Rolé Carioca Especial de Verão

O Rolé Carioca se prepara para suar a camisa e aproveitar o verão em uma edição especial que acontecerá no dia 28 de janeiro. O primeiro Rolé Carioca Especial de Verão tem como tema o “Centro do Rio como Palco do Imaginário”. Os professores da Estácio Rodrigo Rainha e William Martins prepararam um passeio com requintes de informação histórica sobre o Centro da Cidade. O passeio terá início na Praça Tiradentes, às 9h30, com ponto de encontro no Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro – CRAB.  Como dizem os professores, “Explorar a cidade é também um movimento para transformá-la, compreendendo sua história e percebendo suas nuances, peculiaridades e sutilezas”.  

Em parceria inédita que reúne o Estúdio M’Baraká com o CRAB, e o apoio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, o Rolé Carioca Especial de Verão vai apresentar o Centro como o bairro de efervescência cultural intensa, desde os tempos antigos até chegar aos dias de hoje, juntamente com a renovação de algumas áreas. O roteiro do primeiro passeio foi escolhido pelos professores a fim de levar o público a viajar pelo tempo: CRAB – Praça Tiradentes/Estatua, Teatro João Caetano, Real Gabinete de Leitura, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Teatro Carlos Gomes, Estudantina e a volta ao CRAB.

O espaço onde hoje é a praça Tiradentes recebeu ao longo do tempo uma série de ressignificações. Antes território de ciganos, fora do contexto do que se considerava centro, se tornou arena da primeira grande estátua do Brasil representando o “Imperador herói”.  Viu surgir no seu entorno a Belle Époque do Rio de Janeiro, representado por teatros e casas de dança, e assim começou a ser marcado como um importante território criativo da cidade. É considerada o berço do teatro de Revista nacional e em seu entorno estavam os cafés concertos mais famosos. O entretenimento dava vida à praça, e os movimentos de retomada que vemos hoje confirmam ser essa sua vocação.  A cidade é o palco das representações sociais. Mas no Rio de Janeiro é no centro que o imaginário criativo dos cariocas sempre encontrou espaço para se manifestar democraticamente. Se houve um período de abandono, é animador ver a retomada das regiões centrais da cidade, servindo ao uso público, às manifestações criativas e tendo recuperadas sua arquitetura e memória. O Rolé Especial de Verão vai reviver o centro do Rio como grande palco das manifestações culturais cariocas, já no clima do carnaval, vamos passear pelo centro com história, confete e serpentina!

PONTOS DO ROTEIRO:

 1 CRAB 2 Praça Tiradentes / Estatua 3 Teatro João Caetano 4 Real Gabinete de Leitura 5 Instituto de Filosofia e Ciências Sociais 6 Teatro Carlos Gomes 7 Estudantina 8 CRAB 

ATENÇÃO: O PASSEIO SERÁ REALIZADO EXCEPCIONALMENTE NO ULTIMO SÁBADO DO MÊS, DIA 28/01/2017, às 9:30

REALIZAÇÃO

Estúdio M’Baraká
Criado por Isabel Seixas e Diogo Rezende, o estúdio M’Baraká completa 11 anos em 2017.  O estúdio tem foco na criação e planejamento de projetos culturais misturando arte, estratégia e design. O estúdio desenvolve projetos multiplataformas a partir da interação com parceiros de diferentes segmentos, e se destaca por sua metodologia que envolve um criterioso atendimento às etapas de criação, pesquisa, planejamento estratégico e direção de arte. Desde 2013, a economista Larissa Victorio faz parte da sociedade. Os projetos do grupo se diferenciam e os sócios acreditam na criação de experiências relevantes, que gerem conhecimento e valor para seus públicos.

www.mbaraka.com.br

Esta edição especial de Verão conta com a parceria do CRAB – Centro SEBRAE de Referência do Artesanato Brasileiro e do Sebrae e apoio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Estácio e Par Perfeito.

SERVIÇO

Rolé Carioca Especial de Verão
Dia 28 de janeiro – sábado, às 9h30
Ponto de encontro: CRAB –  Praça Tiradentes, 71 – Centro
Grátis – Sem inscrições
Duração: aproximadamente 2h
Realização Estúdio M’Baraká
Co-realização: Centro Sebrae de Referencia do Artesanato Brasileiro (CRAB)
Apoio: Secretaria Municipal de Cultura, Estácio, Par Perfeito.
Contato: 21 22085952

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.