor: R$ 590,00 + 12% serviço – Vinhos, água e café incluídos.
Reservas: Tel: (21) 2267-9282 / reservas@elevenrio.com.br