Rolé Carioca Especial de Verão

O segundo passeio fará o circuito Tiradentes – Lapa, no dia 25 de março

A segunda parte do O Rolé Carioca Especial de Verão, tendo como tema “Centro do Rio como Palco do Imaginário”, se concentrará no circuito Tiradentes – Lapa, trazendo um pouco daquele Rio de Janeiro esquecido pelo tempo e tão rico em informações históricas. O encontro será no dia 25 de março, às 9:30, em frente ao CRAB (Praça Tiradentes), gratuitamente. Os professores da Estácio Rodrigo Rainha e William Martins trazem as curiosidades, os personagens e as nuances que caracterizam a arquitetura e contam a história do Rio.

Com início no CRAB, o público poderá caminhar pelas ruas abertas do Centro do Rio para mergulhar na boêmia da Praça Tiradentes em direção à Lapa, contando parte da história da chegada dos presbiterianos no século passado e construíram uma catedral gótica. E ainda a famosa Catedral Católica, com um projeto arquitetônico diferenciado para época, moderna, arrojada e que fez parte do conjunto de novidades da então nova Avenida Chile. E viajando para a Lapa do século XIX, veremos os Arcos construídos para levar água à Santa Teresa e que mais tarde serviu para a condução de Bondes. O Rolé passará também pela icônica rua Riachuelo, antes chamada de Rua Matacavalos (em 1848) – imortalizada pelos jovens enamorados Bentinho e Capitu, do romance Dom Casmurro de Machado de Assis. Logo depois a caminhada chegará à rua do Lavradio, onde hoje funciona a Feria Rio Antigo, um ponto de referência para os cariocas, e que já foi considerado um espaço da elite carioca e também do “baixo meretrício”. O encerramento se dará na volta ao CRAB.

Booking.com

A região desfila personagens e histórias deliciosas que marcaram uma época, como Madame Satã, símbolo da cultural marginal urbana do século XX, o Cordão do Bola Preta, a história dos bares, entre outras maravilhas que transformaram a região em um oásis dos boêmios. “Conta a lenda que o bloco mais tradicional do Rio de Janeiro, o Bola Preta, ganhou o nome quando um de seus fundadores, conhecido como Caveirinha, viu passar uma mulher linda, trajando um indefectível vestido branco de bolinhas pretas!  Paixão à primeira vista e o cordão estava batizado”, diz William Martins.

O Rolé Carioca Especial de Verão conta com a parceria do CRAB – Centro Sebrae de Referencia do Artesanato Brasileiro e apoio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro, Estácio e Par Perfeito.

CIRCUITO TIRADENTES – LAPA: O CENTRO DO RIO COMO PALCO COMO IMAGINÁRIO

Respeitável público, uma vez mais sejam bem-vindos ao nosso espetáculo.  Uma cidade inventada com tanto carinho tem que ter espaço para todo mundo! Então, vamos caminhar pelas ruas abertas do Centro do Rio.

Um Rio que sai da sua boêmia Praça Tiradentes e mergulha, em meios aos prédios envidraçados, em uma catedral Gótica. Os presbiterianos que chegaram por aqui no século passado queriam um prédio que chamassem a atenção de todos. E conseguiram! Passaremos ainda pela tradicional Catedral Católica, com um projeto arquitetônico que se diferenciava das igrejas clássicas. A modernidade seria o símbolo da nova Catedral Católica do Rio de Janeiro. Em uma Av. Chile nova em folha, a Catedral era contemporânea, arrojada e até estranha ao Rio de Janeiro.  

No entorno da Lapa, passaremos por ruas estreitas e casarões, parecendo até que voltamos ao passado. Chegaremos aos Arcos da Lapa: no século XIX, para levar água e depois para conduzir os bondes, o Rio de Janeiro ganhou o seu próprio aqueduto.

Na antiga Mata Cavalos, eternizada por Machado de Assis e reformada por Pereira Passos, vamos redescobrir um Rio boêmio. E chegamos à rua do Lavradio, uma homenagem ao governante Marquês de Lavradio, e que já foi espaço de tudo e para todos, desde terra de elites a baixo meretrício. A rua termina ao ladinho do Teatro Carlos Gomes, onde retornamos à conhecida e mágica Praça Tiradentes.

PONTOS DO ROTEIRO:
1  CRAB
2  Praça Tiradentes / Estatua
3  Igreja presbiteriana
4  Catedral
5  Arcos da Lapa
6  Rua do Lavradio
7   CRAB

ATENÇÃO: O PASSEIO SERÁ REALIZADO EXCEPCIONALMENTE NO ULTIMO SÁBADO DO MÊS, DIA 25/04/2017, às 9:30

SERVIÇO

Rolé Carioca Especial de Verão

Dia 25 de março – sábado, às 9h30

Ponto de encontro: CRAB –  Praça Tiradentes, 71 – Centro

Grátis – Sem inscrições

Duração: aproximadamente 2h

Realização Estúdio M’Baraká

Co-realização: Centro Sebrae de Referencia do Artesanato Brasileiro (CRAB)

Apoio: Secretaria Municipal de Cultura, Estácio, Par Perfeito.

Contato: 21 22085952

Booking.com