Rolé Carioca no Museu Nacional

Museu Nacional (foto do Acervo do Museu Nacional - foto: Rafael Moura)
Museu Nacional (foto do Acervo do Museu Nacional - foto: Rafael Moura)

Quer vir para rua? Quer conhecer a História de sua cidade? Então, você não pode perder o próximo point do Rolé Carioca Visita, que acontecerá em 29 de julho, domingo, no Museu Nacional (Quinta da Boa Vista), a partir das 9h. Os interessados terão ingressos gratuitos, com divisão do público em pequenos grupos. Com mais de 150 Km percorridos pelos mais variados cantos do Rio de Janeiro, desde 2013, o Projeto Rolé Carioca chega a sua 6ª edição e se firma, cada vez mais, como um sistema integrado de comunicação e difusão dos patrimônios histórico e cultural carioca. A iniciativa entende a cidade como um lugar de encontro, destinada a maximizar a articulação social. Em seis anos, o Rolé Carioca já realizou mais de 40 roteiros e mapeou mais de 300 pontos, cada um apresentado com sua respectiva relevância para a História e a memória do Rio.

A nossa próxima parada será no Museu Nacional/UFRJ, que está vinculado ao Ministério da Educação e é a mais antiga instituição científica do Brasil e o maior museu de história natural e antropológica da América Latina. O local foi criado por D. João VI, em 6 de junho de 1818 e, inicialmente, sediado no Campo de Sant’Anna. O museu serviu para atender aos interesses de promoção do progresso cultural e econômico no país.

Em 2018, além dos já tradicionais passeios por bairros, o projeto inicia uma nova modalidade: o Rolé Carioca Visita, que prevê visitas mediadas a museus, parques e edificações icônicas, valorizando e esclarecendo seus valores, culturais e arquitetônicos. A versão visita já percorreu o Centro do Rio(Avenida Rio Branco), Estádio do Maracanã e Marechal Hermes.

O Projeto Rolé Carioca é uma realização do estúdio M´BARAKÁ, com consultoria de conteúdo dos professores Rodrigo Rainha e William Martins, ambos do curso de História da Universidade Estácio. Eles também são mestres de cerimônia do projeto e mediadores dos passeios.

O Rolé Carioca conta com os patrocínios da Universidade Estácio, Rio Galeão, SHIFT ETT, First RH e apoio  da Rede Cinesystem, por meio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro através da Secretaria Municipal de Cultura. Todos os patrocinadores foram realizados pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura do RJ.

Serviço:

Evento – Projeto Rolé Carioca Visita – Museu da Nacional (Quinta da Boa Vista)
Data – 29 de julho de 2018
Horário – a partir das 9h (ponto de encontro em frente ao Museu Nacional)
ENTRADA FRANCA – ingressos gratuitos, com divisão do público em pequenos grupos
Endereço – Museu da Nacional (Quinta da Boa Vista) – Avenida Pedro II, s/nº – S. Cristóvão
Como chegar – Próximo às estações de trem e metrô de São Cristóvão

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here