16.9 C
New York
junho 24, 2019
Notícias

RioAmaLapa: novo point do verão de volta à Lapa

foto: João Paulo Ramos
foto: João Paulo Ramos

A Lapa recebeu de volta o novo point turístico do verão: o mobiliário urbano RioAmaLapa. Retirada para reparos, a atração foi reinaugurada hoje de manhã na Praça Cardeal Câmara, também conhecida como Praça dos Arcos. 

A cerimônia contou com a presença do presidente do Polo Novo Rio Antigo, Thiago Cesário Alvim, do superintendente do Centro, Pablo Mello, do subsecretário de Eventos do Rio, Rodrigo de Castro, além de Maurício Werner, representando a RioTur.

A ocasião marcou oficialmente a adoção da peça pela Prefeitura do Rio, que ficará responsável pela integridade do mobiliário. Viabilizada pelo Polo Novo Rio Antigo – associação que reúne mais de 120 empreendimentos da região – com patrocínio cultural da Antarctica (Ambev), a atração foi inaugurada no dia 10 de janeiro, recebendo mais de 40 mil visitantes nos quatros primeiros dias, e acabou danificada. De acordo com as autoridades, não houve nenhuma ação de vandalismo, mas sim entusiasmo dos visitantes em função dos registros fotográficos.

“O mobiliário movimentou a região e chamou a atenção dos turistas para a Lapa. As pessoas amaram o monumento. Fizemos a nossa parte como empresários, criando mais um importante atrativo turístico para o Rio de Janeiro, que valorizou o nosso entorno e a nossa cultura”, comentou o presidente do Polo Novo Rio Antigo, Thiago Cesário Alvim.

   A peça, que inicialmente ficaria 30 dias no local, foi produzida com chapas galvanizadas e acabamento em pintura automotiva, com tratamento anticorrosivo.  Apesar do reforço na estrutura, o visitante deve evitar subir ou pendurar-se em suas letras. Com a adoção da peça pela Prefeitura, o mobiliário agora ficará permanentemente no local.

Inspirada em peças de cidades como Amsterdã (“IAmsterdam”) e Nova York (“INY”), a peça RioLapa tem 2 metros de altura por 11 metros de largura e fica a 80 metros de distância dos Arcos da Lapa e a 18 metros da Avenida Mem de Sá. A ação é parte de um plano do Polo Novo Rio Antigo de valorização da região como destino turístico e cultural não apenas no período noturno, mas com oferta de ampla programação diurna, incluindo atividades artísticas, além de ações de impacto social.

Representantes da prefeitura presentes na cerimônia disseram que o local ganhará em breve um posto de informação turística para atendimento aos visitantes.

Posts relacionados

Rock in Rio 2019 anuncia data da venda oficial de ingressos

Redação

Click Solidário

Redação

Comedia “Mamãe Voltou” retorna à Zona Sul

Redação

Leandro Sapucahy comanda Réveillon no Jockey

Redação

Petrópolis abre o Natal Imperial 2018 nesta sexta feira

Redação

Programação de Férias – Museu de Arte do RIO

Redação

Deixe um comentário