Rio Refugia traz debates, gastronomia, arte e música em comemoração ao Dia Mundial do Refugiado

No dia 24 de junho, o Parque das Ruínas será palco do evento Rio Refugia, em homenagem ao Dia Mundial do Refugiado. Diferentes organizações e projetos que trabalham com pessoas em situação de refúgio estão organizando uma grande festa de celebração, com atrações musicais, oficinas para crianças, rodas de conversa e uma feira de gastronomia, moda e arte em que expositores refugiados compartilharão um pouco das suas culturas.

Como um espaço de conscientização para o tema do refúgio e de integração entre brasileiros e refugiados, o evento busca dar maior visibilidade à questão e valorizar os refugiados residentes na cidade do Rio de Janeiro, que também estarão presentes como convidados. O Dia Mundial do Refugiado, comemorado no dia 20 de junho, é uma oportunidade para celebrar a força, a coragem e a perseverança de pessoas que foram forçadas a deixar suas casas e seus países por causa de guerras, perseguições e violações de direitos humanos.

O evento é uma realização conjunta do Abraço Cultural, que promove a inserção dos refugiados no mercado de trabalho através do ensino de idiomas; da Cáritas RJ, que trabalha na proteção e na integração dos refugiados que vivem no Rio; e do Chega Junto, projeto que une o universo da gastronomia e famílias em situação de refúgio, celebrando o encontro e a troca cultural.

A questão do refúgio tem ganhado a cada vez mais significado em terras brasileiras. O número total de solicitações de refúgio no Brasil cresceu quase 3.000% entre os anos de 2010 e 2015, passando de 960 solicitações para 28.700. Oficialmente quase nove mil pessoas de 79 nacionalidades diferentes vivem reconhecidamente como refugiados por aqui.

O Rio Refugia acontecerá sábado, dia 24 de junho, das 10h às 17h no Parque das Ruínas, em Santa Teresa. Entrada gratuita.

Informações
Rio Refugia: Dia Mundial do Refugiado
Data: sábado, 24 de junho de 2017
Horário: das 10h às 17h
Local: Parque das Ruínas, Rua Murtinho Nobre, 169, Santa Teresa
Entrada gratuita

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.