-4 C
New York
janeiro 17, 2019
Livros

Rosa Magalhães promove sessão de autógrafos de novo livro nesta terça-feira, na Cidade do Samba

Jorge Castanheira, presidente da Liesa, prestigiou Rosa Magalhães no lançamento que aconteceu no Leme
Jorge Castanheira, presidente da Liesa, prestigiou Rosa Magalhães no lançamento que aconteceu no Leme
A carnavalesca, cenógrafa, figurinista e diretora de arte Rosa Magalhães, um dos trunfos da Portela para o Carnaval 2019, vai promover uma sessão de autógrafos de seu novo livro, “E vai rolar a festa…”, na Cidade do Samba, nesta terça-feira (11), às 19h.
A obra é um relato sobre sua experiência de criar e produzir a festa de encerramento da Olimpíada Rio 2016 e as cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007 – pelo qual ganhou o Emmy de Melhor Figurino – desde a seleção até o fim do espetáculo, com seus desafios e resultados.
Desenhos, plantas, croquis, perspectivas e fotos de making off e dos espetáculos prontos ajudam a contar ao longo das 180 páginas um pouco dessa história que é também nossa, uma vez que o livro é um importante registro material de nossa cultura e do nosso processo criativo, tão celebrado mundo afora.
“Depois de ter feito a festa da abertura dos Jogos Pan-Americanos, fui arrumar o escritório e arquivar o material do projeto. Fui revendo as etapas, o trabalho que havia sido descartado, o que havia sido aproveitado, fotos, recortes de jornais… Era tanta coisa que fiz um projeto para um livro. Visitei alguns possíveis candidatos a patrocinadores, depois, sem nenhum resultado positivo, acabei guardando a maquete numa gaveta, e lá ficou esquecida por quase dez anos. Com a criação da festa de encerramento dos Jogos Olímpicos Rio 2016, acabei mexendo nos desenhos guardados e lá estava aquele protótipo de livro. Achei que poderia retomar o projeto já quase que esquecido. Foi quando surgiu um patrocínio, e aí esta o livro. Corta daqui, aumenta dali, e acredito que a leitura ficou agradável, os desenhos ilustram o texto, indo desde a ideia mais simples até a sua execução. Espero que os leitores gostem”, diz Rosa, que será a responsável pelo desfile da Portela em 2019, quando a escola homenageará a cantora Clara Nunes.
Luis Carlos Magalhães, presidente da Portela, com Rosa no primeiro lançamento
Luis Carlos Magalhães, presidente da Portela, com Rosa no primeiro lançamento
O primeiro lançamento aconteceu no tradicional restaurante La Fiorentina, no Leme, no último dia 27, com a presença do presidente da Portela, Luis Carlos Magalhães, do presidente da Liesa, Jorge Castanheira, e de diversas outras personalidades. O prefácio é de Paulo Costa, grande incentivador do livro, e doutorando em economia na Universidade de Harvard. O texto da contracapa é da escritora, museóloga e tradutora Maria Luiza Newlands.
Oito vezes campeã do carnaval carioca, a artista já atuou nas escolas de samba Beija-Flor, Império Serrano, Tradição, Salgueiro, Imperatriz Leopoldinense, União da Ilha, Vila Isabel, Mangueira e São Clemente.
Além das vitóras na Sapucaí e dos 12 Estandartes de Ouro (Jornal O Globo), seus principais prêmios são o Emmy de Melhor Figurino, pela abertura Jogos Pan-Americanos; dois prêmios MinC; prêmios Carlos Gomes; Ordem do Mérito Cultural; e Medalha de Prata, oferecida pelo governo da Áustria. Seus livros anteriores foram “Fazendo Carnaval” (Ed. Nova Aguilar) e “O inverso das origens”, junto com Maria Luiza Newlands (Ed. Nova Terra).
Serviço:
Segundo lançamento do livro “E vai rolar a festa…”, de Rosa Magalhães
(Editora Nova Terra, 180 páginas, R$ 40)
Local: Cidade do Samba
Endereço: Rua Rivadávia Correia 60, Gamboa, Zona Portuária. Entrada também pela Avenida Binário do Porto
Data: Terça-feira, dia 11 dezembro
Hora: 19h
Entrada franca
OBS: O evento será no quiosque da Amebras (tenda menor da Cidade do Samba).

Posts relacionados

Prêmio da Biblioteca Nacional e Programa Nacional do Livro Didático escolhem Porco de casa cachorro é

Redação

Gonçalo Tavares no Brasil

Redação

No dia do livro, catálogos de arte serão “esquecidos” no CCBB

Redação

Oficina infantil gratuita no Museu do Amanhã vai transformar crianças em escritores mirins 

Redação

Palavra Encantada: Nossa Língua, Nosso Canto é o tema da terceira edição da Festa Literária da Serra Imperial 

Redação

Zé Luiz Rinaldi lança Poema para o ator  no Espaço Cultural Sérgio Porto

Redação

Deixe um comentário