Rock in Rio conta com alta tecnologia para incrementar o atendimento e a comunicação com o público

Por trás da nova Cidade do Rock: mais de 100 profissionais dedicados a levar para o público por meio das redes tudo o que acontece no universo Rock in Rio

Nesta edição, o Rock in Rio usará a tecnologia para ampliar sua comunicação e aprimorar os serviços para o público dentro e fora da Cidade do Rock. As novidades passam por um bunker de comunicação no qual informações são geridas e fornecidas ao público por meio das redes sociais e ainda pela presença de beacons, que auxiliarão no envio de mensagens direcionadas para cada público do evento.

Gestão de redes
Um bunker de gestão de redes sociais foi montado. Nele, toda a operação de conteúdo acontece. É lá que a organização recebe os conteúdos da equipe que está em campo e distribui informações para cada uma das redes do evento. Cada uma com um papel estratégico na comunicação do festival, todos complementares. O objetivo é que ao final de cada dia de evento, todas as redes tenham passado para o público a experiência do Rock in Rio, porém cada uma de uma forma.

Booking.com

Mais de 100 pessoas envolvidas estarão envolvidas nesse processo e as equipes em campo estão separadas por área de cobertura e terão com eles um guia de tudo que precisa ser captado e que será transformado em conteúdo.

Em mais uma edição do Rock in Rio, o  Facebook atuará com parceiro do evento e fará a produção e concepção das lives do festival. Com isso, as redes poderão acompanhar lives durante todos os dias do festival de dentro da Cidade do Rock. 

Presence ou Beacons
Ao longo do evento será feito um  monitoramento de uma das grandes inovações tecnológicas para o festival, o Presence. Aqui a ideia é que através dos beacons, que são aparelhos de proximidade que emitem informações, por meio da tecnologia bluetooth, o evento consiga emitir mensagens que além de surpreender os usuários, também irão auxiliar as pessoas que chegam na Cidade do Rock. Entre as ações esperadas, estão, por exemplo, mensagens segmentadas por horário no qual o festival avisa as pessoas sobre o que está acontecendo naquele momento no Sunset, Mundo ou até nos demais palcos. Além de criar mensagens importantes e de última hora para pessoas que estejam em um determinado lugar dentro da Cidade do Rock.

Gestão de filas para brinquedos
Na hora de aproveitar os brinquedos, pode esquecer a fila. Pela segunda edição consecutiva, o público poderá agendar a ida ao brinquedo – Montanha Russa, Tirolesa, Roda Gigante e Mega Drop –  só que desta vez utilizando a própria pulseira do ingresso. Graças à tecnologia RFID, basta encostar a pulseira nas estações de agendamento ao lado de cada brinquedo e realizar sua reserva junto a equipe de agendamento, de acordo com a disponibilidade de horário. Esta marcação também poderá ser feita através do aplicativo do Rock in Rio, como foi na edição passada.

Carregamento de celular
Um serviço diferenciado para o público será a OPTree, um gerador fotovoltaico que transforma luz solar em energia elétrica. Se a bateria do telefone acabar antes de poder registrar ou compartilhar aquele momento da festa com os amigos, não precisa se preocupar. Na Cidade do Rock, o visitante terá acesso a carregadores de celular abastecidos pela luz solar. A OPTree tem capacidade de carregar até 10 aparelhos. Além disso, o mobiliário em formato de árvore, traz um momento de “refresco” enquanto carrega o celular.

Booking.com