Rodrigo Lampreia lança seu primeiro EP solo: “Mais Tarde”

Capa

Rodrigo Lampreia contempla sua carreira solo, com o lançamento de seu primeiro EP, chamado “Mais Tarde”, que sai nesta sexta, 14, pela gravadora Sony Music em todas as plataformas digitais – Spotify, Apple Music, Deezer, Google Play, iTunes e no canal VEVO do Lampreia no Youtube: youtube.com/rodrigolampreiavevo .

O EP conta com seis músicas e foi produzido pelo cantor e por Theo Zagrae. São cinco faixas autorais e uma regravação do clássico “Essa Tal Liberdade”, famosa na voz do Alexandre Pires.

 – Fizemos uma versão mais pop desse pagode com uma pegada bem romântica de balada – diz o cantor.

As demais músicas são composições de Lampreia em parceria com outros compositores. Um deles é a revelação do samba, o jovem Mosquito, parceiro de Lampreia no sambalanço: “Happy Hour”, que foi gravada em Londres, com músicos ingleses e teve percussões e cavacos de Pretinho da Serrinha.

– ‘Mais Tarde’ é o nome da música de trabalho do EP, mas também faz uma analogia ao lançamento tardio desse disco na minha carreira musical. Assumi a música de forma profissional tardiamente na minha vida, aos 26 anos, então acabou fazendo sentido ter um disco que saiu mais tarde – revela Rodrigo.

O disco tem uma pegada bem brasileira com samba, sambalanço e pop, somado as influências de Lampreia, da Bossa Nova a música R&B, Soul, Americana. 

 – Acredito que seja difícil definir um gênero ou rótulo em um primeiro disco, pois ele trás toda uma história da minha vida, criação musical, influências e tudo que vivi e ouvi na música ao longo desses anos todos. É um disco brasileiro, com algumas influências de som internacional, porém com a embalagem da música popular brasileira – conta Rodrigo.

Saiba mais sobre cada música:

Rainha da Minha Vida 
(Rodrigo Lampreia/Beto Landau/Rodrigo Braga)

Um samba-funk dançante com a influência forte do samba, com percussões e cavaco gravados por Pretinho da Serrinha.

Mais Tarde
(Rodrigo Lampreia/Beto Landau/Rodrigo Braga)

A balada do disco, uma música que mostra o lado romântico de Lampreia e dá título ao disco. Vale destacar a parceria com Beto Landau, dupla de Lampreia no Santa Clara e nos Benditos.

Saudade
(Rodrigo Lampreia)

Saudade é uma letra simples que fala de um reencontro depois de muita saudade que desagua em uma declaração de amor. É um pop bem carioca, com cavaquinho e percussões.

Essa Tal Liberdade
(Paulo Sergio Valle/Chico Roque/ Miguel Plopski)

Happy Hour
(Rodrigo Lampreia/Mosquito/Moyses dos Santos)

Gravada em Londres com músicos ingleses, veio pro Brasil e teve percussões e cavacos de Pretinho da Serrinha e boa parte da letra do sambista Mosquito, parceiro de Lampreia na música.

Samba Sofisticado
(Rodrigo Lampreia)

Primeiro samba de Lampreia, composto em 1999, com influência da bossa nova. Fecha o disco de forma singela e pura com um voz e violão, bem intimista.

Mais sobre carreira de Rodrigo Lampreia
Em 2009 fez sua primeira turnê pela Europa se apresentando em diversos países como Inglaterra, Portugal, França e Holanda. E no ano seguinte, 2010, resolveu passar uma temporada em Londres, onde ficou durante um ano se aprensentando em diversas casas de jazz como Ronnie Scott’s, 606 Jazz Club, além de Festivais Europeus. Em um de seus shows em um Jazz Club no Soho Londrino, recebeu uma canja surpresa da pop-star Amy Winehouse.

De volta ao Brasil, no inicio de 2011, montou junto com Beto Landau, a banda Santa Clara em homenagem a obra do mestre Jorge Ben Jor, ídolo de ambos. A idéia era criar um bloco de Carnaval com uma roda de samba para cantar músicas de Jorge Ben e sucessos do samba. Com sucesso ajato e agenda lotada, Rodrigo e Beto começaram a fazer shows pelo Brasil e lançaram a primeira canção autoral ”Carol ou Clarisse” (Rodrigo Lampreia & Beto Landau) com participação da Mart’nália. A música tocou em várias rádios do pais e ficou em 2o lugar durante várias semanas na rádio MPB FM do Rio.

A banda foi rebatizada de Os Benditos. Rodrigo e Beto gravaram o 2o single ”Borogodó” em parceria com Pretinho da Serrinha e Gabriel Moura, que também foi sucesso nas rádios. Poucos meses depois foram convidados pela rádio JB FM para regravar a música ”Estrelar” de Marcos Valle para tema de verão da rádio. O resultado foi tão positivo que foram convidados pela própria rádio em parceria com a Sony Music, para participar do disco ”Mais Forte Que o Tempo” onde grandes artistas da música popular regravaram sucessos do grande compositor Michael Sullivan, homenageando a obra do artista. Os Benditos regravaram o hit ”Joga Fora”conhecido na voz de Sandra de Sá.

Em Janeiro de 2014, Rodrigo e Beto lançaram o primeiro EP da banda com seis músicas autorais e participações de Mart’nália, Buchecha e Kesia Estacio (ex The Voice). O disco, produzido por Pretinho da Serrinha, traz um pouco do som autoral da banda misturando bem samba com pop e outras influências como o rap e a bossa nova.