Ronaldo do Rego Macedo expõe obras inéditas na Marcia Barrozo do Amaral – Galeria de Arte

Admirado por artistas plásticos do porte de Ascânio MMM, Ronaldo do Rego Macedo apresenta obras da sua vasta produção artística na Marcia Barrozo do Amaral – Galeria de Arte, a partir do dia 24 de agosto (quinta-feira). Após 11 anos sem realizar uma exposição individual, o artista agrega telas e recortes coloridos inéditos, que revelam toda a inquietude proporcionada por este período de retiro criativo e também trabalhos anteriores a este verdadeiro auto-resgate.

Com a premissa “pintura é cor”, Ronaldo expõe oito pinturas em óleo sobre tela e óleo sobre papel com temas cromáticos. São pinturas brancas, areia, cinzas azuladas em que a gestualidade arquitetural rigorosa provoca a sensação de espaços mais vastos, de grandeza e expansão que desejam ultrapassar os limites da quadro. Nos seis recortes coloridos (óleo sobre cartão) em caixas de acrílico expostos, a cor vibra pela intensidade dos contrastes, pelas texturas aveludadas e sensuais.

“Ambos os conjuntos, as telas brancas e os recortes coloridos, têm trabalhos inéditos, realizadas nesses últimos anos. Não constituem uma visão completa do que venho fazendo, mas sintetizam claramente o que me ocupa como pintor: a cor como estrutura, a pintura que se pinta, que é auto-referencial, muito indicativa do meu processo de trabalho”, explica o Ronaldo. 

As obras expostas, como a maior de todas as telas (2,50 x 1,80) – “Movem-se os mundos no ilimitado” -, revelam a ocupação do artista com a construção formal, a dinâmica da cor e os aspectos estruturais do quadro, mas também indicam uma carga subjetiva com a presença da fantasia e do inesperado. “Procuro mostrar uma forma de pintura que se pinta sozinha. O espectador pinta a tela com seus próprios olhos e interpreta ao seu modo”, afirma.

Ronaldo do Rego Macedo (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 1950). Pintor e professor. Inicia sua formação artística em 1969 no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ), onde estuda com Aluisio Carvão (1920-2001) e Lygia Pape (1927-2004). Em 1975, faz sua primeira individual, na Fundação Cultural, em Brasília, e recebe o prêmio aquisição do Salão de Verão JB/Light, no MAM/RJ. De 1982 a 1989, dirige, com Ascânio MMM (1941), a Galeria do Centro Empresarial Rio. Participa da sala especial Em Busca da Essência: Elementos da Redução na Arte Brasileira, na 19ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1987.

Mais recentemente, participou de duas exposições coletivas: entre 2008-2011, apresentou seus trabalhos nas mostras Quatro Artistas Brasileiros, Tóquio, Cairo, Rabat, Viena, Paris, Bruxelas; e em 2012 apresentou suas obras na exposição Construção e Desconstrução na Arte Brasileira – Museu BOZAR, Bruxelas, Bélgica. É professor de pintura na Escola de Artes Visuais do Parque Lage (EAV/Parque Lage), no Rio de Janeiro desde 1977.

Serviço – Exposição Ronaldo do Rego Macedo
Local: Marcia Barrozo do Amaral – Galeria de Arte
Endereço: Avenida Atlântica 4240 – lj 129 ss, Rio de Janeiro
Telefone: (21) 2267-3747
Vernissage: 23 de agosto (quarta-feira)
Horário: 19h
Abertura para o público: 24 de agosto (quinta-feira)
Horário: De 10h às 18h

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.