Rio Encontros 2017

Serão realizadas mesas redondas e mostras tendo como temas a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, já que em 2017 são comemorados os 300 anos do encontro da imagem, e sobre a APAC (Associação de Proteção e Assistência aos Condenados), que é um modelo de humanização do sistema penitenciário nascido no Brasil e difundido atualmente em mais de 18 países, e que tem índices de recuperação de mais de 80%.

Estão confirmadas a presença dos seguintes convidados nacionais e internacionais, entre outros:

  • José Mariano Beltrame, ex-secretário de segurança do Estado do Rio de Janeiro;
  • Dr. Luiz Carlos Rezende e Santos, Juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça;
  • Valdeci Antônio Ferreira, diretor da Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados;
  • Roberto Donizetti de Carvalho, ex-detento, gerente de metodologia da Associação de Proteção e Assitência ao Condenado
  • Rose Busingye, diretora do “Meeting Point International”, de Uganda, que trabalha no acompanhamento de pessoas infectadas pelo HIV, de órfãos cujos pais foram vitimados pela doença, e de crianças em situação de risco naquele país.;
  • Francesco Berardi, engenheiro, diretor da NOKIA, residente atualmente nas Filipinas;
  • Marcos Zerbini, deputado estadual pelo PSDB em São Paulo, presidente da Associação dos Trabalhadores Sem Terra de São Paulo (ATST);

O evento contará também com apresentações musicais, atividades para o público infantil e apresentação de vídeos. A programação completa pode ser encontrada no site www.rioencontros.ORG.br

Todas as atrações do evento são gratuitas. As despesas são financiadas por doações de pessoas físicas e patrocínios.

ORGANIZAÇÃO DO EVENTO:
O Centro Cultural Fato e Presença é uma entidade sem fins lucrativos, nascido da inciativa de amigos que fazem parte do Movimento Católico Comunhão e Libertação, e que busca promover o diálogo entre a Fé e a Razão através de eventos como mesas redondas, palestras e outras formas de manifestação cultural.

Para isso, o evento visa oferecer a todos expressões verdadeiramente humanas do desejo de verdade, beleza e justiça, tornando-se assim um ponto de encontro para pessoas de diferentes crenças, tradições e culturas que se esforçam para a compreensão recíproca, construção mútua e amizade verdadeira.

Com o tema “Rio Encontros – Uma Vida em Movimento”, a primeira edição do evento foi realizada no dia 18 de outubro de 2014 na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. O evento contou com a participação da Profa. Márcia Valéria Teixeira Rosa (UNI-RIO), que apresentou a mostra “O Bem de Todos: os afrescos do Bom Governo no Palácio Público de Siena”, de Stella Caymmi, com o “Tributo a Caymmi” e com um concurso de poesias, cujo tema foi “Um grito lançado ao infinito”, dentre outras atividades culturais.

Em 2015, o tema escolhido foi “O Destino do homem é a Beleza”. Nessa edição, foi realizada a mesa redonda “Liberdade de expressão, a beleza de saber falar e ouvir”, que contou com a participação de jornalistas da Globo News, Rede Globo e Folha de S. Paulo. No fim da tarde, houve a mesa redonda sobre Síndrome de Down.

Além desses eventos, a edição de 2015 do Rio Encontros teve momentos culturais: a mesa redonda “A Beleza da Santidade: as histórias de Odetinha e Guido Schaffer”, a mesa redonda “O destino do homem é a beleza”, além da palestra “A beleza do mistério do Universo”.

  • Ramiro Rodrigues

    A programação desse Evento está muito interessante.
    Participarei certamente.

  • Ana Fonseca

    Temas muito pertinentes à nossa realidade e grandes figuras públicas! Queria poder estar presente, mas não poderei. Espero que divulguem, dia a dia, o que estiver acontecendo por lá! Não perderei o próximo!

  • Renata Cromwell

    Com certeza me interessa! Irei!

  • Rosangela Pereira

    Excelente iniciativa e programação!!! Temas muito interessantes , atuais e importantes!!!
    Com certeza estarei presente!

  • Flávio Augusto

    Vale a pena comparecer! Estive presente nos anteriores e estarei nesse, imperdível!

  • Helena

    Claro que vou comparecer! Não vou perder a terceira edição desse evento!

  • Valéria Gomes Lopes

    Esta será a terceira edição do Rio Encontros! Estive presente nas anteriores e estarei nesta com certeza! É imperdível!!!